quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SERIADO CHAVES ou AS MENSAGENS POLITICAMENTE INCORRETAS


Há, na televisão aberta brasileira, um seriado chamado CHAVES, destinado ao público infantil e que faz sucesso desde os anos 70. É uma produção mexicana e que tem personagens já incorporados no dia-a-dia dos brasileiros.


Aparentemente inocente, sem muitos gastos, a produção fez apenas dois pátios e alguns cômodos, como a casa (?) de alguns dos personagens.

Há, no seriado, a chamada Bruxa do 71, que não sei o nome, uma idosa que vive sempre arrumada, tem família na Cidade, mas vive só e de rendas, deve ser viúva e tem uma queda, paixonite, pelo Senhor Madruga.



Senhor Madruga é um cidadão que vive de bicos, não trabalha, tem filha menor que estuda mas se mistura com os meninos da vila. Não brinca de bonecas. O Senhor Madruga fuma cigarros, na presença dos meninos e em qualquer lugar.

Não trabalha, nem se esforça, além de ser quase analfabeto, sabe das coisas da vida, mas não tem instrução nenhuma.

E é péssimo exemplo de mau pagador, vive sempre devendo o aluguel e enrola o proprietário, o Senhor Barriga.

O mesmo péssimo exemplo é dado pelo Professor, imagine, Professor Girafá, aparentemente solteiro que é apaixonado pela mãe de um aluno seu, o Kiko. 



Esse Professor vive fumando inclusive em sala de aula, no patio, na vila ou mesmo quando visita Kiko e sua Mãe, D. Florinda.

O Professor não mora na Vila.
Morando na Vila, com o filho Kiko, D. Florinda vive para casa, tem dinheiro para pagar suas despesas, seu aluguel. Aparentemente recebe uma pensão alimenticia do pai do Kiko. Ou faz programas noturnos como prostituta pois passa o dia todo com cabelo no bobs, presumindo que são para deixar os cabelos bonitos, quando precisa. 

Usa, também, saltos altos e não há explicação óbvia.

O seriado não entra em detalhes.

Aí vem o personagem central, um menor de rua, morando na vila, dentro de um barril. Não tem pai, nem mãe. Não tem banheiro, escova de dentes, vaso sanitário ou roupas. Vive comendo o que dão, não se olha onde faz as necessidades fisiológicas, ou higiene pessoal.

Não se olha também os hábitos alimentares ou quantas refeições faz.

Estuda, no mesmo colégio dos outros, de Kiko e de Chiquinha. 

Apanha, sempre, do malandro Senhor Madruga, o que vive fugindo do Senhor Barriga, dono da Vila.
.
Não há Vigilância Sanitária ou Conselho Tutelar para ver a situação do menor Chaves.

Ah.. ia esquecendo da Chiquinha, filha de Senhor Madruga, aquela que não brinca de bonecas e brinca com os colegas Kiko e Chaves.


Esse é o seriado, todos veem, todos riem.

Insinua a prostituição, sela a separação judicial, o abandono de Idosos, falta de oportunidades e empregos, estimula a agressão a menores,  estimula também o uso do fumo.

E o seriado passa no horário diurno.

Sem censuras.

Só eu vi isso tudo?



Nenhum comentário: