quinta-feira, 22 de julho de 2010

FAVORITO. EM QUÊ?



Acordei no dia 20 de julho de 2010 com a sensação do Rio de Janeiro. Cidade Maravilhosa? Não, baleado. A sensação de iodo na boca e o estômago revirado. Só hoje, dia 22, à noite, depois de muita água, repouso e floratil, eis-me aqui. Beber uísque baleado, em viagem, mata qualquer um, literalmente.

No dia 19 segui para visitar minha Mãe, a Comendadora Teresa Viana, em Timon. Sob os cuidados especiais e atenciosos de meu irmão, o poeta, contador, procurador, professor, escritor, pai, avô, filho e irmão devotado, o doutor Melquisedeque de Castro Viana, o Deque. Cheguei por volta das 15 horas e já à noite, para não dar trabalho, estava na rua, procurando local para jantar.

Lembrei-me de um local situado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1839, Jockei Club, em Teresina. A pizzaria favorito, CNPJ 001005773910001 (informações reproduzidas do cupom fiscal DOC 324699, no valor de 100,00). Lembrei-me do FAVORITOS, local que sempre ia quando estava em Teresina, com os colegas de infância pois nasci em Timon e fui registrado em Teresina.

Antigamente era bonito. Desta feita não achei estacionamento, senti falta de manobristas (dizem-me que nunca teve). Mandei meu motorista procurar uma vaga e sentei-me com duas convidadas. Logo após chega o motorista Carlos Tadeu Gaspar e completa a mesa.

Pedi um espaguete à bolonesa. Carlos pediu uma pizza napolitana, tamanho pequeno. Logo em seguida veio a bebida, água com gás para mim, duas doses de red label e uma cajuína para as mulheres. Gelo veio uma pedra para mim e cinco para a cajuína. Carlos filou um pouco de minha água.

O copo com uísque de “cano longo” como se fosse de suco de lanchonete de esquina. Pedi um copo “baixo” de uísque, veio, sem proteção de mesa ou guardanapo. Bebi assim mesmo, cansado e sentindo um gosto estranho.

Chega a bolonesa. Macarrão misturado com molho sem carne alguma. Um prato grande, longo tipo travessa e uma colher grande. Repito, colher grande. A moça que veio trazer parecia um fantasma. Pedi ao garçom mais uma colher e como demorava, utilizei a colher com meu garfo e servi minha acompanhante e a mim.

Chega a pizza, com ar seco, ressecado. E o complemento? Molho de tomate, mostarda e a maionese? Pede-se ao garçom e vem em forma de sache, ou seja, em saquinhos como se na esquina. Pode? Pode.

Cansado do mau atendimento. Paguei a conta, ainda dei gorjeta de 12 reais aproximadamente. Paguei 100 reais.

O restaurante é perto da casa do Deque e longe da minha, em Timon. Se depender de mim, risquei da minha lista de favoritos. Trocadilho? Não, de propósito. Lugarzinho ....

Quando for a Teresina, não vá lá.

Nenhum comentário: