sábado, 17 de julho de 2010

A POSSE DE GUTEMBERG



Terra, América do Sul, Brasil, Maranhão, São Luís, Renascença, sede do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, mês de julho, dia 16, sexta feira, por volta das 19 horas, chego ao local acompanhando minha mulher, Dra. Lucia Fernanda, Secretária Geral da Academia Maranhense de Medicina para a posse de mais um Imortal, o Dr. Gutemberg Araújo, médico, atualmente Secretário de Saúde do Município de São Luis, gestão João Castelo (PSDB) e Helena Duailibe (PSB) e licenciado como Vereador da Câmara de Vereadores de São Luís pelo PSDB.

Cerimonial? Meu Deus, se tem uma coisa que abomino é aquele monte de pingüins que não tem noção de nada e se julgam o máximo. Identifiquei-me como “marido da secretária” e entrei. Encontro com o mestre de cerimônia, o Erik Pinheiro que dispensa apresentações.

Sentei-me na última fila, dentro do auditório somente o Valdivino Castelo Branco, bancário do BASA, diretor da LBA, vereador, deputado e mais algumas coisas. De sandálias e terno. As sandálias devem ser por causa de alguma patologia.

Logo em seguida retiram/convidam o Valdivino para ir para a porta. Olho é o Prefeito, todo risonho, fazendo as vezes do cerimonial. Volto os olhos para as poltronas “reservadas” que vai até o meio do auditório. Acadêmicas chegam e mostram ao “cerimonial” que dois “reservados” já estavam mortos, mesmo sendo imortais. Um eu vi, o deputado Kleber Branco, também médico e imortal que nos deixou há quase um ano.

No centro do auditório, três câmaras de TV. São 19: 20 horas. Começa chegar gente, o professor Nivaldo Macieira do Instituto Histórico e Geográfico, ex-presidente que não foi chamado para o representar à Mesa. É Pai de Kika, esposa de Gutemberg. Ali era somente o sogro.

Conhecidos: Dr. Barreto, Dr. Gualhardo, Dr. Hélio do São Domingos, o Prefeito Castelo, sua esposa ex prefeita Gardênia, a filha atual deputada Gardeninha, a esposa de Rui Palhano, Dra. Rita Bacelar (com vestido sóbrio bege, colar de pérolas, sapatos altos, elegante), os irmãos do novo Imortal, Dra. Glacimere, Dr. Gilson e Dr. Gladstone. O vereador Vieira Lima e o jornalista Fábio Lopes. Esqueci alguém? O Pai do General também estava lá. E minha amiga Dra. Josélia, atualmente diretora do Socorrão I. Para quem não sabe, Jô é nossa amiga desde os anos 60, tendo concluído o curso de medicina com minha mulher e dois de meus irmãos.

Senti falta – deve ter sido problemas de correio – do Reitor e Imortal Natalino Salgado, do Secretário de Saúde do Estado do Maranhão, também Imortal José Márcio Leite, do presidente do Conselho Regional de Medicina no Maranhão, Imortal Abdon Murad e do ex Imortal, ocupante da cadeira de Vereador do Gutemberg, Francisco Viana. Fora outros Imortais e pessoas que deveriam estar ali.

Dos imortais, vi (todos doutores): 1,Paulo Brandão com sua Graça, 2,Benedito Buhatem com sua Ana, 3,Celso Nunes, 4,Chico Cunha com seu filho, também médico Henrique, 5,Desterro, 6,Lucia Fernanda com o seu Emanoel, 7,Rui Palhano com sua Rita, 8,João Bentivi, 9,Jayron Guimarães, 10,Amazonas, 11,Manoel Bastos, 12,Henrique Bacelar, 13,Aldy Penha, 14,Haroldo Souza, 15,Aymoré Alvim, 16, Carlos Martins (Pará). São 40 (quarenta).

A solenidade se iniciou às 20: 25 – estava prevista no convite para as 19:30 – com o Imortal Aymoré compondo a Mesa, chamou o Vereador Vieira Lima, chamou a Deputada Gardeninha, o Prefeito João Castelo, o Imortal Francisco Amazonas para representar o Presidente do Conselho Regional de Medicina no Maranhão, o Dr. Abdon Murad, o ainda não novo Imortal Gutemberg, além da Secretária Geral Dra. Lucia Fernanda e do Presidente Dr. Rui Palhano. Parecia uma mesa de Câmara ou de Deputados, só político.

Faltou habilidade e teria que ter sido chamado o Dr. Nivaldo Macieira, Imortal, como Representante do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, que o Gutemberg faz parte. A Igreja se faz representar pelo Frei de Rota, diretor da Rádio Educadora.

Um pouco antes, vendo que os “reservados” não chegariam, o Erick pediu para todos se aproximarem da Mesa. Sobraram cadeiras no fundo. Não aceitei o convite, fiquei onde estava.

Hora do Hino Nacional. Ainda bem que não apareceu a Vanusa, o cantor deu conta do recado. Um hino vocal e bem cantado.

Vem a entrada do Imortal, designada a Comissão para ir buscar: Manoel Bastos, Henrique Bacelar e Desterro. Entra com a música Aleluia (aquela de Igreja ou de Ópera) e todos em pé. Recebe o fardão, Lucia e Rui ajudam a vestir e começa o espetáculo.

Rui designa o Cabelereira, começo de novo, o Presidente Dr. Rui Palhano designa o Dr. Luis Henrique Camarão Bacelar, também Imortal para saudar o Dr. Gutemberg. Fala, se emociona ao falar do meu amigo Expedito Bacelar, pai dele, falecido e ocupante da cadeira que o Guto vai ocupar.

Fez um discurso razoável. Logo em seguida veio o discurso do Imortal. Fala firme o baixinho, com emoção, com convicção, sem lágrimas. Fez uma trajetória dos antecessores, de sua vida e disse o que viria fazer na Academia, terminando com elogios para a sua esposa e filho. A sua Kika. Foi um bom discurso, com algumas pinceladas de outros imortais da Literatura Nacional e Mundial. Cabia? Cabia! Começou às 20:45 e terminou às 21:08 horas.

Solenidade encerrada. Coquetel. Bons vinhos, uísque oito anos, salgadinhos sofríveis. Conversamos, abraçamos e fomos para o Casa. Eu para o vício, perdi novamente no bingo.

Foi uma boa solenidade, conheci um pouco da vida profissional de um cidadão que merece ir bem mais longe do que já foi. Pelo histórico é um bom médico e profissional da saúde que merece respeito e atenção. Espera-se que consiga estender aos seus suboordinados a sua lição de vida, sua postura familiar e esforço educacional.

Valeu, Guto.

Parabéns Imortal Gutemberg Araújo. Visite sua página, vale a pena: http://www.drgutembergaraujo.com.br

Nenhum comentário: