segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A DUVIDA: SERÁ LOLA MELNICK?

LOLA MELNICK NO GOOGLE, NA RÚSSIA

LOLA MELNICK NA PLAYBOY, NO BRASIL





Acho que há diferenças nos seios e na vagina....

sábado, 27 de dezembro de 2014

DESEJOS DE 2015

Ano novo, vida nova.
2015, não quero nada para mim, quero para os outros.
Começo com a saúde, para a minha Mãe Teresa, meus Irmãos Rubenita, Melquisedeque, Francisco e Maria das Graças. Para minha mulher Lucia e sua Mãe Maria. 
Vontade para os filhos Alex que deixe de ser oficial de justiça e vire Juiz, Desembargador, Ministro.Que a Fernanda deixe de ser barnabé e vire Juiz, Desembargador, Ministro.
Na área familiar só.
É PRECISO SENSIBILIDADE E RESPEITAR A VONTADE DOS PAIS.
Na área profissional que os Magistrados recebam humildade, se lembrem que não são imunes, são, apesar de não parecer, humanos. Bala mata. Doenças aparecem em si e em seus familiares, câncer, AVC, enfarte,  aids, e tantas outras doenças; acidentes acontecem com veículos e a violencia não pode ser evitada, assaltos, sequestros, estupros, etc...
E se lembrem que os Advogados os defendem quando são instados pelas corregedorias ou pelo CNJ.
Que os funcionários do Judiciário tenham a consciência de sua importância e não importância. São meros ajudantes, podem ser substituídos por qualquer um, mas servem para obstruir o processo como um todo. Aqueles insatisfeitos, sejam agraciados pela iluminação divina e sejam aprovados em outros concursos em que se sintam bem e deixem vagos os seus cargos para quem gosta da área.
É PRECISO EDUCAÇÃO PARA O POVO, EDUCADO NÃO HAVERÁ MAIS NECESSIDADE DE JUDICIÁRIO POIS OS CONFLITOS SERÃO RESOLVIDOS ENTRE AS PARTES.
Na área social, forneça Senhor Deus, educação aos habitantes para tudo, em especial aqueles que usam bancos, que se conscientize que os caixas eletrônicos, as filas de banco, as filas de médico, as filas em qualquer lugar, primeiro lugar os cadeirantes e deficientes físicos, depois os idosos, em seguida as gestantes e por último as mães acompanhadas de filhos menores e finalmente os jovens, as pessoas que não se enquadram nas quatro primeira. Não existe caixa ou local para os prioritários, todos os caixas são para deficientes, idosos, gestantes e mãe com filhos menores.
Que os imbecis, também chamados de gerentes, mormentes de bancos que se julgam acima de todos, escravos de regulamentos, regras e quando se aposentam, se aposentam, passam fome... geralmente morrem de câncer ou loucura .... fui bancário durante 8 anos, mas tive a coragem de deixar o BNB com seus 17 salários anuais.... voltando aos imbecis gerentes, que atendam bem os clientes, que tirem os caixas exclusivos de segregação tipo judeus no holocausto ... que orientem o público das prioridades dos idosos e demais.
É PRECISO INVESTIR EM TECNOLOGIA, INSTALAR CAIXAS ELETRONICOS OU DISPONIBILIZAR CELULAR COM PROGRAMAS BANCÁRIAS ALÉM DE DESCENTRALIZAR BANCOS, INSTITUIR BANCOS REGIONAIS OU LOCAIS.
Que o povo tenha educação e obedeça aos sinais de trânsito, em especial, no estacionamentos reservados aos idosos e deficientes. Mesmo sendo idoso, o idoso precisa de um selo para estacionar, usar a vaga. O mesmo quanto ao deficiente. Há uma regulamentação, não basta chegar e dizer tenho 70 anos, sou idoso, posso usar... não pode.
É PRECISO UMA CAMPANHA INTENSA, NAS ESCOLAS, NAS RÁDIOS, NAS TELEVISÕES, NA RUA, NOS ESTACIONAMENTOS PARA QUE A LEI SEJA OBEDECIDA.




segunda-feira, 17 de novembro de 2014

EMANOEL VIANA: TARTARUGA OU JABOTI?

EMANOEL VIANA: TARTARUGA OU JABOTI?:   Tanto faz, a diferença é que a primeira pode viver e gosta de viver em água, o segundo só vive na terra, mas ambos tem a mesma estru...

TARTARUGA OU JABOTI?




 Tanto faz, a diferença é que a primeira pode viver e gosta de viver em água, o segundo só vive na terra, mas ambos tem a mesma estrutura física, o desenho, o casco e isso é o que importa aqui.

Tartaruga, na verdade, no primeiro momento, me lembra uma Ótica que havia ali no Mercado Central, no Centro de São Luís. Até bem pouco tempo ainda existia para consertos de óculos.

Mais tarde vieram as tartarugas ninjas, filme de bastante sucesso entre os jovens. E por último me vem a lembrança dos que criava em casa, no Maranhão Novo e que, por motivo de espaço, de terra, de quintal, doei para um cunhado que, segundo depois soube, comeu em um cozido.

Pois bem, a história é sobre o casco da tartaruga ou do jaboti.

O casco de navio faz com que o animal, uma vez virado, ou seja, colocado a parte côncava para baixo e a reta para cima, ficando com os pés sem sustentação, pode até morrer pois não tem como se virar sozinho.


Triste, mas verdadeiro.

Se bem que alguns se mexem tanto que conseguem se virar e escapar da morte.

E olhando-os, me lembrei de alguns ingratos na vida ou, simplesmente, pessoas desligadas do mundo real e que vivem o mundo real mais que nós mesmos.

Pessoas que encontrei na vida, caminhando devagar, em frente, mas sem enxergar o fim, o rumo. Pessoas que estavam com o casco virado, de pés para cima.

Dando uma de Deus, autorealização, complexo, vaidade, sei lá o quê, a gente desvirou, mostrou o caminho, deu o primeiro empurrão, e aí sabendo o caminho o percorreram ou o percorrem até hoje. Sempre em frente, sempre com sucesso, sempre caminhando, sempre subindo.

Aí a gente se pergunta: se eu não tivesse desvirado, teria sobrevivido? Talvez, com o calor ou o frio, o instinto de sobrevivência, o mexer das patas, o vento, a chuva, sei lá o quê, poderia ter feito aquilo que nós fizemos.

Mas, magoa, magoa ... mesmo assim, continuo a desvirar os cascos das tartarugas e dos jabotis que encontro ... e vou continuar sempre ... e as mágoas também continuarão ...

Dói mais quando a gente encontra as tartarugas e os jabotis que, embora nos reconhecendo, ainda nos mordem ...

Ou não reconhecem...

É a vida, doce vida!


18.11.2014

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

EMANOEL VIANA: OS NÓS DA VIDA .... OU A VIDA QUE NOS DÁ NÓS...

EMANOEL VIANA: OS NÓS DA VIDA .... OU A VIDA QUE NOS DÁ NÓS...: Confesso que foi de repente, estava amarrando uma árvore em uma estaca para que voltasse a ficar reta pois havia caído, virado para um ...

OS NÓS DA VIDA .... OU A VIDA QUE NOS DÁ NÓS...



Confesso que foi de repente, estava amarrando uma árvore em uma estaca para que voltasse a ficar reta pois havia caído, virado para um lado e poderia morrer. Como não nasceu torta - pau que nasce torto não tem jeito, morre torto - ajudei a voltar ao seu status original. Ou posição, como queiram.

Ao invés de amarrar a estaca, amarrei o próprio cordão, fazendo um nó. Como não interrompia qualquer outro nó, amarrei na estaca e fiquei a pensar no nó.

Um cordão reto, liso, bonito, de repente, sem querer, você dá um nó. Aí, o que faz? Se tiver paciência e tempo, o certo, o correto é desamarrar, desatar o nó e deixar o cordão liso novamente, tendo o começo do cordão e o fim do cordão, sem nós.


Na física, dizem que o caminho mais curto entre dois pontos é uma reta. Uma reta, sem curvas, sem nós.

Tal como a vida.

Pensei.


Pensei então: quantos nós a gente dá na vida e não desata? Vai deixando, vai passando por cima, e colocando um nó sobre o outro.
Uma mágoa sobre a outra, um assunto não resolvido sobre o outro, um projeto começado e nunca terminado, um curso, um casamento, um emprego, uma amizade, um um um ....

De repente não há mais amizade, não há mais clima, não há mais tempo para desatar, a vida se tornou um nó grande e a gente morre amarrado, ou, amarrado se morre.
Já pensaste sobre o assunto?

Desatas ou continuas dando nós?

Qualquer que seja tua vida, pense nos nós da vida.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

EMANOEL VIANA: SE....

EMANOEL VIANA: SE....: Fiquei imaginando as desculpas e mais desculpas sempre utilizando a palava SE, daí resolvi hipotetizar, há na área profissional, na área ...

SE....



Fiquei imaginando as desculpas e mais desculpas sempre utilizando a palava SE, daí resolvi hipotetizar, há na área profissional, na área familiar, na área social enfim em todas as áreas. A mulher não quer fazer sexo e alega:

...se eu não fosse tua Avó
...se eu não fosse tua Mãe
...se eu não fosse tua Tia
...se eu não fosse tua Irmã
...se eu não fosse tua Filha
...se eu não fosse tua Sobrinha
...se eu não fosse tu Prima
Se, sempre o se...
...se eu não trabalhasse contigo
...se eu não fosse tua colega
...se eu não fosse tua secretária
...se eu não fosse tua chefe
...se eu não fosse ministra
...se eu não fosse presidente
...se eu não fosse desembargadora
...se eu não fosse juíza
Se, sempre o se ...
...se eu não fosse evangélica
...se eu não fosse casada
...se eu não fosse solteira
...se eu não fosse virgem (ouvi, tempos idos)
...se não fosse pedofilia
...se meu filho não soubesse
...se minha mãe não soubesse
...se meu pai não soubesse
...se vovó não soubesse
...se meu irmão não soubesse
Se, sempre o se...
,..se tu não fosses rico
...se tu não fosses pobre
...se tu não fosses jovem
...se tu não fosses velho
...se tu tivesses o pênis menor
...se tu tivesses o pênis maior
...se tu tivesses o pênis mais fino
...se tu tivesses o pênis mais grosso
...se tu me chupasses
Se, sempre o se ...
... se eu não estivesse menstruada
... se eu não estivesse fazendo tratamento
... se eu não fosse feia
...se eu não fosse magra
... se eu não fosse gorda
... se meus seios fossem duros
... se eu gostasse de homem
... se eu gozasse
... se eu pelo menos bebesse
... se tivesse uma carreira
... se tiver uma pedra
... se tiver um fininho
Se, sempre o se ....
... se tu não fosses gordo
... se tu não fosses magro
... se tu não fosses negro
... se tu fosses mais negrinho
.... se fosse em um motel
... se não fosse no escritório
... se fosse só nós

Enfim, qual é o teu SE? Se tens se, me esqueces, não me procures, não te aproximes, não me queiras conhecer, não se deixes conhecer ...
Fiques com o SE 





sábado, 18 de outubro de 2014

EMANOEL VIANA: UM A .. MO ... R DE AMIGA... ou TRIBUTO A MOEMA A...

EMANOEL VIANA: UM A .. MO ... R DE AMIGA... ou TRIBUTO A MOEMA A...: Moema de Castro Alvim Conheci quando? Confesso, não me lembro, tenho fotos dos anos 70, acho que foi em reuniões de minha Mulher ...

UM A .. MO ... R DE AMIGA... ou TRIBUTO A MOEMA ALVIM



Moema de Castro Alvim


Conheci quando?

Confesso, não me lembro, tenho fotos dos anos 70, acho que foi em reuniões de minha Mulher nos Encontros Médicos ou Cursos de Extensão da Universidade, não consigo me situar.

Estou tentando ver se tenho mais fotos salvas dela com a gente, ainda que não juntos.

Inicialmente como Professora Moema, depois como Irmã de Aymoré e por último como a quem tinha como Marido o Franssoufer.

Durante estes anos todos, nunca tivemos qualquer intimidade física, sempre nos cumprimentamos normalmente, conversamos, rimos, trocamos idéias e piadas.

Sempre acompanhei, vi seu empenho em divulgar o Franssoufer, companheiro leal e fiel, razão de meu respeito, até no último dia de vida. Vi a dedicação como Irmã, vi a dedicação como Tia. Vi a sua excelente dedicação como Filha. Os 100 anos de sua Mãe foram históricos.

E nós comparecemos. Eu e Lúcia.

Olhei a sua trajetória, desde quando professora até como aposentada no seu SEBO, inicialmente na Rua do Egito, depois na Sete de Setembro. Nunca, aliás, fui,  ao Papiros, minto fui uma vez a visitar como proprietária do sebo, entrei, olhei e saí.

Mulher simpática, agradável aos olhos, com uns quadris que chamavam a atenção, inclusive a minha, por muitas vezes. Devia ter dito, mas pelo respeito e por não se interpretado de outra maneira, nunca disse. Digo agora.

Mas, o fundamental de tudo, foi a aproximação mental, a cumplicidade ideológica, a intimidade e convergência de pensamento. Mulher inteligente que chegou à Academia Pinheirense de Letras e que demonstrou, nos últimos anos, aqui, no face, a sua independencia, sua maneira de pensar, sua inteligência clara, lúcida e moderna, apesar dos seus mais de 50 anos e muitos meses de vida.

Todo dia ela posta o que havia de melhor no mundo das artes, da politica.

Dizia a nós o dia era dedicado a quem.

Dizia a nós que o dia seguinte era dedicado a quem.

Mostrou que uma Idosa podia usar, e usar bem, a chamada novas tecnologias, como o computador, o messenger, o facebook, dando um lição de vida e mostrando que quando se quer, se pode.

Foi-se, fisicamente.

Fica, no dia a dia, na mente, na memória, nas lembranças.

Este face, nunca mais será o mesmo sem Moema.

Onde quer que vá, tenho certeza que irá modificar o meio ambiente.

Abraços Moema. Abraços Francisco de Sousa Ferreira, abraços Aymoré.

Ficamos aqui, tristes e chocados.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

EMANOEL VIANA: NOMES DE MULHER EM MÚSICAS...

EMANOEL VIANA: NOMES DE MULHER EM MÚSICAS...: Passei uns dias tentando me lembrar quais as músicas que tinham no título, o nome de mulher.  E comecei a relacionar, sozinho. ...

NOMES DE MULHER EM MÚSICAS...


Passei uns dias tentando me lembrar quais as músicas que tinham no título, o nome de mulher. 

E comecei a relacionar, sozinho.

Hoje, pela manhã, no Escritório, esperando uma Santa - que não compareceu - pedi ajuda a minha Amiga, também Secretária Rosa Dias Feitosa. Arrolamos mais algumas.

De repente, me lembrei do google e coloquei a pergunta, o google me trouxe um site www.mundogump.com.br/top-200, que relaciona 200 músicas e, pasmem, com gravações feitas no ytube onde o cidadão se pode deleitar com o som. Gostei.

Para não perder a oportunidade, mostro o que consegui, antes da pesquisa.

Consegui me lembrar de CAROLINA, do Chico Buarque de Holanda; AMÉLIA, do Ataulfo Alves; MARINA e DORA, do Dorival Caymi; MARIA, do Ary Barroso; SEVERINA chic-chic, do Genival Lacerda; ANNA JÚLIA, dos Los Hermanos; ROSINHA e LADY LAURA, de Roberto Carlos; Comadre SEBASTIANA, no pisa da fulô, de João do Vale; LILIAN, de Nilton Cesar; SANDRA ROSA MADALENA, do Sidney Magal; MADALENA, de Elis Regina; MARIA BETHÃNIA, de Nelson Gonçalves.

MARIA MARIA, de Milton Nascimento; ROSA MORENA, de João Gilberto; RITA, de Chico Buarque; YOLANDA, do Chico Buarque; FLORENTINA, do Tiririca; IRACEMA, de Adoniran Barbosa; CONCEIÇÃO, de Cauby Peixoto; LEILA DINIZ, de Martinho da Vila; MARIA HELENA, de Nelson Gonçalves.

Na verdade, as músicas tem, algumas, autores diferentes dos citados, mas ficaram como se fossem dos cantores, daí ter relacionado assim.

Pois bem, para completar, chegando em casa e contando a novidade. Minha Filha, Maria Fernanda, chega para mim e diz: tem uma música com o nome de todas as mulheres. Quer ver?

E me mandou, via whatsapp, uma música com o título de TODAS ELAS NUM SÓ SER. A música relaciona um se número de mulheres que foram nome de música.

E eu querendo ser original!

Pergunto então, você que está me lendo - se tiver alguém - se lembra de música com nome de homem? Se se lembrar, relacione aqui, comente. 

Obrigado.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

EMANOEL VIANA: SERIADO CHAVES ou AS MENSAGENS POLITICAMENTE INCOR...

EMANOEL VIANA: SERIADO CHAVES ou AS MENSAGENS POLITICAMENTE INCOR...: Há, na televisão aberta brasileira, um seriado chamado CHAVES, destinado ao público infantil e que faz sucesso desde os anos 70. É uma ...

SERIADO CHAVES ou AS MENSAGENS POLITICAMENTE INCORRETAS


Há, na televisão aberta brasileira, um seriado chamado CHAVES, destinado ao público infantil e que faz sucesso desde os anos 70. É uma produção mexicana e que tem personagens já incorporados no dia-a-dia dos brasileiros.


Aparentemente inocente, sem muitos gastos, a produção fez apenas dois pátios e alguns cômodos, como a casa (?) de alguns dos personagens.

Há, no seriado, a chamada Bruxa do 71, que não sei o nome, uma idosa que vive sempre arrumada, tem família na Cidade, mas vive só e de rendas, deve ser viúva e tem uma queda, paixonite, pelo Senhor Madruga.



Senhor Madruga é um cidadão que vive de bicos, não trabalha, tem filha menor que estuda mas se mistura com os meninos da vila. Não brinca de bonecas. O Senhor Madruga fuma cigarros, na presença dos meninos e em qualquer lugar.

Não trabalha, nem se esforça, além de ser quase analfabeto, sabe das coisas da vida, mas não tem instrução nenhuma.

E é péssimo exemplo de mau pagador, vive sempre devendo o aluguel e enrola o proprietário, o Senhor Barriga.

O mesmo péssimo exemplo é dado pelo Professor, imagine, Professor Girafá, aparentemente solteiro que é apaixonado pela mãe de um aluno seu, o Kiko. 



Esse Professor vive fumando inclusive em sala de aula, no patio, na vila ou mesmo quando visita Kiko e sua Mãe, D. Florinda.

O Professor não mora na Vila.
Morando na Vila, com o filho Kiko, D. Florinda vive para casa, tem dinheiro para pagar suas despesas, seu aluguel. Aparentemente recebe uma pensão alimenticia do pai do Kiko. Ou faz programas noturnos como prostituta pois passa o dia todo com cabelo no bobs, presumindo que são para deixar os cabelos bonitos, quando precisa. 

Usa, também, saltos altos e não há explicação óbvia.

O seriado não entra em detalhes.

Aí vem o personagem central, um menor de rua, morando na vila, dentro de um barril. Não tem pai, nem mãe. Não tem banheiro, escova de dentes, vaso sanitário ou roupas. Vive comendo o que dão, não se olha onde faz as necessidades fisiológicas, ou higiene pessoal.

Não se olha também os hábitos alimentares ou quantas refeições faz.

Estuda, no mesmo colégio dos outros, de Kiko e de Chiquinha. 

Apanha, sempre, do malandro Senhor Madruga, o que vive fugindo do Senhor Barriga, dono da Vila.
.
Não há Vigilância Sanitária ou Conselho Tutelar para ver a situação do menor Chaves.

Ah.. ia esquecendo da Chiquinha, filha de Senhor Madruga, aquela que não brinca de bonecas e brinca com os colegas Kiko e Chaves.


Esse é o seriado, todos veem, todos riem.

Insinua a prostituição, sela a separação judicial, o abandono de Idosos, falta de oportunidades e empregos, estimula a agressão a menores,  estimula também o uso do fumo.

E o seriado passa no horário diurno.

Sem censuras.

Só eu vi isso tudo?



terça-feira, 30 de setembro de 2014

EMANOEL VIANA: EITA PORRA! Ou a formatura do meu Sobrinho Xará......

EMANOEL VIANA: EITA PORRA! Ou a formatura do meu Sobrinho Xará......: Pois bem . Normalmente não posso sair à tarde de casa pois não tem empregados, e minha Mulher não pode ficar só. Mas, no mes de setem...

EITA PORRA! Ou a formatura do meu Sobrinho Xará....






Pois bem.



Normalmente não posso sair à tarde de casa pois não tem empregados, e minha Mulher não pode ficar só. Mas, no mes de setembro, em virtude das férias da titular Malu, veio a antiga empregada Nazaré quebrar o galho. Idosa, dorme conosco, no antigo quarto de empregada.


Por volta das 16.30 horas recebo uma mensagem e leio. Diz: Tio sou eu, Emanoel. Ligo, ele me diz que é o dia da Formatura - me convidou no começo do ano para ser Padrinho - e que seria as 17 horas. Voando visto o primeiro terno, passo na Extrafarma, tiro dinheiro no Banco 24 horas e desço para o tal bufet Estrutura na Rua do Aririzal.

No meio da rua, acreditem, residencias de um lado e do outro, e em frente, tem um posto de gasolina. Pergunto pela a Estrutura e o funcionário manda seguir em frente. Olhando vejo um salão com o nome de strutura, sem o E. Páro o carro encima da calçada e atravesso a rua. O vigilante, porteiro, diz que tem um estacionamento na mesmo rua, mais embaixo. Vou lá, uma esculhambação, construção, academia, nossa. Volto e estaciono na vaga dos visitantes de um dos muitos Condomínios e vou andando.

Por volta das 17.30 o meu Sobrinho Emanoel chega, com sua Esposa e sua filha, mocinha bonita, jovem e que desperta instintos outros. Não em mim.

Aí, no salão, começa a chegar gente.

Chega gente, chega gente. 

Resolvemos sair para tomar um suco, ao lado, em uma lanchonete. Depois de tomarmos, voltamos, aí cheio demais.

Ficamos conversando até melhorar. Quanto entramos, já havia entrado a sua turma. Ficou ao lado de sua turma e eu, em pé, fiquei no meio do salão, no tapete vermelho.

De um lado, os formandos... do outro, os convidados, um monte de mal educados.

Passei 2 horas em pé, e com mais de 60 anos, não apareceu um filho da puta que oferecesse uma cadeira. Na mesa havia 3 cadeiras vazias, quase que ia lá e me apresentava como Deputado Constituinte, portanto representando o Legislativo. Também ninguém da mesa se pronunciou, se estivesse dirigindo e vendo um velho no tapete vermelho, teria mandado um emissário e uma das cadeiras. 

Tudo bem.

Juramento da primeira turma até a quinta turma. Cinco juramentos. Depois, grau para cinco turmas. Depois, discurso de cinco oradores. Calor, flash, confusão, e eu em pé.

Discurso do Professor representante da Reitora da Universidade que, pelo nome, deve ficar em Goiás. 

E deve ser reconhecida pelo MEC, tomara.

É reconhecido pelo MEC os cursos da TV, digo, da Universidade Anhaguera?

Depois de tudo, o encerramento.

O professor diz, está encerrado, pronto.
Foi a formatura.

Salão pequeno, poucas cadeiras, sem água, sem café, sem médico, sem ventilação, calorento com os ar condicionado.

Estacionamento uma merda.

A Rua Aririzal se devia chamar de Xirizal, é uma buceta, carros de um lado e do outro. Calçadas quebradas e de todo tamanho. Comércio misturado com Condomínios, com posto de gasolina e construções.

Puta de que pariu.

Essa foi a formatura do meu Sobrinho Emanoel Viana.




sexta-feira, 26 de setembro de 2014

EMANOEL VIANA: ASPECTOS DA RELIGIÃO ou MISSA DE UM ANO DO CUNHADO...

EMANOEL VIANA: ASPECTOS DA RELIGIÃO ou MISSA DE UM ANO DO CUNHADO...: Sou Católico, devidamente batizado duas vezes, no nascimento e na crisma, todos em Timon.   Casei na Igreja Católica, batizei meus ...

ASPECTOS DA RELIGIÃO ou MISSA DE UM ANO DO CUNHADO



Sou Católico, devidamente batizado duas vezes, no nascimento e na crisma, todos em Timon. 

Casei na Igreja Católica, batizei meus filhos na Igreja, frequento, participo, efetuo doações etc... como Católico da Igreja Apostólica Romana.

No decorrer do tempo perdi alguns de meus afilhados para as Igrejas Protestantes, também apelidas de Evangélicas. Até minha filha virou Evangélica, tem o seu Deus.

Mas, o assunto aqui é outro, é comentário sobre algumas manifestações das Igrejas, em especial, a Católica.

No dia 25 de setembro de 2014 fizemos a Missa em intenção da Alma do meu cunhado, o Luis Fernando de Sousa Bastos na Igreja Católica do São Francisco, no bairro do São Francisco. Marcada para 19 horas, começou com atraso. Boa Missa, coincidentemente a abertura dos festejos de São Francisco.

É aqui que começo as minhas observações. A Igreja cobra R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) para colocar o nome do morto na lista das intenções. Um absurdo, devia ser, no mínimo, uns R$ 50,00 (cinquenta reais) ou não cobrar nada.

Depois disso, sei do preço por ter incluído minha Tia Conceição (6 meses de morta) na missa. Depois vem o barulho do pátio interferindo, de certa forma, na Missa.

Com rito diferente, a missa contou, no meio do rito, com a presença de meninos da Comunidade. 

Entraram um com um cordão na cabeça, pardo; uma mocinha com vestimenta árabe ou judia, parda; um garoto negro de vermelho, capa de batman; um outro vestido de Anjo; o último com vestimenta , acho que era tipo da mocinha, São Francisco. Pois bem, entraram e, em nenhuma aviso, pensei olhando os garotos, deve ser São Francisco com alguns ligados a sua história. O rei, a rainha, o diabo, o anjo e São Francisco.
Aí veio a explicação: São João Batista, Maria Mãe de Jesus, Jesus, o Anjo e São Francisco.

Veja o que é preconceito, cultura, costume. Só pelo fato de ser negro e estar de vermelho com capa, pensei que era o Diabo. E era Jesus!

Continuou o Missa. Fila na hora da Comunhão, desisti de comungar.

No final, o padre faz algumas colocações.

Diz que tem camisas para vender, que a platéia não está toda encamisada, que tem adesivos para carros, que os carros adesivados terão direito a vaga no pátio etc...

Lamentável, a que ponto chegamos na religião.


Todas as seitas, todas as religiões, todas as Igrejas fazem propaganda, não se sustentam, são obrigadas a fazer eventos, bingos, vender imagens, vender serviços ... vender Deus. 

Que diabo é isso?

O cidadão ia para a Igreja para falar com Deus, fazer confissão, se comungar ... agora não, vai se mostrar, dar dízimo, cantar, ler, ser participante dos atos, aparecer.

Deus não precisa de Igreja, precisa de Amor.
Ame ao próximo como a si mesmo. Faça o bem e não olhe a quem.
Pronto... eis os ensinamentos do ser superior que a gente acredita ser Deus.
Boa Noite.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

EMANOEL VIANA: A IMAGEM DO MORTO

EMANOEL VIANA: A IMAGEM DO MORTO:   A Constituição Federal Brasileira protege o Cidadão brasileiro em quase todos os aspectos, basta ler o Artigo 5º e 7º que são os m...