quarta-feira, 11 de novembro de 2009

RAIOS X DO RAIOS X




Deu em Portugal e reproduzo:
SONDAGEM

O dia em que os raios x bateram o computador

por SUSANA SALVADOR05 Novembro 2009

Para assinalar o centésimo aniversário do Museu de Ciência britânico, em Londres, os visitantes foram convidados a escolher aquela que consideram a invenção ou descoberta científica mais importante da história. Um quinto dos inquiridos não hesitou em escolher a máquina de raios X, do britânico Russel Reynolds. A lista dos vencedores foi ontem divulgada.


A máquina de raios X foi eleita a descoberta científica mais importante da história, numa sondagem levada a cabo pelo Museu da Ciência do Reino Unido para assinalar o seu centésimo aniversário. A possibilidade de observar o interior do corpo humano sem o abrir bateu a descoberta da penicilina, da dupla hélice do ADN ou a invenção do computador.


Os curadores do museu londrino escolheram dez objectos da sua colecção e resolveram colocar nas mãos do público a decisão sobre qual foi o mais importante. Curiosamente, as três primeiras posições acabaram por recair em inventos que revolucionaram a medicina: os raios X, a penicilina e o ADN. Das 50 mil pessoas que participaram na sondagem, dez mil votaram no invento vencedor.


Os dez objectos fazem agora parte de uma exposição especial no museu. O vencedor está representado por uma máquina de raios X artesanal, construída pelo britânico Russell Reynolds pouco tempo depois de, em Janeiro de 1896, o alemão Wilhelm Röntgen ter anunciado a descoberta destes raios invisíveis a olho humano, mas capazes de atravessar os objectos sólidos.


"Estou muito entusiasmada por ver o desenvolvimento da máquina de raios X ser reconhecido neste centenário do museu", disse uma das curadoras da parte de Medicina, Katie Maggs, citada pela AFP. "Os raios X alteraram radicalmente a forma como nós vemos e percebemos o mundo, especialmente o nosso corpo", acrescentou. Além disso, "é inspirador ver que o invento agora declarado o mais importante da história foi obra de inventores amadores".


Depois dos raios X, da penicilina e da dupla hélice, que ocuparam os três primeiros lugares, surge a cápsula do Apollo 10 - a missão que antecedeu a histórica alunagem, em 1969. Segue-se o 'V-2', o primeiro míssil balístico, desenvolvido pelos alemães no final da II Guerra Mundial. O sexto lugar é ocupado pelo invento do britânico George Stephenson, a locomotiva a vapor moderna (baptizada de rocket) que revolucionou o sector dos transportes. Em sétimo lugar, está o primeiro computador capaz de efectuar mais do que uma operação, o Pilot ACE, desenvolvido em 1950. Os últimos lugares da lista são ocupados pela máquina a vapor, de 1712, pelo famoso 'Modelo T', da Ford, que massificou e democratizou o uso dos carros, e pelo primeiro telégrafo eléctrico, de 1837.

Tags: Ciência, Política

Leram? Pois pois, não sou especialista em raios x, raios gama, radiotividade ou algo parecido, sou um degustador que, ao sentar em uma mesa de comida, critica o sabor, sem não entender nada de cozinha ou culinária.

Nos anos 80, houve um acidente em Goiânia com o Césio 157, em que catadores de lixo abriram uma cápsula de urânio com césio 157 e ficaram contaminados, morrendo logo em seguida. Na mesma ocasião havia uma discussão onde se colocar o lixo atômico da Angra dos Reis e outros vindos de países “amigos”.

Nessa ocasião, como Deputado Estadual, fiz uma consulta a Agencia Nacional de Energia Nuclear – já existia agência naquela época – sobre o assunto e, especialmente, sobre quem utilizava o césio 157, o raios x, no Maranhão.

Enviaram-me uma série de documentos e o que interessa a nós era que o Instituto de Radiologia do Maranhão, na Rua Antonio Rayol, ao lado do Luzitana, era um dos locais que mais utilizava e que tinha “todas as condições de funcionamento”. Era dirigido pelo amigo Lourival Bogéa e do Expedito Bacelar.

O que me chamou atenção: a quantidade de locais sem “todas as condições”. A agência dizia que era necessária que as paredes, todas, fossem revestidas de chumbo e que os operadores utilizassem proteção, coletes de chumbo e sempre crachás, pedaços de filme virgem, para proteção. Explico: o pedaço de filme virgem, quando velado em ambientes do raios x, significa que há vazamentos ou contaminações.

A evolução do câncer e leucemia em São Luis me assusta. Coloco a pensar que é o ar do alumínio, que é o ar do raios x. Há um fundo de verdade no meu pensamento.

Um ortomolecular, um médico especialista em analisar o cabelo e descobrir contaminação através deste, afirmou em Congresso Nacional, que em São Luis, há contaminação de minérios no ar, presença de alumínio e outros minérios, que contaminam o maranhense e prejudicam a saúde.

Ninguém disse nada.

Agora, ao ver a noticia, começo a pensar. Vocês já viram a quantidade de dentistas com o uso do raios x, em salas comuns, conjugadas com outras atividades (do outro lado está um Advogado, um médico), sem nenhuma proteção de chumbo, contaminando todo o espaço. Assim é em todos os prédios comerciais.

Tem mais: as clínicas de ultrassonografias, os hospitais, os locais onde se faz exames por imagens estão espalhadas em toda a Ilha, formando um cerco de contaminação a todos nós. Em todos esses lugares, com raras exceções, os aparelhos de raios x não tem a devida proteção, o devido cuidado, funcionam em ambiente comum, sem chumbos, sem proteção ao operador ou ao médico.

É câncer e leucemia para todos, de graça.

Delírios de um louco leigo?

Cumpro com minha obrigação de pensador, cabe as autoridades fazerem a investigação e comprovarem se há alguma relação entre o aumento do câncer e da leucemia e a utilização indevida da aparelhagem dos raios X em nossa Ilha de São Luis.

Nenhum comentário: