sábado, 24 de julho de 2010

ACONTECE EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO E COM O MINISTÉRIO PÚBLICO




Estamos em julho de 2010. A minha cidade é São Luis, capital do Estado do Maranhão, do País Brasil, na América do Sul. Meu bairro é Quintas do Calhau.

Segundo a planta de situação – que posso mandar a quem pedir – o Loteamento Quintas do Calhau tem 1.000.115,00m2 de Quadras Residenciais representando 68% do total; Ruas e Avenidas é 281.349,00 m2 representando 20% do total; áreas verdes e de lazer é 91.230,00 m2 representando 6% do total; e quadras comunitárias é 91.343,00 m2, representando 6% do total.

O número de lotes é 1.274, quase todos de 20 por 40 m2, oitocentos metros. A planta é de 05 de janeiro de 1978, assinada por Dulcimar J. Cardoso. Loteamento às margens da Rodovia MA-203 ou Avenida dos Holandeses.

Hoje, um lote de 800 metros quadrados, na pista vale até 2 milhões, fora da pista de 300 a 1 milhão de reais.

O que o Senhor ou Senhora que está lendo tem com isso?

Explico: das duas Quadras Comunitárias, uma com 65 mil metros quadrados, do lado do mar, foi cedida, sem ônus, para uma Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM) em 1991, pela Prefeita Conceição Andrade, a Dilma do Jackson Lago. Depois o dito cujo manteve, o seu sucessor Tadeu Gaspar manteve, ou seja, desde 1991 a AMPEM usa e abusa do espaço público sem que ninguém tome nenhuma providencia.

Tem Câmara de Vereadores em São Luís? Tem, com 21 membros. Tem Promotor do Meio Ambiente? Tem, tanto estadual como federal. Existe Secretaria de Meio Ambiente? Sim, Municipal e Estadual.

O caso foi levado à Justiça? Foi.

O caso foi levado ao Conselho Nacional do Ministério Público? Foi. Sabe o que o CNMP disse? Vou reproduzir, textualmente o que está escrito no processo 0.00.000.001064/2007-11, tendo como autor eu, Dr. Emanoel Viana, como relator o conselheiro Sandro José Neis, na pagina 73, quarto parágrafo: “ Verifica-se, portanto, que o presente Pedido de Providências, que busca solucionar um litígio entre o Autor e a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão, não tem qualquer relação com as competências constitucionais deste Órgão, uma vez que a entidade associativa é de natureza privada. É certo que congrega, possivelmente, todos os Promotores e Procuradores de Justiça daquele Estado, no entanto não é entidade pública tampouco é vinculada administrativa, funcional ou hierarquicamente ao Ministério Público daquele Estado.”

“Diante do exposto, não conheço o pedido, Brasília 10 de outubro de 2008”.

A Conceição Andrade é Secretária de Desenvolvimento Rural (ou coisa assim) no atual governo de Roseana Sarney (PMDB); o Tadeu Palácio é Secretário de Turismo do atual governo de Roseana Sarney (PMDB); o que não se vendeu e nem trocou de partido, o Jackson Lago (PDT) foi cassado pelo STF por ilegalidades e é candidato ao governo do Estado do Maranhão (PDT).

A AMPEM continua dizendo que é Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão induzindo a todos e aos incautos e medrosos (jornalistas e polícia militar do maranhão), com a aquiescência da Procuradoria de Justiça do Estado do Maranhão e do Conselho Estadual do Ministério Público que não tem força para impor a mudança do nome para Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Maranhão com as mesma sigla.

A Prefeitura de São Luís, a Câmara de Vereadores de São Luís, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e do Município, a Promotoria do Meio Ambiente Estadual e a Procuradoria de Meio Ambiente Federal não atuam. Aliás, diga-se que esta última, quando era dirigida pelo Nicolau Dino disse, em resposta a inquiração minha, que não tinha nada a ver com o peixe.

