segunda-feira, 27 de junho de 2011

LIÇÕES DO FACEBOOK






Criei cachorros, tive treze, sem nenhuma orientação anterior ou ação planejada, cometi o crime de os criar. Tive sorte, ficaram comigo quatro, uma morreu logo de acidente; os três conviveram comigo bem, o patriarca morreu por ter comido ossos de galinha e ter perfurado órgão interno, apesar de desde pequeno comer ossos de galinha – um veneno para cachorros; a matriarca morreu de câncer ou similar, depois de um calazar tratado com todo sorte de remédio, os remédios a mataram. Finalmente, o meu filhão morreu, na minha cama, de enfarte, depois de foguetes soltados na associação de meretrizes e putas do maranhão...

                        Conto a história para dizer que antes de começar é preciso saber, conhecer. Um cachorro, por exemplo, tem faro delicado e pode ser intoxicado por inseticidas que não nos fazem mal; ou por uso de outras substâncias e alimentos que não nos prejudica, exemplo: ossos de galinha. Também, é normal o cachorro mijar em todo poste, na verdade, ele está marcando o local por onde passa ou por onde acha que é seu território; também é normal cheirar o cocô na rua, no cheiro ele diagnóstica se é seu, se é de sua raça ou amigos; da mesma forma, cheirar o cú (bumbum) dos outros, ele confirma se é amigo, da mesma raça ou não, quando é diferente ele agride, morde.

                        Conto esta história, como conto que as pessoas agem do mesmo modo, no mundo inteiro, inclusive de línguas diferentes. Um suíço, branco como leite, namora uma africana, preto como café, da mesma maneira que dois brasileiros. Um americano mata um russo, da mesma maneira que mata outro americano. Os movimentos do ser humano são universais, o que muda é a língua. A expressão corporal é a mesma, o que muda são as palavras, como se pronuncia e talvez os gestos, a gesticulação... presto?

                        Dito isso, o que tem o facebook com o fato?


                        Lições do FACEBOOK.

                        É          que devia haver uma cartilha de como funciona, quais as regras, o que pode e o que não pode ser dito, como se “posta” noticias, coloca fotos, tipo de fotos, pode foto nua? É proibido cantadas? Menor de idade pode estar no facebook? Convidar menor (sem saber que é menor) constitui pedofilia? Relatar os sonhos e alguém os realizar, é autoria intelectual, por exemplo: alguém sonhar matando o chefe e alguém o mata.. e por aí vai.

                        Vai... e fica a mágoa. Imagine a gente entra no site de relacionamento para ocupar o espaço, para preencher o tempo, para buscar os amigos que a gente não vê e para fazer novas amizades. Descobri novos talentos, rever conhecidos, conhecer gente nova no Brasil e no Exterior, exercitar o português e aprender novas línguas, se sentir vivo, passar a experiência, instruir os mais novos.....O que a gente faz? Lê o perfil, informações, compara as nossas, vê o grau de instrução, experiência de vida e pede para ser adicionado.

                        Quando o outro recebe o convite, examina nossas informações e se há uma afinidade, aceita, adiciona. Pronto, a gente passa a ter amizade, ver o que o outro publica, fotos, curte, comenta até que se encontra e se fica amigo.

                        Pode ser, também, que a pessoa não tenha nenhuma afinidade, ou por ser inferior, por ter complexo, por ter menos cultura, por ter menos experiência ou por se achar superior, por ter grau de instrução maior, enfim... o que faz? Não adiciona, tenho certeza que o “pedinte” faz entender, depois da demora e depois de ver que a pessoa a quem pediu estar no face, fala e não lhe adiciona.

                        Se inteligente, vai lá e desfaz a solicitação.

                        Eu faço.

                        Há também, o pedido que a gente faz, não pelo perfil ou pelas informações, pelo fato de a pessoa estar interessada em HOMENS, e/ou escrever errado e/ou gostar de coisas fúteis e, em conjunto, ter uma fotografia do perfil, mostrando as pernas, insinuando os seios, com algo chamativo nos indicando que seria uma “presa” fácil, ou por outro, uma pessoa que demonstra o que quer no FACE, sem frescuras.

                        Pois bem, a gente pede para ser adicionado. Depois, com o tempo, a gente pode até se convencer que a foto era para um concurso de miss ou uma foto mal batida em ângulo que não devia. Ou se vai para cama.

                        Finalmente, há alguns que são imbecis, são ignorantes, vivem no círculo de giz (leia o meu blog: www.emanoelviana.blogspot.com... Vai entender, se tiver mais de 18 anos (ou 35) e for inteligente.

                        São aquelas pessoas que colocam o nome EMANUELA VIRGEM, EMANUELA GOSTOSA, EMANUELA PANTERA, etc... e fotos provocantes e quando a gente pede para ser adicionado, a puta (desculpe as putas) dizem que adicionam quem conhece. Igual ao cachorro que só conhece os outros cheirando o bumbum.....



                        Desabafei...

Nenhum comentário: