segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

REDEMOINHOS




Tem horas que a gente não consegue disciplinar, harmonizar, classificar, equilibrar, dar uma forma coerente às idéias ou pensamentos. São informes, informações, dados, idéias, sugestões, pensamentos, tudo se juntam e não formam nada.

O chamado governo federal, sob a direção do PT mas por meio do PMDB, leia-se Ministério da Saúde, com o Deputado Temporão, anunciam para março de 2010 a vacinação contra a gripe suína. Março? A doença se propaga pelo vírus do contacto interpessoal, onde há aglomeração urbana, através do contacto físico, da saliva, do espirro. E aí? Em fevereiro tem carnaval, a maior aglomeração de gente do Brasil, em todas as cidades e vem gente de todo Mundo.

Querem o quê?

Que a gripe vire pandemia, que mate pessoas para vir o salvador com as vacinas? Ou ver que o organismo humano se adaptou e não é preciso gastar mais comprando vacinas no mercado internacional? Ou deixar gente de fora do Brasil trazer o vírus modificado para gastar mais? Ou para dizer que o Governo do PT é uma merda?

Redemoinhos.

Maranhão, um dos Estados mais pobres do Brasil, falta tudo. A governadora do Maranhão libera 15 milhões de reais (7 e meio milhões de dólares) para o carnaval. Um monte de picaretas vão fazer, de fato, um carnaval com o dinheiro público. Começa com os palhaços, nós, pagando a conta. Depois vem os reis, rainhas, imperadores, etc.. são os deputados estaduais que podem indicar quais os municípios (geralmente dirigidos por ladrões) e organizações (picaretas) vão receber ajuda; depois vem as escolas de samba, tribos de índios, casinhas da roça, grupos afros, grupos de regue e um monte de picaretas, mosca mortas, vagabundos que vivem disso; gente que não sabe onde fica a África e se diz negro; gente que não sabe o que é Jamaica e vive do regue.

Regue? É , essa esculhambação é escrita assim, por mim.

O Haiti está em ruínas, que se exploda.

O Brasil manda para lá 15 milhões de dólares ou 30 milhões de reais para reconstruir, agora resolveu duplicar. Quanto se gasta com o Carnaval se todos os Governos Estaduais seguirem/seguem o exemplo do Maranhão?

Redemoinhos.

O Brasil tem um IDH (índice de desenvolvimento humano, é um indicador que envolve educação, longevidade (tempo de vida), renda) em torno de 0,813 e é considerado no Mundo o 75o lugar como Alto Desenvolvimento Humano. Quem fica abaixo de 0,5 é considerado baixo; de 0,5 a 0,79 é médio; de 0,80 a 0,89 é alto e acima de 0,90 é muito alto.

O Brasil tem 191 milhões de habitantes. A taxa de fecundidade (ou natalidade) é 1,89, seja, cada casal tem 1 filho e 0,89 de filho. O percentual de idosos está em torno de 9,5 (mais de 60 anos) e de jovens 25,7 com tendências a se igualarem no futuro, há uma previsão de diferença de apenas 13 pontos percentual em 2020.

O Brasil reclama por falta de emprego, escolas, postos de saúde, habitação etc.... e estimula o crescimento populacional. Gente do Norte e Nordeste fazem mais filhos, camadas da população sem renda, fazem filhos. E o Governo estimula o crescimento.

Dá Bolsa Família, institui programa de habitações.

Estimula filhos. Agora passa de 4 para 6 meses a licença maternidade.

E distribui camisinhas no Carnaval.

E não tem creche. Os crimes acontecem em maior escala entre os jovens que não são punidos, não podem ser chamados de criminosos, são adolescentes infratores. Puta que pariu, radicalmente.

Os jovens até 30 anos é quase 90%. Os crimes em 2007 foram 41.547 mortes nos crimes com intenção de matar; 58.492, tentativas de homicídios, estupro; e roubos, extorsões e seqüestros 927.995, seja mais de 1.000.000 (hum milhão de crimes) somente os oficiais (pág. 129 do Almanaque Abril 2.010). Estatisticamente não chega a 1% da população nacional.

E o Governo que mais filhos, mais gente.

Redemoinhos.

Finalmente, os negros.

Os negros querem isso, querem aquilo, querem punição para racismo, querem secretarias, querem ministérios, querem carnaval, querem tudo. A estatística diz que, no Brasil, somos 6,9 (os pretos, os negros, são um deles, mas sem frescura de cabelos enrolados, túnicas, regue, preconceitos, complexos), os brancos 48,4. Os pardos, devem ser os pretos que tem vergonha de dizer que são negros, em torno de 43,8. Frescura, somos todos irmãos, somos todos iguais.

Redemoinhos.

A Constituição Federal determina no seu artigo 37 os princípios da Administração Pública e, dentre eles, o da IMPESSOALIDADE. E todos os Presidentes, Governadores, Prefeitos e até chefe de repartição mandam fazer retratos e obrigam a os colocar nos serviços que dirige. Aonde está o fiscal da Lei?

Para terminar: a Caixa Econômica Federal paga para anunciar a distribuição de cofres para a poupança de moedas. O Banco Central paga para mandar o povo tirar as moedas da gaveta e dos cofres e gastar. O povo paga a conta, a propina fica para os dirigentes governamentais.


Redemoinhos!

domingo, 24 de janeiro de 2010

OS 70 ANOS DA MANA RUBENITA



Tem gente que não gosta, não quer comemorar, fazer festa e depois se arrepende. Tenho casos concretos, mas antes deixe-me explicar alguns pormenores. Família do interior, criação rígida e prática, condições mínimas de vida financeira, assim fomos criados. Os filhos formavam em contabilidade e depois no nível superior; as filhas em normal/magistério e depois no nível superior.

Nas datas comemorativas a gente preferia gastar o que iria gastar comprando um calção, uma chinela, algo para a gente mesmo. E assim foi na vida inteira, até hoje, com alguns arrependimentos. Por exemplo, minha filha não teve 15 anos; não comemoramos os 25 anos de casados, vamos comemorar os 40, você está convidado. Não comemorei os meus 60 anos, mas fiz a festa para o meu irmão que, se eu não tivesse feito, também estaria arrependido, como estou. Não faz mal, qualquer dia eu faço uma festa e digo que estou fazendo 60 anos.

Dito isso, vamos ao comentário de hoje.

É sobre uma morena bonita, alta para os padrões nordestinos, olhos verdes, cintura fina, ancas razoáveis, seios pequenos, boca carnuda, olhos penetrantes, dentes perfeitos, elegante....uma Juliana Paes de hoje. Isso nos tempos de moça/juventude, pois hoje não tem a mesma aparencia, o tempo maltratou em alguns pontos.

É minha irmã, Rube, oficialmente, Rubenita de Castro Viana (tem um acréscimo de Almeida por conta do casamento).

Pensei em que comparar a minha irmã, carro, calçado, livro, objeto, animal, terminei optando por uma casa antiga, situada no patrimônio histórico da Ilha de São Luís, com a arquitetura colonial, estilo português, com seus desenhos, janelas, grades, estilos e azulejos. É uma casa bonita, foi mais bonita ainda quando construída, quando habitada. Hoje alguns podem olhar e dizer: que coisa velha, prefiro apartamento, aonde está a beleza desta casa, necessitando de reparos?

Péssima comparação? Talvez.

A mana Rubenita de Castro Viana e Almeida é a irmã mais velha, a Mãe substituta, que me orientou, me ajudou em todos os momentos e me amou. Acho que ainda me ama.

Falemos quem é Rube. Rubenita nasceu em Vargem Grande, terra do meu Pai, porém foi crescer em Flores, hoje Timon, em virtude da migração do meu Velho para Campo Maior/Flores.

Pois bem, começou a trabalhar cedo, professora, estudou direito, fez concurso, virou promotora e se aposentou, passando pela Procuradoria. Confesso que não sei se a aposentadoria foi como Promotora ou Procuradora. Casou com um Juiz de Direito, colega de Faculdade, nascido em Batalha. Teve três filhos, a primeira Maria Teresa, Maria por parte da avó paterna e Teresa por parte da avó materna; o segundo Antonio Pedro, em homenagem ao avô; o último, Carlos Magno em homenagem ao Pai.

Aparentemente vive bem em Batalha e em Teresina, apesar das divergências conjugais. Tem uma vida financeira boa, excelente, para os padrões de hoje.

E daí?

É que esta semana a mana completou 70 (setenta) anos de idade, forte, saudável e bonita. Jantamos, ela pagou a conta.

Aí a gente começa a pensar.... 70 anos de idade para todo mundo é velhice, é a beira da morte. A gente que tem mais de 60 não acha, começa a pensar no tempo perdido.

Estive ao lado da mana no nascimento do segundo Antonio Pedro e no terceiro Carlinhos, não me lembro se estive no nascimento de Maria Teresa. Tambem foi só, visitei algumas poucas vezes em Batalha. Só.

Nunca tive a oportunidade de vê-la em um Tribunal de Júri, nem a acompanhei em determinados momentos de sua vida, como quando teve o câncer, curado, graças a Deus.

Mas, tenho excelentes lembranças de minha irmã – não morreu. Não está doente e nem vai morrer – quando me protegia das surras da Mamãe e do Papai, principalmente deste que carregava a mão no cinto, ao contrário da palmatória da Mamãe.

Tenho e guardo boas recordações dos últimos 70 anos, poucos, não porque não os tenha, mas a idade esquece. Lembro da visita que fiz a Batalha, onde a Rube era Promotora, e na estrada passei por cima de umas galinhas. No outro dia foi a cobrança para a casa da doutora... estrada de barro, cidade pequena, tempos idos.

Outra recordação foi os 15 anos da primeira filha, a Maria Teresa, no Retiro Velho, uma Fazenda do cunhado Carlos, arredores de Batalha, com açude, piscina, cavalos e a natureza para ninguém botar defeito.

Por último, a mais marcante, a primeira que ficou e a última a contar. Lembro que certa feita fui ao Jockei Club, em uma escola que ela era professora. Fomos de Kombi, ela dirigiu um pedaço, um luxo para nós, que (eu) só ia de canoa para Teresina e andava sempre a pé. Ônibus era um luxo, também.

Lá, a morena bonita, morena de olhos grandes e verdes, tipo cigana, de vestido – novamente os mesmos sentimentos incestuosos? – me levou para um brincadeira de cabra cego com outros meninos e eu me diverti como nunca. Pobre se contenta com pouco, com um pedaço de pau, um pano nos olhos e alguns bombons de recompensa.

E o tamburão? Lembra Rube? Escondido no tambor de papelão de leite vazio do programa americano de distribuição de alimentos para o Brasil, ainda muito surdo e sem compreender o sentido das palavras, dizia eu estar escondido dentro de uma coisa começada com T. Ninguém me encontrou, passei por burro e se descobriu a intensidade de minha surdez. Bons tempos, não aproveitados devidamente.

A única recordação ruim, somente depois da morte da nossa irmã Ada, é que fui me lembrar. Foi a noite em que tentaram matar nosso Pai e ela saiu correndo atrás do assassino e eu me escondi debaixo da cama ou a ajudei, não me lembro... aliás nem me lembrava do fato, somente há pouco tempo vim me recordar.

Obnubilação mental, bloqueio psicológico.

Misturei tudo, o escritor não deve escrever com emoções pessoais, sai tudo truncado, melhor quando a gente olha para trás, com a frieza do analista. Mesmo assim, acho necessário este registro.

Comemoramos com um Jantar onde estavam presente Rube, Eu e minha outra irmã, a médica Bed (oficialmente Dra. Graça Viana). O cunhado Carlos Magno, o filho do casal Antonio Pedro; a filha da Bed, Manuela (em homenagem ao Avô) e minha esposa Lucia Fernanda, além da nossa filha Maria Fernanda.

Deixaram de comparecer, aqui em São Luis, pois o nascimento foi no dia 12 e houve os parabéns em Teresina/Batalha, o mano Deque (oficialmente Dr. Melquisedque Viana) e o mano Chico (oficialmente Dr. Francisco José), este por motivos que só ele pode declinar, além dos sobrinhos Alexandro (meu filho), Priscila (filha de Bed) e Karina (filha de Deque). Juventude é assim, acha que as datas comemorativas não merecem ser comemoradas, sem trocadilhos.

Parabéns Mana, que outros 70 anos venham e te mantenha com a mesma personalidade, mesma inteligência, mesma disposição e saúde de hoje. Que publique suas poesias, que veja os filhos formados (já são) na profissão certa, que veja os netos no caminho do bem e que faça as pazes com a Mamãe.

As duas merecem um fim de vida pacífico , familiar e de muito amor e paz.

Do mano, Manelzinho.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

HAITI QUE SE EXPLODA!



Com perdon da dra. Zilda Arns que se foi depois de prestar serviços relevantes ao Mundo, sendo reconhecida em vida pelo Vereador Dr José Joaquim, quando em 2009, concedeu o Título de Cidadã de São Luis à fundadora da Pastoral da Criança por influência do irmão, Cardeal Dom Evaristo Arns de São Paulo.

Vejamos os fatos, depois me crucifiquem.

A ilha, o País do Haiti tem 641 km de extensão, é quase do tamanho da Ilha de São Luis (São Luis, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar) que tem 827 km.

País que tem ditador substituindo ditador, sem governo, sem tradição, sem nada. Tomada pela França, tem sido manipulada pela Comunidade Européia que manda e desmanda ali. O xerife do mundo, Estados Unidos interviu nos anos 90 para que o Jean-Bertrand Aristide assumisse, depois nos anos 2000 resolveu tirar do poder o padre/bispo Aristide que sumiu do mapa, assumindo o presidente do STF de lá. Briga governo com oposição.

País que vive do turismo – não se diz que a indústria de turismo dá lucro? – não tem saneamento básico, não tem iluminação pública, não tem telefonia, não tem nada. Tem um voto na Organização das Nações Unidas quando da votação para uma cadeira no Conselho de Segurança, tem boas terras que oferece aos ilustres visitantes como presente e mulheres negras, fartas e bonitas que oferece do mesmo modo.

Está aqui, o interesse do Presidente Lula. Não é nas mulheres, nem do terrenos, não tenho prova, imagino ser no voto para a ONU e uma maneira de se divulgar pelo mundo com vista ao prèmio Nobel (o de 2009 foi tomado pelo OBAMA, tem o 2010).

Em uma força de paz da ONU, para ajudar na pacificação do Haiti, de 10 mil homens efetivos, o Brasil (Lula) tem 1.300 homens. Faça a conta, são mais de 160 países membros da ONU, são 8 países ricos (o G-8) e são 20 países emergentes (G-20). Em uma regra de 3, o Brasil praticamente tem a maioria da maioria e tudo pago por nós, que nunca irá feriar no Haiti, como Lula e outros Ministros.

Agora, com o terremoto que matou a dra. Zilda, o Brasil saiu, novamente, na frente. A Comunidade Européia que manda no país mandou 10 milhões de euros (26 milhões de reais); o Estados Unidos mandou 230 mil dólares (460 mil reais); a ONU mandou 10 milhões de dólares do fundo de emergência (20 milhões de reais) e o Brasil (Lula) mandou sozinho, sem consultar o Congresso ou o Povo, 10 milhões de dólares ou 20 milhões de reais. Pode?

O que o Lula tem no Haiti?

Qual o interesse por aquela Ilha?

O pina, a brasília teimosa, de Recife continua no mangue; a população da Ilha de São Luis continua na merda, principalmente quem vive no mangue à beira do rio anil; as encostas do Rio continuam caindo; a chuva continua alagando São Paulo; Rio Grande do Sul perde pontes; Santa Catarina se afoga; e mande dinheiro para o Haiti.

Morre 2 por dia em São Luis, a mesma média em Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e não tem policia para coibir; tem 1.300 militares no Haiti com todo armamento e com todo o treinamento. Que arrebente o Brasil, diz Lula, diz a merda do PT.

Eu não vou para o Haiti, que Obama se vire, que o Haiti exploda. Está errada este política diplomática e de comercio exterior do Brasil, é preciso mudar, mudar para melhor.

IPTU e IPVA: ÓBVIAS SUGESTÕES DE PAGAMENTO



Óbvio.

O que é óbvio? É aquilo que está na frente de todos e a gente não vê. É o caso de um desafio de se colocar o ovo em pé, em uma superfície lisa, sem molhar, sem pregar, sem colocar nenhum objeto industrial ou artificial. Todo mundo, ninguém conseguiu, veio um velho (idoso, agora no linguajar atual) e pegou um pouco de areia do jardim (objeto natural da natureza) e colocou na superfície lisa e colocou o ovo em pé. Óbvio.

O IPTU é um chamado imposto de competência dos Municípios, chama-se oficialmente imposto sobre propriedade territorial urbana. Ao contrário do que se pensa, pode ser cobrado em locais onde não tenha asfalto ou ruas, basta que tenha poste, escola primária ou posto de saúde em uma distância de até 3 km do imóvel.

O cálculo do imposto é sobre o valor de venda (de mercado) e gira em torno de 0,5 a 1,2% dependendo do preço.

No Brasil todo, a incompetência é geral, a burrice não é exclusiva da Prefeitura de São Luis, o pagamento do IPTU é quase sempre em fevereiro, março de cada ano e, em alguns Municípios, pode ser parcelada em até 10 vezes.

Por que o IPTU não é cobrado pelas letras do nome do proprietário/detentor/posseiro/ocupante, no mês de janeiro A.,B; segue-se o alfabeto até a letra Z, carregando-se no mês de dezembro as 3 letras mudas mas que não são em matérias de nome.

No ano seguinte, começa-se do Z em janeiro e termina-se em A, em dezembro. Quais os inconvenientes? Nos dois primeiros anos, um grupo de contribuintes vai ser sacrificado, mas depois as coisas se ajeitam, bota-se a propriedade em nome de alguém da família que tenha o nome começado com letra que fique no meio do ano. Tal como os rodízios de carro que a gente compra dois, três, com placas diferentes para fugir do mesmo.

Qual a vantagem? A gente não fica sobrecarregado nos primeiros meses.

Vamos para o IPVA. É um imposto de competência dos Estados, chama-se oficialmente de imposto sobre propriedade de veículos automotores. É arrecadado pelo Estado sobre todos os veículos, envolvendo ônibus, caminhões, automóveis, motocicletas, etc... sendo que 50% vai para o Estado e 50% para o Município onde o veículo é emplacado. Veículos que circulam somente em fazendas são isentos, assim como veículos com mais de 20 anos de fabricados e ..... deixa para lá, vamos ao que interessa.

Calcula-se o imposto com base no valor da venda do veículo, variando de Estado para Estado, sendo a alíquota de 1 a 5% do valor, variando conforme espécie e tempo de fabricação.

Se podia cobrar o IPVA pela terminação da placa do veículo, começando em agosto de cada ano: agosto 0,1; setembro 2,3; seguindo-se até dezembro com o 8,9. Óbvio.

Ficaríamos apenas com o IRPF. É o apelido do imposto de renda sobre pessoas físicas. Imposto sobre renda? Vá tomar....

Pois bem, fica a nossa sugestão, o que não pode é o cidadão começar o ano pagando aumento de salário mínimo para empregada doméstica (antes era 1o de maio), agora é janeiro com a demagogia do PT (pilantras), do Lula etc.. ; com o pagamento do IPVA em fevereiro; do IPTU em fevereiro, março; do IPRF em abril; do material escolar em janeiro, fevereiro; pombas é muito pagamento para pouco salário, só roubando...

Os Prefeitos e Governadores poderiam pensar no bem estar do Povo, cuidar do Povo, pensar em todos.

Não é?

TEMPOS MODERNOS OU INVESTIR AONDE?




O imortal Carlitos, Charles Chaplin, fez um filme com este título em 1936, sendo repetido hoje pela televisão Globo em novela que vai ou está rodando.

Antigamente a gente sabia onde passar as férias, a gente podia ir até o Engenho 89, dos Gonçalves, no interior de Timon e assistir filme em Teresina; quem tinha fazenda ia para “Malhada de Cima”, dos Firminos; quem tinha um pouquinho mais, pegava o trem e ia para São Luis, Itapecuru, Caxias; os ricos, eu não me lembro, não os conhecia.

O tempo foi se modernizando, aí veio o sul maravilha, o exterior, a Europa, o mundo.

Hoje com a violência urbana e o terrorismo, a gente não sabe aonde ir, nem onde investir. Um amigo nosso colocou, à disposição, alguns milhões de reais ou dólares ou euros, tudo agora é possível, para investir no turismo e me pediu opinião.

Vamos para o Rio de Janeiro, mar, mulher bonita, serras, ilhas...me disse; cortei dizendo dos deslizamentos de terra e encosta, além dos problemas com os certames internacionais de esportes, como olimpíadas e copa do mundo.

São Paulo, serras, cozinha internacional, mulheres do mundo todo; cortei falando dos seqüestros relâmpagos e, também, nos deslizamentos de terra, enchentes, inundações.

Minas Gerais, igrejas, patrimônio histórico, cozinha; cortei dizendo não ter mar, ter enchentes, deslizamentos de terra, cupim no patrimônio histórico.

Rio Grande do Sul, rio, chimarrão, mulheres altas, churrasco; cortei falando das enchentes, queda de pontes e a gripe suína, vinda do cone sul.

Bahia? Está saturada, muita concorrência e tem foco de dengue crônico.

Santa Catarina? Ninguém conhece, só conhece pelas enchentes, só argentinos gostam.

Porra, me diz Paulo Feitosa e Antonio Carlos Gomes de Souza, os dois sócios bilionários da Mega-Sena e amigos de longa data, aonde vamos investir? Tem que ser no Maranhão, nossa terra, dizem.

Certo, tem mar, tem algumas mulheres bonitas, tem patrimônio histórico, tem cozinha regional, tem carnaval, tem bumba meu boi, disse eu. Fui cortado, lá só tem incompetente na área do turismo, em todos os setores, desde o Governo Federal, Estadual e Municipal, sem contar com os chamados operadores de turismo, agências, hotéis, motéis, pousadas, restaurantes e guias, sem contar com a corrupção.

Quem é o responsável pelo turismo não é o ex prefeito de São Luís, o Palácio, me perguntam? Sim, respondi..... risadas.

Turismo se faz com preços competitivos e baixos, receptividade no embarque, cumprimento das promessas, acolhimento no desembarque, precisão nos horários, taxista, guias, hotéis, motéis, pousadas, restaurantes, horário de funcionamento de museus, locais para espetáculos regionais, apresentações gratuitas, preços baixos, qualidade no atendimento, comida sadia, ambiente familiar, segurança interna e externa, limpeza pública, higiene, informações atualizadas, comercio que supra as necessidades, rede hospitalar compatível e de urgência, transporte limpo e honesto, rede de comunicações rápidas sem quedas e intervalos ou ruídos, rede bancária disponível etc...

Não ouvi mais nada. Uma cidade que o Banco do Brasil em suas máquinas só funcionam até às 21 horas, a maioria em dias normais estão quebradas e sem papel? A cidade suja? Os celulares não funcionam? A internet é discada ou 2 G? Os hospitais de urgência, nem particulares, funcionam; o furto, assalto e homicídio está batendo recordes, chega a igualar com São Paulo, Pernambuco; comida típica pelos olhos da cara; praias interditadas;

Porra!

Tempos Modernos.

O melhor é .......

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

UM PRESENTE NÃO ENTREGUE OU MEU AMIGO EDSON SOUSA



A comparação talvez não seja a melhor mas o perda de um amigo me lembra a perda de um dente, dos cabelos e a mudança de cor dos mesmos. A gente tem tanto dente, mastiga, come tudo e nem se lembra que podem ficar careados, perderem o nervo, adoecerem em virtude de alguma outra infecção nas gengivas e quando a gente vai implantar um novo, não tem mais osso, o osso não pode ser implantado e a gente fica banguela, comendo só de um lado, alimentos moles... aí bate a saudade do dente, do caranguejo, do churrasco.

O mesmo se dá com os cabelos.... pois bem, nesta linha de raciocínio, a gente tem tantos conhecidos e amigos que a gente até esquece de alguns. Quando se perde, bate o remorso de não ter tido mais contacto com o amigo que se foi.

Falo isso para relatar os últimos acontecimentos em relação aos meus amigos. Sabendo que nós estamos na fila para ir para o outro mundo, fazer a passagem, transformar em pó, morrer, virar estrume, desaparecer, tenho tido a preocupação de rever e saber como vão os meus amigos, ou os conhecidos mais íntimos, dependendo do conceito de amigo.

Prevendo as eleições do ano de 2010, liguei para meu amigo Edson Sousa, presidente do Partido da Mobilização Nacional, no Maranhão. Antes, vamos relembrar. O Edson e sua mulher foram meus colegas, sendo que ela era funcionária do IAPAS.

Em 1986, quando da campanha eleitoral para Deputado Estadual, o Edson Sousa viajou comigo pelo interior, pediu votos, participou de Comícios. Logo em seguida havia a possibilidade do meu Partido, o PMB (Partido Municipalista Brasileiro) desaparecer do mapa, como de fato aconteceu, então um colega Deputado Paulo do Rio de Janeiro, que havia sido do PDT, como eu, desgostoso com o tal, queria implantar o PMN no Maranhão.

Pensando em ter nas mãos dois partidos, pedi ao Secretário do PMB, Edson, que assumisse o encargo. Dei-lhe todas as condições, até a instalação oficial no Maranhão. Depois, ele caminhou por conta própria, sempre tendo muita consideração para comigo, chegando a me oferecer a legenda por várias vezes.

Simples, honesto, inteligente, persistente, calmo, preocupado com a Família e sempre pensando em composição, em acordo, Professor Edson Rodrigues Sousa conseguiu levar à família onde está hoje, morando inclusive em local nobre, em residência que, em tempos idos, nunca imaginaria ter. Mas merecia muito mais, porém de origem pobre, sem ter olhos azuis, nem família tradicional, como simples funcionário público, chegou longe.

No final do Governo Municipal de São Luis, com o Prefeito Tadeu Palácio, foi Secretário de Articulação Política. Fui o responsável por levar o Tadeu ao Edson, e este o responsável por filiar Tadeu no PMN, ocasião em que foi eleito Vereador, em tempos idos.

Sim, liguei para o Edson, atendeu sua filha e me disse que o Edson estava bem melhor, apesar de estar na cama, vivendo com balão do oxigênio. Apesar do trauma, do choque, disse que iria o visitar. Fui, no Natal de 2009, com um presente, um elefante, para que colocasse com o rabo/bunda para a porta, para dar sorte.

No dia primeiro de janeiro de 2010, estive entre nove e dez horas, na casa de Edson. Toquei a campanhia várias vezes, como fui sem telefone celular, não me foi possível o contacto. Deixei o presente no carro.

Dia 07 de janeiro de 2010, abro o jornal Imparcial e vejo o convite para a missa de sétimo dia do Edson Rodrigues Sousa, para o dia 8 de janeiro, na Igreja da COHAMA, perto da sua residência.

Estive na missa, rezei, comunhei.

E o presente continuava no carro.

Não há pressa, a gente guarda e entrega para os familiares ou deixa para levar em mãos.

Vá com Deus, amigo Edson, tivemos bons momentos de alegria, de amizade, de carinho, tenho certeza que do lugar onde estiveres, estarás olhando para nós.

Um abraço na família, novamente.

sábado, 9 de janeiro de 2010

CULINÁRIA E SEXO






Quando resolvi fazer as anotações diárias, o chamado blog, pensei em faze-las sem nenhum intervalo e da maneira mais natural, sem nenhuma restrição. Fiz a advertência de que somente maiores de 18 anos poderiam ter acesso e, particularmente, mandei confecionar cartões onde a restrição é para menores de 35 anos. Disse, também, que o acesso seria somente para pessoas inteligentes, pessoas que lêem, concordam ou discordam, mas comentam.

Ledo engano.

Tive poucos comentários, a maioria de maneira verbal/oral e me condenando por ser pornógrafo ou imoral ou dizer palavrões sem necessidade. É a censura que tanto não queria, que sempre evitei em meus artigos de jornais e queria ser autêntico no blog.

Falhei.

Agora mesmo gostaria que o título fosse comer e fuder, com ilustrações de uma farta mesa com comensais e uma bonita cama com um casal fazendo sexo/amor/trepando/fudendo.

Analisemos o meu pensamento, detalhemos as confusões mentais. Imagino que o ato de comer, de apreciar a comida, o alimento, deva ser um ritual. Como ritual difícil ser na casa da gente, há de ser na templo sagrado, na Igreja, ou seja, no Restaurante.

Um Restaurante que seja instalado em local de fácil acesso, com amplo estacionamento e com toda a segurança. A gente não quer chegar cansado, brigar por vaga e ficar preocupado com assalto ou o roubo do veículo.

Tem que ter uma arquitetura agradável, bons ambientes, climatizados em dois graus baixo da temperatura ambiente – igual ao vinho – mesas que comportem um casal, cadeiras firmes e fortes. A mesa tem que ser firme e forte, também, preferencialmente coberta por toalhas de linho, brancas, guardanapos de pano, talheres de prata com detalhes em ouro, podendo, em casos excepcionais, serem de aço inox, novos, sem riscos.

O menu deve ter carnes, peixes, massas e comida regional. Deve ter a carta de bebidas ou de vinhos, bem como a composição de cada prato, o preço, a procedência da bebida e se recebem cartões de crédito e se há cobrança dos 10% do garçom. São informações importantes para que a gente fique despreocupado e não haja vexames no pagar da conta.

Garçons? Podem ser de qualquer idade, de qualquer cor, de qualquer sexo, contanto que tenham bons dentes, estejam limpos, bem barbeados, com gravata borboleta ou fitas, roupas brancas, limpas, bem gomadas e sapatos lustrados. Que ouçam bem, saibam explicar, tenham bom comportamento e sejam extremamente frios. Nada de intimidades, ainda que sejamos íntimos, pois intimidades, como diz qualquer imbecil, só serve para fazer filhos ou para desrespeito.

O serviço há que ser rápido, o garçom deve dizer a estimativa de servir o prato, sem furos. Serve-se pela direita e tira-se pela esquerda, não me lembro bem. Ou ao contrário, esqueci a aula de etiquetas.

Há de fazer o protocolo de abrir o vinho na mesa, colocar algumas gotas, entregar a rolha para gente, ainda que a gente conheça o vinho e todo o ritual, ocasião em que a gente dispensa e pede para encher a taça. A taça tem que ser própria, quer para água, quer para vinho, quer para sucos, sempre de vidro, preferência cristal e muito bem limpas.

O preço é o que menos interessa. Comer é bom, principalmente com uma companhia agradável que você possa conversar, que tenha os mesmos gostos, beba da mesma bebida, tenha comportamento. Não é bom sair para comer só. E se deve comer, sem remorsos, sem medo de engordar, sem medo de morrer, sem horário para terminar, quer na hora do almoço, quer na hora do jantar.

Comer à noite, jantar é sempre melhor que almoçar, talvez pela penumbra da noite que esconde alguns defeitos do ambiente, da comida, do templo/restaurante.

Fuder também é bom. Sexo como diz os puritanos é bom, também a dois, a companhia deve ser agradável, ter os mesmos gostos, saber usar cada parte do corpo, fazer sexo sem remorsos, sem medo, com a proteção necessária, mas sem hora para terminar.

Há de haver um protocolo todo. A cara metade tem que ter uma aparência agradável. Para mim tem que ter cabelos compridos, saber usar a maquiagem, usar vestido, saber usar um salto alto, saber andar, ter comportamento.

As roupas íntimas tem que ser novas, pretas de preferência e rendadas. Sutiã e calcinhas, rendadas e de seda, se puder.

O templo pode ser o quarto do casal/ do motel/do hotel, contanto que seja em ambiente climatizado, também 2 graus abaixo da temperatura ambiente, podendo ser mais frio. Cama larga, firme e forte, colchão de molas, não tão macio, nem duro, lençóis de algodão branco com rendas ou de seda trabalhado nas pontas. Travesseiros e almofadas em quantidade suficiente para as posições sexuais.

Uma música ambiente ou que ambos gostem é salutar, ajuda no momento.

Sem pressa, um banho antes, a veste depois (para a gente despir novamente), partes íntimas depiladas se a buceta/vagina, se a parte de baixo, grandes lábios não forem salientes. Adoro a parte íntima (viu, corrigi) se parece com índia, só um rasgo. A da Glorinha é assim...

Voltemos, os seios podem ser pequenos, médios ou grandes, desde que não estejam muito caídos.

É lógico que a cara metade tem que ser saudável e os dentes, ainda que postiços ou implantados, sejam perfeitos e limpos e brancos. Saiba beijar, não tenha pressa em começar e terminar. Se gostar de sexo oral, divirta-se (divirtam-se), se gostar de sexo anal, não grite ou peça para introduzir o vibrador no parceiro; se gostar de massagem, diga, enfim, faça tudo aquilo que puder, sem arrependimentos, sem preocupações.

Há de ter confiança entre o casal. Se ela gostar de fotos, faça poses, esqueça que você é Ministro e que as fotos podem ir parar na Internet. Ela não é doida para isso, tem ou não tem confiança. Nada de frescuras de “não bata fotos com o meu rosto”, meu marido pode descobrir as fotos, mandar te matar etc..

Se gostar de óleos, pomadas, cremes, objetos etc... agüente, afinal sexo é isso, é prazer a dois. No outro dia, se for o caso, volte a comer em pé na Magalhães de Almeida.

É isso, tentei traçar um paralelo, tentei dizer que tanto para comer, como para fuder, há de ter um ritual, um protocolo, um lugar, alguns tipos de ações para ser perfeito, mas a gente pode esquecer tudo isso e comer sanduíche na Praça Pedro II ou trepar no canto do gabinete, na mesa, no corredor, no banheiro. O fim é o mesmo, a gente fica satisfeito, naquele momento.

Há exceções, por exemplo, a gente fica decepcionado com os motéis, hotéis, o medo de ser assaltado, ser contaminado, ser exposto ou expor as amigas que é melhor comer(fuder) no Escritório, na passadeira específica para isso, onde a gente fica à vontade. A gente se produz mais, tem mais excitação, tem mais prazer, tem mais tempo e sem nenhum perigo. Há as amigas que cobram, querem ir para motéis, se julgam prostitutas fazendo sexo em locais “impróprios”, mas não sabem elas o prazer que me dão quando me visitam no turno vespertino ou dia de sábado e domingo.

O ritual de comer é o mesmo de fuder, tudo praticamente igual, escolha da companhia, local, caracteristicas do local, atendimento, pagamento, etc...pouca diferença.

Quer comentar? Não se acanhe, bote para fora.....

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

UM CONVENTO PARA PEREIRINHA



É para chamar a atenção, melhor seria “Pereirinha vai para o Convento”, não acham? Mas, o assunto é sério. A Câmara de Vereadores da Cidade de São Luis do Maranhão tem, atualmente, 21 vereadores e, em 2012, fará eleição e terá, no mínimo, 31 vereadores, podendo chegar à 33 vereadores.

Ocupam um prédio cedido pela União, pertencente à Receita Federal, na Rua da Estrela, no centro da Cidade de São Luis, no chamado cinturão histórico, Praia Grande, projeto reviver, imóveis tombados como Patrimônio da Humanidade que só podem sofrer, indevidamente, modificações no âmbito interno. Legalmente, não podem fazer nada, só conservar.

Houve uma oportunidade de ser cedida à Câmara, um imóvel na Rua do Egito, pertencente ao Governo do Estado do Maranhão, onde funcionava a Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão que, hoje, funciona no Sítio Rangedor, no Calhau, em um prédio suntuoso, construído Deus sabe como e quanto.

Dizem que muita gente ficou rica com a construção do prédio, mas somente o Tatá Milhomem e o João Evangelista é que podem dizer, pois foram os responsáveis pela dita cuja construção.

Deixemos de divagar. É necessário um imóvel, grande, imponente, funcional, com estacionamento e que seja na área histórica de São Luis. Com essas especificações, somente o prédio da Policia Militar, hoje Convento das Mercês, preenche.

Diante da celeuma em torno da cessão do prédio, diante da possibilidade de vir a ser entregue a uma picaretagem qualquer, diante da falência da Fundação José Sarney ou algo similar (não sei o nome oficial), nada melhor que uma saída honrosa. A Governadora envia mensagem à Assembléia cedendo o imóvel para a Câmara, bem como determinando que se faça as reformas necessárias com o orçamento do Estado.

Isolam uma área para o acervo cultural do Presidente Sarney, no segundo andar, uma ala e o restante será ocupado pela Câmara. Nada muda, apenas que se terá estacionamento para os Vereadores e visitantes, haverá um Plenário condizente com a Câmara, poderá haver um Gabinete para cada Vereador, inclusive se colocando os mais idosos, deficientes, especiais no primeiro andar (térreo) e os demais no segundo andar.

Em um dos salões se poderia colocar o Plenário, com sala da imprensa e TV Câmara.

Não é uma sugestão ou idéia, é a única solução à curto prazo, salvo se idiotas entenderem errado.

Em relação aos eventos, mormente o VALE FESTEJAR, pode continuar no próprio prédio, não perturba os trabalhos da Câmara, pois é à noite.

Quanto aos demais eventos, sugiro que a Prefeitura de São Luis entre no esquema, fica com o Prédio da Receita, onde está a Câmara, coloca a Secretaria de Administração do Municipio de São Luis e no prédio da Secretaria ficaria com os meninos do Convento (escola de música).

Ou, se a Prefeitura não se interessar, o Bulcão fica com o prédio da Receita para o Convento, onde tem lugar, inclusive para festas, coquetéis, etc...

Que me diz? Que me dizem?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

QUE SEGURANÇA?



A Constituição Federal – Papai chamava a maior das Leis – diz no artigo 6o : são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. E segue a demagogia em seu artigo 144 quando anuncia: a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos policia federal, policia rodoviária federal, policia ferroviária federal, policias civis, policias militares e corpos de bombeiros militares. Ah... diz que os Municípios podem criar Guardas Municipais para a proteção de seus bens, serviços e instalações (dos Municípios).

A Constituição do Estado do Maranhão em seu artigo 266 determina: é vedado o uso de qualquer integrante da Policia Militar para serviço de vigilância, guarda e proteção de bens particulares, inclusive de residências não oficiais, de detentores de mandato eletivo e de função pública de qualquer dos Poderes, salvo se no cumprimento de decisão judicial.

Em 2008, sob a direção da atual mulher do Ministro aposentado pelo STJ, Edison Vidigal, a Senhora Eurídice Vidigal, morreram 432 pessoas, melhor dizendo, houve 432 homicídios na Upaon-Açu (São Luis, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar). Um verdadeiro escândalo e uma verdadeira carnificina.

O aparato policial reclamava de recursos, melhorias, etc... O Deputado Raimundo Cutrim, ex Secretário, falava pelos cotovelos na Assembléia.

Muito bem, entramos no ano 2009, sai Eurídice, entra Cutrim.

O jornal A TARDE, do dia 31 de dezembro de 2009, edita na página 3, o seguinte: O combate e a repressão ao crime foi um dos principais alvos do trabalho de Roseana Sarney nesses oito meses. No setor foi feito investimentos tanto em equipamentos quanto em pessoal. Um total de 438 viaturas foram entregues às Polícias Civil e Militar este ano. Entre elas, foram 237 Blazer, 154 Pajero, 20 automóveis (para projetos sociais), 10 Vans e 6 Troller.

Além disso, foram adquiridas ainda 443 coletes à prova de bala, 100 metralhadoras, 200 pistolas, 50 carabinas e 100 pares de algemas.

Para elevar o moral da tropa militar, Roseana assinou o decreto número 26.189, que reduz o interstício dos policiais militares. Um antigo anseio dos policiais militares, traduzido numa proposta encaminhada à governadora pelo comandante-geral da PM Franklin Pacheco, e que foi defendida pelo secretário de Segurança Raimundo Cutrim.

A decisão beneficiou 1.500 PMs, englobando soldados, cabos e sargentos... cai o tempo de permanência para promoção de 10 para 5 anos, no caso do soldado.... no caso do sargento foi reduzido o tempo de 6 para 3 anos.... de sargento para subtenente de 4 para 2 anos.

Em 2009, na grande Ilha, tivemos 557 homicídios, 125 a mais que no ano anterior. Até que rimou, cem, vinte e cinco. Sem o vinte e cinco. É um trocadilho, o partido do Cutrim é o PFL, atual Democratas, cujo número é 25.

Valeu?

Continuemos.

O Comandante da Policia Militar do Maranhão, Coronel Pacheco agraciou, no dia 28 de dezembro de 2009, 100 (cem) pessoas/personalidades com a “mais alta comenda da PMMA”, a medalha Brigadeiro Falcão. E segue a relação, tem desde o Presidente do Brasil José Sarney, passando pelo radialista Roberto Fernandes, até chegar no Prefeito de Cedral e no Presidente da Câmara Municipal de Cedral, afora a Procuradora Geral de Justiça, etc....ah.. o advogado Flávio Trindade do DETRAN.

Será que o Prefeito de CEDRAL e o Presidente da Câmara, coincidentemente, são do mesmo partido (DEM) do deputado Cutrim? São parentes do Cutrim? Vão apoiar Cutrim na reeleição?

Poderia ter agraciado 557 pessoas, colocaria todos os Vereadores da Ilha, Prefeitos, Promotores, Juízes, Desembargadores, Deputados Estaduais e mais os radialistas e jornalistas da área policial e os 100 da cúpula/panelinha. 557 homicidios, 557 medalhas. No próximo ano.....

Pergunto: qual o critério? Amizade, pessoas que ajudam a Policia Militar ou o Deputado Cutrim ou o Policial Pacheco? Ou tem um outro critério, de vizinhança, de grogue, de operações?

Deixemos de lado.

Nos trêsItálico primeiros dia do ano de 2010 morreram 12 pessoas. É dose, com s.

Só para encerrar, sem nenhum comentário. O CNJ mandou que o Tribunal de Justiça devolvesse os Policiais Militares que, salvo melhor juízo, vigiavam as residenciais e lavavam os carros e cachorros para os Desembargadores e Juízes, para o Quartel.

O Tribunal de Contas do Estado, órgão auxiliar do Assembléia – seria suboordinado se esta tivesse moral – tem um Quartel; o DETRAN tem outro; a Assembléia tem outro. Ah.... no Ministério Público tem também um outro Quartel... A Constituição Estadual proíbe, todo mundo sabe, mas os bombeiros e militares ficam à disposição, ganham promoção, ganham gratificação e o povo, se arrebenta.

Enquanto isso, os roubos de carro, furtos, roubos ao patrimônio do cidadão continuam, tanto pelos marginais como pelos agentes políticos se públicos de nosso País. Os homicídios também.

O que fazer?

Outro dia, farei sugestões.

Façam o seu comentário, comentem.