A AMPEM continua fazendo barulho, fazendo festas, com todo mundo dirigindo carros após as barulhadas que não tem data e nem hora. Hoje mesmo, dia 24 de julho de 2010, teve festa das 14 horas até agora. Estão acima da lei, com decibéis acima do permitido, em área residencial, sem revestimento acústico. Que se foda os vizinhos. A polícia tem medo, não aparece, vou fazer um livro só com os números das ocorrências do 190. Bando de medrosos.

É isso. Castelo – prefeito atual pelo PSDB – não deve, como todos os outros Prefeitos, tomar qualquer providencia. Enquanto isso, o Município procura terrenos para construir feiras, hospitais, escolas, centros de convivência.

Bastava apenas comunicar o fim da cessão e reembolsar, como fez com o Banco do Estado do Maranhão na Rua do Egito junto ao BRADESCO, e utilizar racionalmente o local.

Enquanto isso, 200/250 promotores/procuradores fazem o que bem entendem em uma área de 65 mil metros quadrados. Os donos de 1.274 residencias, cerca de 5 mil famílias do Loteamento/Bairro Quintas do Calhau que se fodam.

RESUMO: O Bairro só tem 2 (duas) quadras, uma de cada lado. A do lado do mar foi cedida pela Prefeitura para a Associação do Ministério Público. A Associação das Mulheres dos Apenados, em Pedrinhas, NÃO CONSEGUE, SEQUER, UM TERRENO DE 10 POR 10 METROS.!

Visitem o site da AMPEM, feita para 200 promotores: http://www.ampem.org.br/site/index.php

JORNALISMO SÉRIO?



Jornalista é aquele profissional que sabe escrever e vive disto, é aquele que vive do salário que o jornal paga, ou a televisão, ou o rádio, ou seja, vive daquilo que faz e recebe salário do empregador. Tem que ser ético e seguir todo aquele manual, ouvir as duas partes, não deturpar a notícia, evitar sensacionalismo e por aí vai. Se não obedece as regras básicas, não é jornalista, é escritor, é blogueiro, é alugador de caneta, de imagem ou de voz, é bacharel, é tudo, menos jornalista.

Qual a finalidade de divulgar noticia requentada? Quando o autor da notícia vira notícia e a gente tem interesse em manter o povo bem informado. Fora disso é agir com algum interesse que só o autor pode explicar.

Aumente as duas fotos que anexo a este comentário, como Advogado e como Jornalista, desempregado. Acho errado tanto do Juiz censurar - mesmo discordando do blogueiro, o defendo no seu direito de escrever sem censura - como do outro Juiz aceitar o pedido de censura, como do blogueiro ter divulgado uma notícia velha, que todos sabemos e que deve ter sido objeto de apreciação por parte do Tribunal de Justiça do Maranhão em tempos idos. Se não foi, houve prescrição.

Leiam.

E que fique registrado o fato.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

FAVORITO. EM QUÊ?



Acordei no dia 20 de julho de 2010 com a sensação do Rio de Janeiro. Cidade Maravilhosa? Não, baleado. A sensação de iodo na boca e o estômago revirado. Só hoje, dia 22, à noite, depois de muita água, repouso e floratil, eis-me aqui. Beber uísque baleado, em viagem, mata qualquer um, literalmente.

No dia 19 segui para visitar minha Mãe, a Comendadora Teresa Viana, em Timon. Sob os cuidados especiais e atenciosos de meu irmão, o poeta, contador, procurador, professor, escritor, pai, avô, filho e irmão devotado, o doutor Melquisedeque de Castro Viana, o Deque. Cheguei por volta das 15 horas e já à noite, para não dar trabalho, estava na rua, procurando local para jantar.

Lembrei-me de um local situado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1839, Jockei Club, em Teresina. A pizzaria favorito, CNPJ 001005773910001 (informações reproduzidas do cupom fiscal DOC 324699, no valor de 100,00). Lembrei-me do FAVORITOS, local que sempre ia quando estava em Teresina, com os colegas de infância pois nasci em Timon e fui registrado em Teresina.

Antigamente era bonito. Desta feita não achei estacionamento, senti falta de manobristas (dizem-me que nunca teve). Mandei meu motorista procurar uma vaga e sentei-me com duas convidadas. Logo após chega o motorista Carlos Tadeu Gaspar e completa a mesa.

Pedi um espaguete à bolonesa. Carlos pediu uma pizza napolitana, tamanho pequeno. Logo em seguida veio a bebida, água com gás para mim, duas doses de red label e uma cajuína para as mulheres. Gelo veio uma pedra para mim e cinco para a cajuína. Carlos filou um pouco de minha água.

O copo com uísque de “cano longo” como se fosse de suco de lanchonete de esquina. Pedi um copo “baixo” de uísque, veio, sem proteção de mesa ou guardanapo. Bebi assim mesmo, cansado e sentindo um gosto estranho.

Chega a bolonesa. Macarrão misturado com molho sem carne alguma. Um prato grande, longo tipo travessa e uma colher grande. Repito, colher grande. A moça que veio trazer parecia um fantasma. Pedi ao garçom mais uma colher e como demorava, utilizei a colher com meu garfo e servi minha acompanhante e a mim.

Chega a pizza, com ar seco, ressecado. E o complemento? Molho de tomate, mostarda e a maionese? Pede-se ao garçom e vem em forma de sache, ou seja, em saquinhos como se na esquina. Pode? Pode.

Cansado do mau atendimento. Paguei a conta, ainda dei gorjeta de 12 reais aproximadamente. Paguei 100 reais.

O restaurante é perto da casa do Deque e longe da minha, em Timon. Se depender de mim, risquei da minha lista de favoritos. Trocadilho? Não, de propósito. Lugarzinho ....

Quando for a Teresina, não vá lá.

sábado, 17 de julho de 2010

A POSSE DE GUTEMBERG



Terra, América do Sul, Brasil, Maranhão, São Luís, Renascença, sede do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, mês de julho, dia 16, sexta feira, por volta das 19 horas, chego ao local acompanhando minha mulher, Dra. Lucia Fernanda, Secretária Geral da Academia Maranhense de Medicina para a posse de mais um Imortal, o Dr. Gutemberg Araújo, médico, atualmente Secretário de Saúde do Município de São Luis, gestão João Castelo (PSDB) e Helena Duailibe (PSB) e licenciado como Vereador da Câmara de Vereadores de São Luís pelo PSDB.

Cerimonial? Meu Deus, se tem uma coisa que abomino é aquele monte de pingüins que não tem noção de nada e se julgam o máximo. Identifiquei-me como “marido da secretária” e entrei. Encontro com o mestre de cerimônia, o Erik Pinheiro que dispensa apresentações.

Sentei-me na última fila, dentro do auditório somente o Valdivino Castelo Branco, bancário do BASA, diretor da LBA, vereador, deputado e mais algumas coisas. De sandálias e terno. As sandálias devem ser por causa de alguma patologia.

Logo em seguida retiram/convidam o Valdivino para ir para a porta. Olho é o Prefeito, todo risonho, fazendo as vezes do cerimonial. Volto os olhos para as poltronas “reservadas” que vai até o meio do auditório. Acadêmicas chegam e mostram ao “cerimonial” que dois “reservados” já estavam mortos, mesmo sendo imortais. Um eu vi, o deputado Kleber Branco, também médico e imortal que nos deixou há quase um ano.

No centro do auditório, três câmaras de TV. São 19: 20 horas. Começa chegar gente, o professor Nivaldo Macieira do Instituto Histórico e Geográfico, ex-presidente que não foi chamado para o representar à Mesa. É Pai de Kika, esposa de Gutemberg. Ali era somente o sogro.

Conhecidos: Dr. Barreto, Dr. Gualhardo, Dr. Hélio do São Domingos, o Prefeito Castelo, sua esposa ex prefeita Gardênia, a filha atual deputada Gardeninha, a esposa de Rui Palhano, Dra. Rita Bacelar (com vestido sóbrio bege, colar de pérolas, sapatos altos, elegante), os irmãos do novo Imortal, Dra. Glacimere, Dr. Gilson e Dr. Gladstone. O vereador Vieira Lima e o jornalista Fábio Lopes. Esqueci alguém? O Pai do General também estava lá. E minha amiga Dra. Josélia, atualmente diretora do Socorrão I. Para quem não sabe, Jô é nossa amiga desde os anos 60, tendo concluído o curso de medicina com minha mulher e dois de meus irmãos.

Senti falta – deve ter sido problemas de correio – do Reitor e Imortal Natalino Salgado, do Secretário de Saúde do Estado do Maranhão, também Imortal José Márcio Leite, do presidente do Conselho Regional de Medicina no Maranhão, Imortal Abdon Murad e do ex Imortal, ocupante da cadeira de Vereador do Gutemberg, Francisco Viana. Fora outros Imortais e pessoas que deveriam estar ali.

Dos imortais, vi (todos doutores): 1,Paulo Brandão com sua Graça, 2,Benedito Buhatem com sua Ana, 3,Celso Nunes, 4,Chico Cunha com seu filho, também médico Henrique, 5,Desterro, 6,Lucia Fernanda com o seu Emanoel, 7,Rui Palhano com sua Rita, 8,João Bentivi, 9,Jayron Guimarães, 10,Amazonas, 11,Manoel Bastos, 12,Henrique Bacelar, 13,Aldy Penha, 14,Haroldo Souza, 15,Aymoré Alvim, 16, Carlos Martins (Pará). São 40 (quarenta).

A solenidade se iniciou às 20: 25 – estava prevista no convite para as 19:30 – com o Imortal Aymoré compondo a Mesa, chamou o Vereador Vieira Lima, chamou a Deputada Gardeninha, o Prefeito João Castelo, o Imortal Francisco Amazonas para representar o Presidente do Conselho Regional de Medicina no Maranhão, o Dr. Abdon Murad, o ainda não novo Imortal Gutemberg, além da Secretária Geral Dra. Lucia Fernanda e do Presidente Dr. Rui Palhano. Parecia uma mesa de Câmara ou de Deputados, só político.

Faltou habilidade e teria que ter sido chamado o Dr. Nivaldo Macieira, Imortal, como Representante do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, que o Gutemberg faz parte. A Igreja se faz representar pelo Frei de Rota, diretor da Rádio Educadora.

Um pouco antes, vendo que os “reservados” não chegariam, o Erick pediu para todos se aproximarem da Mesa. Sobraram cadeiras no fundo. Não aceitei o convite, fiquei onde estava.

Hora do Hino Nacional. Ainda bem que não apareceu a Vanusa, o cantor deu conta do recado. Um hino vocal e bem cantado.

Vem a entrada do Imortal, designada a Comissão para ir buscar: Manoel Bastos, Henrique Bacelar e Desterro. Entra com a música Aleluia (aquela de Igreja ou de Ópera) e todos em pé. Recebe o fardão, Lucia e Rui ajudam a vestir e começa o espetáculo.

Rui designa o Cabelereira, começo de novo, o Presidente Dr. Rui Palhano designa o Dr. Luis Henrique Camarão Bacelar, também Imortal para saudar o Dr. Gutemberg. Fala, se emociona ao falar do meu amigo Expedito Bacelar, pai dele, falecido e ocupante da cadeira que o Guto vai ocupar.

Fez um discurso razoável. Logo em seguida veio o discurso do Imortal. Fala firme o baixinho, com emoção, com convicção, sem lágrimas. Fez uma trajetória dos antecessores, de sua vida e disse o que viria fazer na Academia, terminando com elogios para a sua esposa e filho. A sua Kika. Foi um bom discurso, com algumas pinceladas de outros imortais da Literatura Nacional e Mundial. Cabia? Cabia! Começou às 20:45 e terminou às 21:08 horas.

Solenidade encerrada. Coquetel. Bons vinhos, uísque oito anos, salgadinhos sofríveis. Conversamos, abraçamos e fomos para o Casa. Eu para o vício, perdi novamente no bingo.

Foi uma boa solenidade, conheci um pouco da vida profissional de um cidadão que merece ir bem mais longe do que já foi. Pelo histórico é um bom médico e profissional da saúde que merece respeito e atenção. Espera-se que consiga estender aos seus suboordinados a sua lição de vida, sua postura familiar e esforço educacional.

Valeu, Guto.

Parabéns Imortal Gutemberg Araújo. Visite sua página, vale a pena: http://www.drgutembergaraujo.com.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

GESTIOPATIA, PATOGESTIA OU COMO O CIDADÃO PODE AJUDAR PARA UMA VIDA MELHOR





Vamos lá. Pathos significa em grego doença. Gestio em latim é ação de dirigir. Criemos uma nova palavra que seria a junção de doença como a ação de dirigir, ou seja, administrar de maneira doentia, de maneira errada. É o furto comum do agente público ou político quando do desempenho de suas atividades públicas, é o ladrão de gravata ou de colarinho branco. É o prefeito, governador, senador, presidente, vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário de município, secretário de estado, secretario do país; diretor de autarquia, juiz, desembargador; promotor, procurador; defensor; advogado; diretor de hospital; vigia de escola.

Todo mundo rouba, na verdade, furta. É esta a sensação que se tem em relação ao chamado homem público, em quaisquer instâncias, esferas e atividades. Furta-se até energia para recarregar o celular. Todo mundo rouba, ninguém é punido. E quem não rouba, geralmente fica calado ou fica com inveja ou grita feito abestado.

É isso. Discorda? Prove, fale.

Patogestia.

O autor do ato é o gestiopata.

Poderia ser GESTIOPATIA.

Qual dos dois: PATOGESTIA OU GESTIOPATIA?

Vamos popularizar. Hoje os dedo-duros para alguns e cidadãos conscientes para a grande maioria, denunciam, trazem a público, os atos praticados contra crianças e adolescentes, mormente quando se fala em pedofilia. Pedofilia seria, literalmente, amigo da criança, mas que tomou a forma de criminoso da criança em forma de aliciamento, de maus tratos, de agressões, e tantas outras formas consideradas criminosas pela sociedade de hoje e por algumas leis.

Por que não há a mesma consciência em relação ao gestiopata? Todo mundo tem um vizinho que assumiu um cargo público qualquer, passou a utilizar carro oficial, telefone celular pago pelo governo, emprega toda a parentada e empregados domésticos, passa a ter uma vida incompatível com o salário que ganha e ninguém denuncia.

Por que o cidadão não aciona a Controladoria Geral da Poder do dito cujo? O Tribunal de Contas da União e dos Estados? O Ministério Público? O Conselho Nacional de Justiça? Ou mesmo carta anônima para jornais, televisão, rádio e blogs, além de telefonemas para deputados e senadores? Ah... eles também roubam... mas há de haver alguém no meio deles que vai levar a sério a denúncia e mandar apurar.

Ou você acha que não tem Promotor, Juiz, Delegado, Ministro, Governador, Presidente da República, pedófilos? Tem um monte, porém a grande maioria não é, esta maioria é que apura. O mesmo se dá em relação ao roubo, em relação à gestopatia, grande parte não rouba, devendo apurar os fatos. É preciso pressionar, divulgar, não ter medo do ladrão, não querer uma parte para ficar calado ou ficar com medo de não conseguir emprego para o filho, neto, em razão da denúncia.

Tem ladrão em todo lugar, denuncie, tome coragem... vou lhe provocar.

A sua filha, uma delas, casou, não foi comida por você, tem filhos que não são comidos por você, nem pelo seu genro, porém este fica desempregado e seus netos necessitam de cuidados médicos especiais e a sua família está passando dificuldades – como todo mundo honesto está, como estou – aí você procura um hospital e não tem remédio, nem médicos. Seus netos, os gêmeos, morrem.

Qual a razão? O desgraçado do prefeito de sua cidade ou o secretário de saúde ou o diretor do hospital desviou (roubou mesmo) os recursos públicos para sua conta particular. Causou danos a duas pessoas.

Compare.

Outra filha sua casou com um pedófilo, este comeu sua neta. Prejuízo? Uma vida.

Compare!

No primeiro caso, houve duas vidas perdidas, no segundo caso, uma vida perdida. Quem merece ir para a cadeia? Quem merece ser denunciado, algemado, colocado na cadeia, pagar pelos crimes? O pedófilo ou o gestiopata? Os dois, sendo o último que gere os recursos públicos de maneira mais forte, mais urgente.

Hoje já existe a chamada “ficha limpa”, ainda que muitos ladrões estão se registrando para concorrer a cargos políticos partidários. Devemos acabar com isso.

Entendeu?

Vamos todos ser dedo-duro ou cidadãos de primeira classe, denunciando os gestores públicos que usam os recursos públicos de maneira errada, de maneira doentia, de maneira incompetente.

Denunciemos os ladrões.

Só depende de você!

terça-feira, 13 de julho de 2010

O SERRA E O CHICO











Um foi Deputado Federal, Senador, Governador de São Paulo e, agora, candidato a Presidente da República pelo PSDB; o outro está Vereador por São Luís pelo, também, PSDB. Ambos foram da UNE mais ou menos no mesmo tempo, se não fizeram amizade deve ter sido em razão da rapidez dos encontros nacionais. Há certa afinidade entre ambos. O primeiro veio a São Luis receber o título de Cidadão de São Luís proposto pelo segundo.

Certo? Certíssimo, é um correligionário divulgando o outro em nome do PSDB. Quem não ajuda, atrapalha. Hoje a política, repito entre aspas, “política” está polarizada. No âmbito nacional, os que são do lado de Lula e os que são contra; no Maranhão, quem é do lado do Sarney e quem é contra. Ninguém está discutindo idéias, programas, planos, intenções, compromissos. Ninguém se compromete com objetivos claros, metas quantificadas ou planos definidos. Há programas registrados, como demagogia barata de sempre, com linhas de ação que podem ser manipuladas da maneira mais conveniente pelo “vencedor”.

Vou me ater ao discurso do Vereador Chico Viana. Dr. Francisco José de Sousa Viana, além de Jornalista, Radialista, Escritor, Médico Cardiologista, Professor Assistente da Universidade e tantos outros títulos, tem capacidade de discursar e de escrever fora do comum. Assim, fez um discurso onde listou as virtudes de José Serra quando de seus cargos públicos e listou as benesses do dito cujo em relação ao Maranhão. Muito bom.

José Serra começou agradecendo ao “deputado” Chico Viana e retificou dizendo o estar promovendo. Depois falou do vice do Jackson Lago, o “Pascoal”, retificando para pastor Porto. Citou os dois candidatos a Senador, Roberto Rocha. Disse, claramente, que a UNE de agora não passa de um bando de pelegos. O vereador Ivaldo Rodrigues, citado por Serra, foi um dos dirigentes da UNE/UMES estando, salvo melhor juízo, respondendo processos criminais até hoje.

Para encerrar, falou sobre o Maranhão, disse que em 1998 ou no ano em que foi Ministro da Saúde ou Planejamento, este Estado tinha somente 5 (cinco) equipes de saúde da família e ele teria implantado 50 (cinqüenta), se ouvi bem. Castelo foi Governador do Estado.

Tirando os gritos de Serra Presidente, tirando os ruídos da Rádio Educadora onde estava sintonizado à tarde de ontem – dia 13 de julho de 2010 – acho que a solenidade na Associação Comercial do Maranhão foi boa para todos, menos para o meu amigo (permita-me considera-lo amigo) Engenheiro e Professor, Vereador José Joaquim Guimarães Ramos.

Explico: em nenhum momento foi citado por Serra e todos sabem que o José Joaquim é PSDB desde à fundação, sempre esteve do lado do Castelo, defendeu sempre o Governo FHC quando podia e agora foi.... esquecido.

Não por mim, razão deste artigo. Talvez um pouco de mágoa de não ter recebido o Título de Cidadão de São Luís, embora tenha sido Deputado Estadual (e sou Deputado Constituinte Estadual de 1989) casado com uma Santiluizense, tendo dois filhos nascidos na Ilha.

Ah... para quem me pergunta a razão do Título, explica-se em política: quem não é do lado do Sarney, é contra. Ou seja, quem é do lado da Dilma é contra o Título ao Serra. Entendeu?

sábado, 10 de julho de 2010

CONJECTURAS RESSUCITATIVAS ou LIGEIRO ESTUDO SOBRE O HOMEM





Morreu?

Morreu, acabou...

Não, não é assim. Há várias correntes no nosso mundo. Minha filha que se maranatizou, depois de haver sido batizada e batistada, de quando em vez me corrige quando falo em retornar à vida através do espírito ou da ressurreição prevista no catolicismo.

Sou católico porque meus Pais assim quiseram, embora tenha tido a oportunidade de, na primeira comunhão, não a ter feito, se bem que, naquela época meninos, crianças, não tinham voz e vez como agora tem no famoso Estatuto na Criança e do Adolescente.

Poderia deixar de ser, como ela deixou, quebrar as imagens e me agregar a qualquer uma Igreja ou Birosca ou Quitanda de Fé que existe em qualquer esquina da minha cidade ou do meu país.

Pois bem, como católico pratico alguns ensinamentos bíblicos, sem a conhecer – e nem querer decorar. Na minha fé católica há um Deus, existe os Santos, faço o sinal da cruz, respeito o cruxifico, faço confissão pessoal, faço comunhão coletiva quando estou disposto e de bem com a vida (purificado, na minha mente) e assisto as missas, quer presenciais, quer televisivas, ou pelo rádio mesmo.

Creio que todos devem fazer o bem, quando possível, evitando fazer o mal, exceto o necessário e aquele praticado por necessidade, sem remorso. Conflito, contraste?

Creio que, racionalmente, a gente surgiu do nada e para o nada deve voltar, mas nesse nada que a gente surgiu, houve evolução de milhões de anos (aquilo que a gente convencionou chamar de ano, os 365 dias, que a gente convencionou chamar de dias ou 24 horas que a gente .....) até chegar no modelo que somos. No passar do tempo, os modelos vão se modificando para melhor ou para pior. Algumas partes se tornam mais resistentes, outras descartáveis.

Somos uma máquina procurando a perfeição.

Esta máquina evoluindo procura amparo no ambiente externo para se moldar internamente. Aqui entra a fé. Acredita-se ou não. Se vê que algumas máquinas que se sustentam no externo, duram mais, trabalham melhor, tem menos conflito, se destroem menos e não brigam com as outras.É preciso ter alma, é preciso ter uma fé, é preciso crer, é preciso ter uma religião.

Igreja? Não, não é necessário, você pode rezar, orar, fazer o bem, conversar com o ser superior, em qualquer lugar, em casa! Igreja é lugar para se mostrar, para fazer riquezas de padres, de pastores, de apóstolos e o apelido que tenha o dito cujo.

Porém, é preciso ver que os restos do material chamado humano, não é totalmente reciclado, o chamado corpo desaparece quando por inteiro, depois de alguns anos nada há. A chamada alma, o gás que existe dentro da máquina, este não desaparece, evapora e deve ser incorporado, capturado em algum lugar, voltando para dentro de uma outra máquina para continuar o ciclo.

São as vidas (funcionamento normal da máquinas) passadas, a sensação do já visto, as lembranças (filmes repetidos) que a gente não sabe de onde (dvd sem rótulo ou nome).

Somos uma máquina procurando perfeição e creio ser um desperdício para a sua evolução não haver o aproveitamento do material em outras máquinas, seria burrice, seria estupidez. A máquina passa mais de 50 anos se aperfeiçoando, mantendo todos os parafusos, aprimorando o seu desempenho, zelando pela manutenção, gastando pouco o gás interno e purificando para funcionar mais e melhor, não poderia desaparecer assim, de repente, para sempre.

Há sim alma, há sim espírito, há ressurreição, há volta à vida, de que maneira é que não posso afirmar hoje, enquanto isso, há de se crer, fazer o bem, gostar da vida, das pessoas, tentar viver da melhor maneira possível, sem fazer bakup, sem formatar o disco de memória, mas com um potente antivírus para a proteção do HD e sempre olhar para o gás da geladeira para não ter fuga, não baixar, não vazar.

É isso aí, sou católico sim, com muito orgulho, com a fé necessária. E depois de morto, voltarei.... (meu Deus!)

sábado, 3 de julho de 2010

PARTIDOS & PENICOS




Partido é parte, é pedaço. Partido político deveria ser parte de um todo, um pedaço do sistema político. O Congresso Nacional deveria ser o resultado do sistema político representativo onde todos os partidos ali fossem representados. O Congresso é formado pelo Senado (votação majoritária) e Câmara (votação proporcional).

Teoricamente, todos os partidos deveriam lançar candidatos em todos os níveis. Se o partido político é nacional deveria lançar candidatos a Presidente, ao Senado, aos Governos dos Estados, a Deputância Federal, a Deputância Estadual, as Prefeituras e a Vereância, caso contrário não seriam partidos nacionais, haveria de haver partidos regionais, partidos estaduais e até partidos municipais.

É a bagunça partidária de hoje, um partido lança candidato a Presidente mas não lança candidatos a Governador; ou ainda, o partido lança candidatos a Governador, mas não lança a Presidente; ou ainda o mais esquisito de tudo, treze partidos se reúnem e lançam um Governador que apóia somente um candidato a Presidente, mas os partidos tem candidato a Presidente, como fica?

É necessário que haja Partidos Nacionais, com programas nacionais e suas variações regionais, estaduais e municipais, porém com a chamada verticalização em todos os níveis, pois enquanto não houver isso, não haverá partidos, haverá penicos, como hoje há.

Se o cidadão é filiado a um Partido Político não pode votar no vereador de um partido, prefeito de outro, deputado estadual de outro, deputado federal de um outro, governador deste, senador daquele e presidente o fulano. Isto não é sistema partidário, é esculhambação, acabe-se com os partidos, economizem o dinheiro do fundo partidário, desobriguem os eleitores de tirarem título de eleitor, acabem com a obrigatoriedade do voto, terminem com Justiça Eleitoral, economizem recursos, deixem o “sistema partidário” com os “partidos”. Pronto, um penico geral.

Além do sistema partidário nacional, como disse acima, é preciso que haja a conscientização do povo para o verdadeiro funcionamento do sistema eleitoral. A gente deve votar nos partidos que obedecem a legislação eleitoral, filtram os seus candidatos, aplicam os recursos do fundo partidário com a educação política, concorrem com a chapa completa e de preferência sozinhos quando houver dois turnos e em caso de um só turno, deve haver ampla divulgação das condições da chamada coligação.

Os congressitas devem tentar consertar o sistema atual, implantando os partidos nacionais, fazendo a verticalização nacional em todos os níveis, a fidelidade partidária deve ser implacável, bem como implantar o coeficiente mínimo para a manutenção dos partidos. Em caso de alcançar determinado número de votos, o partido deve ser extinto e os mandatos dos parlamentares devem ser considerados nulos. Assume o partido que tiver tido votos ou se divide novamente usando os critérios dos coeficientes partidários e coeficientes eleitorais.

Estude, leia, comente, entenda de política. Enquanto você achar que política é negócio sujo e somente ladrões fazem parte dela.... as coisas ficarão como estão, ou seja, todo dia você é fudido pelo Governo, pelos Partidos, pelos Políticos que amam, adoram o analfabeto político que não lhe fazem concorrência.

Acorde imbecil!