segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

QUE SEGURANÇA?



A Constituição Federal – Papai chamava a maior das Leis – diz no artigo 6o : são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. E segue a demagogia em seu artigo 144 quando anuncia: a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos policia federal, policia rodoviária federal, policia ferroviária federal, policias civis, policias militares e corpos de bombeiros militares. Ah... diz que os Municípios podem criar Guardas Municipais para a proteção de seus bens, serviços e instalações (dos Municípios).

A Constituição do Estado do Maranhão em seu artigo 266 determina: é vedado o uso de qualquer integrante da Policia Militar para serviço de vigilância, guarda e proteção de bens particulares, inclusive de residências não oficiais, de detentores de mandato eletivo e de função pública de qualquer dos Poderes, salvo se no cumprimento de decisão judicial.

Em 2008, sob a direção da atual mulher do Ministro aposentado pelo STJ, Edison Vidigal, a Senhora Eurídice Vidigal, morreram 432 pessoas, melhor dizendo, houve 432 homicídios na Upaon-Açu (São Luis, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar). Um verdadeiro escândalo e uma verdadeira carnificina.

O aparato policial reclamava de recursos, melhorias, etc... O Deputado Raimundo Cutrim, ex Secretário, falava pelos cotovelos na Assembléia.

Muito bem, entramos no ano 2009, sai Eurídice, entra Cutrim.

O jornal A TARDE, do dia 31 de dezembro de 2009, edita na página 3, o seguinte: O combate e a repressão ao crime foi um dos principais alvos do trabalho de Roseana Sarney nesses oito meses. No setor foi feito investimentos tanto em equipamentos quanto em pessoal. Um total de 438 viaturas foram entregues às Polícias Civil e Militar este ano. Entre elas, foram 237 Blazer, 154 Pajero, 20 automóveis (para projetos sociais), 10 Vans e 6 Troller.

Além disso, foram adquiridas ainda 443 coletes à prova de bala, 100 metralhadoras, 200 pistolas, 50 carabinas e 100 pares de algemas.

Para elevar o moral da tropa militar, Roseana assinou o decreto número 26.189, que reduz o interstício dos policiais militares. Um antigo anseio dos policiais militares, traduzido numa proposta encaminhada à governadora pelo comandante-geral da PM Franklin Pacheco, e que foi defendida pelo secretário de Segurança Raimundo Cutrim.

A decisão beneficiou 1.500 PMs, englobando soldados, cabos e sargentos... cai o tempo de permanência para promoção de 10 para 5 anos, no caso do soldado.... no caso do sargento foi reduzido o tempo de 6 para 3 anos.... de sargento para subtenente de 4 para 2 anos.

Em 2009, na grande Ilha, tivemos 557 homicídios, 125 a mais que no ano anterior. Até que rimou, cem, vinte e cinco. Sem o vinte e cinco. É um trocadilho, o partido do Cutrim é o PFL, atual Democratas, cujo número é 25.

Valeu?

Continuemos.

O Comandante da Policia Militar do Maranhão, Coronel Pacheco agraciou, no dia 28 de dezembro de 2009, 100 (cem) pessoas/personalidades com a “mais alta comenda da PMMA”, a medalha Brigadeiro Falcão. E segue a relação, tem desde o Presidente do Brasil José Sarney, passando pelo radialista Roberto Fernandes, até chegar no Prefeito de Cedral e no Presidente da Câmara Municipal de Cedral, afora a Procuradora Geral de Justiça, etc....ah.. o advogado Flávio Trindade do DETRAN.

Será que o Prefeito de CEDRAL e o Presidente da Câmara, coincidentemente, são do mesmo partido (DEM) do deputado Cutrim? São parentes do Cutrim? Vão apoiar Cutrim na reeleição?

Poderia ter agraciado 557 pessoas, colocaria todos os Vereadores da Ilha, Prefeitos, Promotores, Juízes, Desembargadores, Deputados Estaduais e mais os radialistas e jornalistas da área policial e os 100 da cúpula/panelinha. 557 homicidios, 557 medalhas. No próximo ano.....

Pergunto: qual o critério? Amizade, pessoas que ajudam a Policia Militar ou o Deputado Cutrim ou o Policial Pacheco? Ou tem um outro critério, de vizinhança, de grogue, de operações?

Deixemos de lado.

Nos trêsItálico primeiros dia do ano de 2010 morreram 12 pessoas. É dose, com s.

Só para encerrar, sem nenhum comentário. O CNJ mandou que o Tribunal de Justiça devolvesse os Policiais Militares que, salvo melhor juízo, vigiavam as residenciais e lavavam os carros e cachorros para os Desembargadores e Juízes, para o Quartel.

O Tribunal de Contas do Estado, órgão auxiliar do Assembléia – seria suboordinado se esta tivesse moral – tem um Quartel; o DETRAN tem outro; a Assembléia tem outro. Ah.... no Ministério Público tem também um outro Quartel... A Constituição Estadual proíbe, todo mundo sabe, mas os bombeiros e militares ficam à disposição, ganham promoção, ganham gratificação e o povo, se arrebenta.

Enquanto isso, os roubos de carro, furtos, roubos ao patrimônio do cidadão continuam, tanto pelos marginais como pelos agentes políticos se públicos de nosso País. Os homicídios também.

O que fazer?

Outro dia, farei sugestões.

Façam o seu comentário, comentem.

Nenhum comentário: