terça-feira, 5 de janeiro de 2010

UM CONVENTO PARA PEREIRINHA



É para chamar a atenção, melhor seria “Pereirinha vai para o Convento”, não acham? Mas, o assunto é sério. A Câmara de Vereadores da Cidade de São Luis do Maranhão tem, atualmente, 21 vereadores e, em 2012, fará eleição e terá, no mínimo, 31 vereadores, podendo chegar à 33 vereadores.

Ocupam um prédio cedido pela União, pertencente à Receita Federal, na Rua da Estrela, no centro da Cidade de São Luis, no chamado cinturão histórico, Praia Grande, projeto reviver, imóveis tombados como Patrimônio da Humanidade que só podem sofrer, indevidamente, modificações no âmbito interno. Legalmente, não podem fazer nada, só conservar.

Houve uma oportunidade de ser cedida à Câmara, um imóvel na Rua do Egito, pertencente ao Governo do Estado do Maranhão, onde funcionava a Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão que, hoje, funciona no Sítio Rangedor, no Calhau, em um prédio suntuoso, construído Deus sabe como e quanto.

Dizem que muita gente ficou rica com a construção do prédio, mas somente o Tatá Milhomem e o João Evangelista é que podem dizer, pois foram os responsáveis pela dita cuja construção.

Deixemos de divagar. É necessário um imóvel, grande, imponente, funcional, com estacionamento e que seja na área histórica de São Luis. Com essas especificações, somente o prédio da Policia Militar, hoje Convento das Mercês, preenche.

Diante da celeuma em torno da cessão do prédio, diante da possibilidade de vir a ser entregue a uma picaretagem qualquer, diante da falência da Fundação José Sarney ou algo similar (não sei o nome oficial), nada melhor que uma saída honrosa. A Governadora envia mensagem à Assembléia cedendo o imóvel para a Câmara, bem como determinando que se faça as reformas necessárias com o orçamento do Estado.

Isolam uma área para o acervo cultural do Presidente Sarney, no segundo andar, uma ala e o restante será ocupado pela Câmara. Nada muda, apenas que se terá estacionamento para os Vereadores e visitantes, haverá um Plenário condizente com a Câmara, poderá haver um Gabinete para cada Vereador, inclusive se colocando os mais idosos, deficientes, especiais no primeiro andar (térreo) e os demais no segundo andar.

Em um dos salões se poderia colocar o Plenário, com sala da imprensa e TV Câmara.

Não é uma sugestão ou idéia, é a única solução à curto prazo, salvo se idiotas entenderem errado.

Em relação aos eventos, mormente o VALE FESTEJAR, pode continuar no próprio prédio, não perturba os trabalhos da Câmara, pois é à noite.

Quanto aos demais eventos, sugiro que a Prefeitura de São Luis entre no esquema, fica com o Prédio da Receita, onde está a Câmara, coloca a Secretaria de Administração do Municipio de São Luis e no prédio da Secretaria ficaria com os meninos do Convento (escola de música).

Ou, se a Prefeitura não se interessar, o Bulcão fica com o prédio da Receita para o Convento, onde tem lugar, inclusive para festas, coquetéis, etc...

Que me diz? Que me dizem?

Nenhum comentário: