sábado, 3 de julho de 2010

PARTIDOS & PENICOS




Partido é parte, é pedaço. Partido político deveria ser parte de um todo, um pedaço do sistema político. O Congresso Nacional deveria ser o resultado do sistema político representativo onde todos os partidos ali fossem representados. O Congresso é formado pelo Senado (votação majoritária) e Câmara (votação proporcional).

Teoricamente, todos os partidos deveriam lançar candidatos em todos os níveis. Se o partido político é nacional deveria lançar candidatos a Presidente, ao Senado, aos Governos dos Estados, a Deputância Federal, a Deputância Estadual, as Prefeituras e a Vereância, caso contrário não seriam partidos nacionais, haveria de haver partidos regionais, partidos estaduais e até partidos municipais.

É a bagunça partidária de hoje, um partido lança candidato a Presidente mas não lança candidatos a Governador; ou ainda, o partido lança candidatos a Governador, mas não lança a Presidente; ou ainda o mais esquisito de tudo, treze partidos se reúnem e lançam um Governador que apóia somente um candidato a Presidente, mas os partidos tem candidato a Presidente, como fica?

É necessário que haja Partidos Nacionais, com programas nacionais e suas variações regionais, estaduais e municipais, porém com a chamada verticalização em todos os níveis, pois enquanto não houver isso, não haverá partidos, haverá penicos, como hoje há.

Se o cidadão é filiado a um Partido Político não pode votar no vereador de um partido, prefeito de outro, deputado estadual de outro, deputado federal de um outro, governador deste, senador daquele e presidente o fulano. Isto não é sistema partidário, é esculhambação, acabe-se com os partidos, economizem o dinheiro do fundo partidário, desobriguem os eleitores de tirarem título de eleitor, acabem com a obrigatoriedade do voto, terminem com Justiça Eleitoral, economizem recursos, deixem o “sistema partidário” com os “partidos”. Pronto, um penico geral.

Além do sistema partidário nacional, como disse acima, é preciso que haja a conscientização do povo para o verdadeiro funcionamento do sistema eleitoral. A gente deve votar nos partidos que obedecem a legislação eleitoral, filtram os seus candidatos, aplicam os recursos do fundo partidário com a educação política, concorrem com a chapa completa e de preferência sozinhos quando houver dois turnos e em caso de um só turno, deve haver ampla divulgação das condições da chamada coligação.

Os congressitas devem tentar consertar o sistema atual, implantando os partidos nacionais, fazendo a verticalização nacional em todos os níveis, a fidelidade partidária deve ser implacável, bem como implantar o coeficiente mínimo para a manutenção dos partidos. Em caso de alcançar determinado número de votos, o partido deve ser extinto e os mandatos dos parlamentares devem ser considerados nulos. Assume o partido que tiver tido votos ou se divide novamente usando os critérios dos coeficientes partidários e coeficientes eleitorais.

Estude, leia, comente, entenda de política. Enquanto você achar que política é negócio sujo e somente ladrões fazem parte dela.... as coisas ficarão como estão, ou seja, todo dia você é fudido pelo Governo, pelos Partidos, pelos Políticos que amam, adoram o analfabeto político que não lhe fazem concorrência.

Acorde imbecil!

Nenhum comentário: