quarta-feira, 14 de julho de 2010

GESTIOPATIA, PATOGESTIA OU COMO O CIDADÃO PODE AJUDAR PARA UMA VIDA MELHOR





Vamos lá. Pathos significa em grego doença. Gestio em latim é ação de dirigir. Criemos uma nova palavra que seria a junção de doença como a ação de dirigir, ou seja, administrar de maneira doentia, de maneira errada. É o furto comum do agente público ou político quando do desempenho de suas atividades públicas, é o ladrão de gravata ou de colarinho branco. É o prefeito, governador, senador, presidente, vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário de município, secretário de estado, secretario do país; diretor de autarquia, juiz, desembargador; promotor, procurador; defensor; advogado; diretor de hospital; vigia de escola.

Todo mundo rouba, na verdade, furta. É esta a sensação que se tem em relação ao chamado homem público, em quaisquer instâncias, esferas e atividades. Furta-se até energia para recarregar o celular. Todo mundo rouba, ninguém é punido. E quem não rouba, geralmente fica calado ou fica com inveja ou grita feito abestado.

É isso. Discorda? Prove, fale.

Patogestia.

O autor do ato é o gestiopata.

Poderia ser GESTIOPATIA.

Qual dos dois: PATOGESTIA OU GESTIOPATIA?

Vamos popularizar. Hoje os dedo-duros para alguns e cidadãos conscientes para a grande maioria, denunciam, trazem a público, os atos praticados contra crianças e adolescentes, mormente quando se fala em pedofilia. Pedofilia seria, literalmente, amigo da criança, mas que tomou a forma de criminoso da criança em forma de aliciamento, de maus tratos, de agressões, e tantas outras formas consideradas criminosas pela sociedade de hoje e por algumas leis.

Por que não há a mesma consciência em relação ao gestiopata? Todo mundo tem um vizinho que assumiu um cargo público qualquer, passou a utilizar carro oficial, telefone celular pago pelo governo, emprega toda a parentada e empregados domésticos, passa a ter uma vida incompatível com o salário que ganha e ninguém denuncia.

Por que o cidadão não aciona a Controladoria Geral da Poder do dito cujo? O Tribunal de Contas da União e dos Estados? O Ministério Público? O Conselho Nacional de Justiça? Ou mesmo carta anônima para jornais, televisão, rádio e blogs, além de telefonemas para deputados e senadores? Ah... eles também roubam... mas há de haver alguém no meio deles que vai levar a sério a denúncia e mandar apurar.

Ou você acha que não tem Promotor, Juiz, Delegado, Ministro, Governador, Presidente da República, pedófilos? Tem um monte, porém a grande maioria não é, esta maioria é que apura. O mesmo se dá em relação ao roubo, em relação à gestopatia, grande parte não rouba, devendo apurar os fatos. É preciso pressionar, divulgar, não ter medo do ladrão, não querer uma parte para ficar calado ou ficar com medo de não conseguir emprego para o filho, neto, em razão da denúncia.

Tem ladrão em todo lugar, denuncie, tome coragem... vou lhe provocar.

A sua filha, uma delas, casou, não foi comida por você, tem filhos que não são comidos por você, nem pelo seu genro, porém este fica desempregado e seus netos necessitam de cuidados médicos especiais e a sua família está passando dificuldades – como todo mundo honesto está, como estou – aí você procura um hospital e não tem remédio, nem médicos. Seus netos, os gêmeos, morrem.

Qual a razão? O desgraçado do prefeito de sua cidade ou o secretário de saúde ou o diretor do hospital desviou (roubou mesmo) os recursos públicos para sua conta particular. Causou danos a duas pessoas.

Compare.

Outra filha sua casou com um pedófilo, este comeu sua neta. Prejuízo? Uma vida.

Compare!

No primeiro caso, houve duas vidas perdidas, no segundo caso, uma vida perdida. Quem merece ir para a cadeia? Quem merece ser denunciado, algemado, colocado na cadeia, pagar pelos crimes? O pedófilo ou o gestiopata? Os dois, sendo o último que gere os recursos públicos de maneira mais forte, mais urgente.

Hoje já existe a chamada “ficha limpa”, ainda que muitos ladrões estão se registrando para concorrer a cargos políticos partidários. Devemos acabar com isso.

Entendeu?

Vamos todos ser dedo-duro ou cidadãos de primeira classe, denunciando os gestores públicos que usam os recursos públicos de maneira errada, de maneira doentia, de maneira incompetente.

Denunciemos os ladrões.

Só depende de você!

Nenhum comentário: