terça-feira, 13 de julho de 2010

O SERRA E O CHICO











Um foi Deputado Federal, Senador, Governador de São Paulo e, agora, candidato a Presidente da República pelo PSDB; o outro está Vereador por São Luís pelo, também, PSDB. Ambos foram da UNE mais ou menos no mesmo tempo, se não fizeram amizade deve ter sido em razão da rapidez dos encontros nacionais. Há certa afinidade entre ambos. O primeiro veio a São Luis receber o título de Cidadão de São Luís proposto pelo segundo.

Certo? Certíssimo, é um correligionário divulgando o outro em nome do PSDB. Quem não ajuda, atrapalha. Hoje a política, repito entre aspas, “política” está polarizada. No âmbito nacional, os que são do lado de Lula e os que são contra; no Maranhão, quem é do lado do Sarney e quem é contra. Ninguém está discutindo idéias, programas, planos, intenções, compromissos. Ninguém se compromete com objetivos claros, metas quantificadas ou planos definidos. Há programas registrados, como demagogia barata de sempre, com linhas de ação que podem ser manipuladas da maneira mais conveniente pelo “vencedor”.

Vou me ater ao discurso do Vereador Chico Viana. Dr. Francisco José de Sousa Viana, além de Jornalista, Radialista, Escritor, Médico Cardiologista, Professor Assistente da Universidade e tantos outros títulos, tem capacidade de discursar e de escrever fora do comum. Assim, fez um discurso onde listou as virtudes de José Serra quando de seus cargos públicos e listou as benesses do dito cujo em relação ao Maranhão. Muito bom.

José Serra começou agradecendo ao “deputado” Chico Viana e retificou dizendo o estar promovendo. Depois falou do vice do Jackson Lago, o “Pascoal”, retificando para pastor Porto. Citou os dois candidatos a Senador, Roberto Rocha. Disse, claramente, que a UNE de agora não passa de um bando de pelegos. O vereador Ivaldo Rodrigues, citado por Serra, foi um dos dirigentes da UNE/UMES estando, salvo melhor juízo, respondendo processos criminais até hoje.

Para encerrar, falou sobre o Maranhão, disse que em 1998 ou no ano em que foi Ministro da Saúde ou Planejamento, este Estado tinha somente 5 (cinco) equipes de saúde da família e ele teria implantado 50 (cinqüenta), se ouvi bem. Castelo foi Governador do Estado.

Tirando os gritos de Serra Presidente, tirando os ruídos da Rádio Educadora onde estava sintonizado à tarde de ontem – dia 13 de julho de 2010 – acho que a solenidade na Associação Comercial do Maranhão foi boa para todos, menos para o meu amigo (permita-me considera-lo amigo) Engenheiro e Professor, Vereador José Joaquim Guimarães Ramos.

Explico: em nenhum momento foi citado por Serra e todos sabem que o José Joaquim é PSDB desde à fundação, sempre esteve do lado do Castelo, defendeu sempre o Governo FHC quando podia e agora foi.... esquecido.

Não por mim, razão deste artigo. Talvez um pouco de mágoa de não ter recebido o Título de Cidadão de São Luís, embora tenha sido Deputado Estadual (e sou Deputado Constituinte Estadual de 1989) casado com uma Santiluizense, tendo dois filhos nascidos na Ilha.

Ah... para quem me pergunta a razão do Título, explica-se em política: quem não é do lado do Sarney, é contra. Ou seja, quem é do lado da Dilma é contra o Título ao Serra. Entendeu?

Nenhum comentário: