quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LEIS E ÓRGÃOS INÚTEIS


O Código Eleitoral (lei 9.504/97 e suas alterações, no caso Lei 12.034/2009) determina em seu artigo 37 que nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do Poder Público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum... é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza....

Nas chamadas "agendas" dos candidatos a gente ouve dizer que fulano vai fazer propaganda na Universidade, na CAEMA, na CEMAR, no Porto, enfim em todo lugar público, ou concessão pública.

CADÊ O Tribunal Regional do Maranhão?

Tem mais: O Parágrafo 5, deste mesmo artigo diz: "nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como muros, cercas e tapumes divisórios, não é permitida a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza, mesmo que não lhes cause dano.

Em toda rotatória e nos meios-fios desta Cidade, tem propaganda. Cadê o TRE/MA?

Diz o Código Nacional de Trânsito.

Art. 227 – Usar buzina: I – em situação que não a de simples toque breve com advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos; II – prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto; III – entre as vinte e duas e as seis horas; IV – em locais e horários proibidos pela sinalização; V- em desacordo com os padrões e freqüências estabelecidos pelo CONRAN. Infração leve, penalidade multa.

Os políticos, os carros do candidatos a qualquer momento, os promotores ao adentrar na AMPEM pela Rua Duque Bacelar quando o portão está fechado e os fiéis/irmãos/fanáticos da Igreja Batista quando do engarrafamento no pátio interno dia de domingo, cometem este tipo de crime.

Art. 228 – Usar veículo com equipamento de som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN. Infração, grave, penalidade multa, medida administrativa, retenção do veículo para regularização.

Qual o carro de campanha eleitoral que tem autorização do CONTRAN? Mostra-me... e na praia do meio, calhau, na praia do araçaji, os carros dos imbecis ficam com as malas abertas (os dois malas, o dono e a mala do carro) fazendo zoada com a aquiescência da polícia, do detran, da smtt.... todo dia...

Art. 230 – Conduzir o veículo... II – transportando passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo CONTRAN.

Todo hora os jornais publicam as carreatas do políticos a pedir voto, todos na carga, transportados.... aonde está a autorização do CONTRAN? São criminosos pedindo votos. Tente levar sua família de lascadas na carroceria de uma picape para ver o que acontece.... todo mundo preso.... e vai argumentar que o senador, o deputado, o governador fazem isso....

No mesmo artigo acima, conduzir veículo, item XV – com inscrições, adesivos, legendas e símbolos de caráter publicitário afixado ou pintados no para-brisa e em toda a extensão da parte traseira do veículo, excetuadas as hipóteses previstas neste código.

Todo carro em São Luis tem propaganda comercial, tem propaganda política, os ônibus tem, enfim uma verdadeira esculhambação. Tem algum órgão de trânsito em São Luis, no Maranhão? Sei que existe um Conselho que paga, com meu dinheiro e o seu dinheiro, os membros.... “membros”.. ah... existe uma tal de SMTT e um DETRAN.

Lei das Contravenções Penais, Decreto-Lei 3.688/1941, em seu artigo 28 – Disparar arma de fogo em lugar habitado ou em suas adjacências, em via publica ou em direção a ela. Pena de 1 a 6 meses e multa.

Parágrafo único - Incorre na pena de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 2 (dois) meses, ou multa, quem, em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, sem licença da autoridade, causa deflagração perigosa, queima fogo de artifício ou solta balão aceso.

Todo dia, toda hora a gente ouve foguetes, foguetório para todo lado. É loja fazendo propaganda, é venda de carro, é passeata de políticas, é entrega de carros oficiais, é chegada de autoridades, é uma putaria só. Tem policia, tem ministério público .... ah.... os dois também usam deste artifício (sem trocadilho).

Diz a Lei 9.605/1998 – Sanções para crimes ambientais. Art. 54 – Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Reclusão, de um a quatro anos e multa. Se culposo, detenção de 6 meses a um ano e multa. Parágrafo Segundo – ...II – causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas ou que cause danos diretos à saúde da população.Pena, reclusão de um a cinco anos.

Que seria? Um comício ao lado de sua casa? Construção de uma Igreja ao lado de sua residência com o risco, a sujeira, o barulho? Os palavrões dos peões na hora do dominó? Ou antes da 7 da manhã começar o barulho?Ou.... quem fiscaliza? Delegacia de Costumes? CREA? Delegacia do Trabalho? Ainda existem esses órgãos?

Vamos estudar, aprender, cobrar. Enquanto isso, vão (as autoridades imbecis irresponsáveis responsáveis pelos fatos citados que não me lêem) tomar no cú.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

HISTÓRIAS OU ESTÓRIAS PARA BOI DORMIR OU COMO A JUSTIÇA ELEITORAL NÃO DEVE AGIR



Um amigo meu da Justiça Eleitoral diz, chumbado, que vai moralizar a Justiça Eleitoral. Não vai haver boca de urna, no dia das eleições vou proibir caminhão carregado de madeira. Perguntei, por quê? Ele me diz segurando o copo com o Blue Label (700 reais a garrafa). Imagine... estão fazendo propaganda do Serra. O caminhão vai parar em frente a Zona Eleitoral do Anjo da Guarda, vão começar a retirar e pregar a madeira em casa ao lado, nisso vai aparecer um cabo eleitoral e começa a gritar: não é para pregar, é para serrar, serra... serra. Todo mundo vai ouvir.

Violão será proibido, ninguém pode carregar violão. O cabo eleitoral vai ficar na Zona Eleitoral próximo ao Xirizau e vai começar a cantar música de Caymi: ...Marina, morena Marina.... Estou esperto.

Grupo de adolescente com o Estatuto (ECA) na mão, é propaganda para o Marcos Silva... todo mundo lembra de 16 anos, 16 anos lembra 16.. vote contra burguês. E desce o camarão grelhado.

Piranha conhecida também não vai sair na rua, imagina, piranha é stil, ou seja, não pode ver um pau em pé que quer derrubar. Stil é serra, Serra é o presidente.

Idoso só se estiver sem suor. Suado, cana. Velho suado é velho aguado. Água lembra lago, lago e velho, é Jackson. Não pode.

Caminhão velho sem carga, também não. Caminhão seco é batendo o pino, pino lembra Dino, Dino é o governador. Não pode.

Moral da história, não teve engov ou banho de piscina que desse jeito. Um amigo de lado me disse que vai fazer boca de urna ,ao lado do Santa Teresa, com megafone. Ele tem uma sobrinha chamada de Dil, na intimidade. Como está chegando o dia das crianças, diz ele que vai ficar na janela do sobrado, gritando para a sobrinha: olha, não vou comprar o teu presente, Dil tu ás má. Dil má, não vai ter presidente, digo, presente. Pronto, quero ver me prenderem.

Finalizando, acho quem está bêbado sou eu.

Boa Noite....

sábado, 11 de setembro de 2010

QUAL O TÍTULO DISTO?



Honestamente, tenho cara de palhaço? Faço alguém rir na rua? Uso calças frouxas? Tenho nariz vermelho? Meus sapatos são grandes demais? Trabalho em circo ou tenho cara pintada de palhaço?

Dia 10 de setembro de 2010, shopping São Luis - é um dos shopping da Ilha situado em cima de um lixeiro, de propriedade maior do grupo claudino, do armazem paraíba - no hall de entrada das salas dos cinemas box. Entro, dois caixas, fila pequena, entro pela saída e encontro uma cadeirante. Cumprimento-a, pergunto se foi atendida e ela me diz que não, fico esperando. Logo em seguida vaga um caixa, me dirijo e peço 2 ingressos meia (idoso) para o filme Bem Amado que começaria às 18 horas (na verdade 18:30 horas, os óculos traíram-me).

Nesse momento, uma puta, uma fuleira, uma piranha, uma vagabunda, sei lá o quê, uma pessoa que eu deveria ter identificado e aberto um processo na delegacia do Idoso para servir de exemplo, reclama dizendo que estava na fila e aquilo era uma palhaçada; expliquei que o idoso tem prioridade, ela continuou dizendo palhaçada. Perdi a cabeça,deveria ter-lhe agredido fisicamente para pararmos na delegacia e aí haveria a identificação; também poderia ter a confusão, ela alegando a lei maria da penha, eu, a do idoso.

Ficou o bate-boca, a direção e funcionários do BOX foram omissos, incompetentes e desleixados. Minha mulher não se meteu, o marido da dita cuja, ponderado, foi o único que se salvou na história. Espero que leia o Estatuto do Idoso para a mal educada que o acompanha.

O bilhete está em minha mão, vendido pela funcionária Raquel, no valor de R$8,00 para o fime Bem Amado. Deve ter câmara, circuito interno com imagens, caso a Delegacia do Idoso queira abrir Inquérito ou a Promotoria do Idoso queira mostrar que está atenta a isso. Coloco-me à disposição para depoimentos e completar a informação e punir a imbecil como exemplo para os outros. Que se obedeça a Lei do Idoso.

Ah... não foi nada. Foi, perdi a noite, tive subida de pressão. E se o homem que a acompanhava não fosse educado, gentil e ponderado e tivesse partido para a briga? Se estivessemos armado? Enfim, os velhos que estavam na fila, ficaram na fila, e ficam com medo de serem atendidos como manda a lei, em virtude de uma vagabunda qualquer querer impor a sua vontade e os funcionários do BOX concordarem como se tivessem raiva dos Idosos.

É preciso haver educação, é preciso obedecer a Lei.

Coloque um nome, um título, neste desabafo.

E passe adiante, DEFENDA A LEI DO IDOSO, PODE SER QUE VOCÊ CHEGUE LÁ!!!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ÁGUA QUE QUERO ÁGUA OU ÁGUA QUE CURA E QUE MATA!



MEDICINA COMPLEMENTAR EM FOCO

____________________________________

Dr. José Raimundo Lindoso Campos *

O SPA DA VIDA: ÁGUA QUE CURA, ÁGUA QUE MATA

PARTE II

A estrutura molecular da água é a essência da vida”. - Albert Szent-Gyorgyi

No artigo anterior vimos que a água líquida assume, intracelularmente, muitas formas de organização (clusters), diante de substâncias estruturadoras (kosmotropas) ou desestruturadoras (caotropas) adquiridas do meio, ao longo da vida celular.

Para Lo e Huang, os “clusters” de água são parceiros ativos em reações químicas que ocorrem nos organismos vivos, criados pela interação de mínimas quantidades de substâncias orgânicas ou inorgânicas com a água. Ferramentas como o microscópio atômico, medidores de oscilações elétricas e de pH (acidez) de soluções muito diluídas apontam para a real existência dos “clusters” de água. A água está em estado constante de auto-ionização: H2O + H2O ßà H3O+ (hidrônio) + OH- (hidroxila)

As “pontes de hidrogênio” com força aleatória para mais ou para menos são necessárias no intracelular para: 1- estabilizar a conformação das hélices do DNA e do RNA permitindo manter a estrutura da molécula e a sua característica especial do enrolar e desenrolar das hélices; 2- manter a estrutura tridimensional das enzimas e das proteínas; 3- estabilizar a estrutura terciária das enzimas e das proteínas; 4- manter a hidratação das proteínas, ácidos nucléicos e macromoléculas; 5- estabilizar, manter e proteger a membrana citoplasmática e mitocondrial; 6- interferir no potencial de membrana citoplasmática e no potencial de membrana mitocondrial; 7- interferir na homeostasia dos poros da membrana citoplasmática; 8- interferir na velocidade das reações químicas intracelulares; 9- participar das reações de hidrólise; 10- veicular informações. Assim as “pontes” são fundamentais na fisiologia celular como solvente, soluto, hidratante, estabilizador de estruturas e veículo de informações para manter as células normais, cumprindo plenamente suas funções.

Um homem adulto (70 kg, massa magra normal e 12% de gordura) tem 65% de água (42 litros), distribuída assim: 3,5 litros no sangue (intravascular); 10,5 litros fora das células (intersticial); 28 litros dentro das células (intracelular). Somos um aquário ambulante! Mas, essas quantidades de água são maiores na criança (75% do peso) e menores no idoso (55%). Por isso, a desidratação é mais crítica na criança! E no idoso existirá, em longo prazo, comprometimento na saúde celular.

Apesar de tão alto volume de água corporal, em especial no intracelular, os médicos não pensam que a água está ali no citoplasma, no núcleo, nas mitocôndrias, hidratando íons, hidratando proteínas e ácidos nucléicos e fazendo parte das principais reações químicas que acontecem a cada segundo da vida celular. Intensivistas (médicos de UTI) e socorristas (médicos de Pronto-Socorro) se preocupam com a água do intravascular, sendo cautelosos e rápidos no diagnóstico da hipovolemia (diminuição do volume sanguíneo), repondo a água para impedir o “choque” e a “morte”. Entretanto, pensam na água como volume ocupando um espaço (intravascular) e a consideram como um “conteúdo” que deve preencher corretamente um “continente”. É a água mantendo a “pressão de perfusão” e salvando vida! Os pediatras (médicos de crianças) pensam na desidratação, na deficiência de água do intersticial, porém, também pensam na água como volume! Os cardiologistas (médicos do coração) e os nefrologistas (médicos dos rins) preocupados com a hiperhidratação (aumento de liquido no organismo) e a hipervolemia (aumento do volume do sangue) fazem de tudo para retirar do corpo o volume de água adequado. É a água na “quantidade certa” salvando vidas!

Os estudantes de Medicina aprendem a tratar das doenças pensando apenas nos “solutos” que são apenas 40% no organismo e não dão importância para a água, 60% do corpo: ambos são importantes. Os médicos sempre pensam na “água como volume”, isto é, como um conteúdo que deve preencher um determinado continente. Nunca pensam na água como “matéria, matrix e mãe da vida”! Nem como veículo de informações e como importante agente homeostático. Não aprenderam na Escola que os 3 elementos fundamentais da vida são: MATÉRIA - INFORMAÇÃO - ENERGIA. É o caráter anômalo da água que a faz a substância mais importante do nosso organismo. É a estrutura molecular da água a responsável pela vida, tal qual a conhecemos.

Philippa Wiggins, pesquisadora australiana, estudou a água por mais de 40 anos, e descobriu que no intracelular dos mamíferos coexistem dois tipos de água líquida. Eis algumas diferenças entre elas: vamos chamá-las de água tipo A e água tipo B.

Água tipo A (desestruturada): com alta densidade, com pontes de hidrogênio fracas, ativa e fluída. É uma água sem estrutura, com “clusters” pequenos, com o “n” da fórmula (H2O)n muito baixo. É a água predominante nas células em “proliferação”. Densidade: 1,18 g/ml.

Água tipo B (estruturada): com baixa densidade, com pontes de hidrogênio fortes, inativa e viscosa. É uma água estruturada, com “clusters” maiores, com o “n” do (H2O)n elevado. É a água predominante nas células em estado “quiescente", sem proliferação. Densidade: 0,91 g/ml.

No ciclo de vida celular, o estado “quiescente” se caracteriza pela ausência de proliferação celular. A célula fica em “repouso” reprodutivo, em pleno gozo de suas atividades funcionais, já que são células diferenciadas, apenas não estando em atividade mutiplicativa. Durante toda a nossa existência, ocorrem variações no estado da água do tipo fluída para a do tipo viscosa e vice-versa, com grande repercussão na saúde e nas doenças do organismo. Esse tema, retornaremos no próximo artigo. Aguarde!

* Médico Clínico/Nutrólogo/Biomolecular (tel 32352908)

* Mestre/ Professor de Bioquímica da UFMA

* joselindoso@tvn.com.br

terça-feira, 7 de setembro de 2010

BINGO CRUZEIRO OU BINGO POCILGA?




São Luís do Maranhão, cruzamento da Avenida Kennedy/Guaxenduba com Avenida Vitorino Freire, no bairro da Areinha, encontra-se um prédio que era chamado Távola Center, depois ficou alugado para a Insinuante e agora vive aos pedaços alugado para profissionais e para um Bingo. É um Bingo, bingo cruzeiro, que fica com o seu dinheiro.

Legalizado ou não, freqüento e gosto. Corrijo, gostava. O bingo continua com as mesmas vendedoras, quase todas velhas, cansadas e feias, com suas exceções é lógico; o mesmo se aplica os vendedores, embora todos não sejam masculinos. Os garçons não ficam atrás, estão lá desde o início do bingo, outros entraram agora e não tem a mesma gentileza com os velhos.

Dividiram o salão em três, um mesaninho que virou depósito de cadeiras velhas que poderia ser bem iluminado, com TV, frigobar, garçom à disposição, um café capucchino e por aí vai; um outro salão para fumantes de vidro, que não fica fechado, ou seja, é apenas para enganar a vigilância sanitária ou quem proibiu fumo em ambiente fechado; e o outro ambiente aberto para os não fumantes (só fumantes passivos pois o salão de fumantes fica aberto).

Cadeiras velhas, tortas; mesas com tampo de granito, pretas, sujas, manchadas e tortas; canetas marcadores que vazam; café preto sem leite; água torneiral. Os banheiros até que são limpos e a cozinha parece ser higiênica.

Os computadores agora, neste último mês, começaram a esgasgar, chamam um número, depois do terceiro número e que marcam. Demora em começar as partidas, suspendem a partida por qualquer motivo, viciado diz que bingou e não bingou e não é posto para fora, vendem cartões depois da 10 bola chamada e todos acham normal, inclusive os “gerentes” e “donos”.

Está uma pocilga, luzes queimadas, ambiente escuro, teto desabando, vendedores grosseiros e desonestos, garçons desatenciosos, gerentes incompetentes, chefes prepotentes, vigias omissos, canetas marcadores que vazam, cadeiras velhas sujas e tortas, mesas manchadas, café sem leite, promoções nulas, cartões que se vende depois da partida começada, suspeita de laranjas com os que ficam na mesas, enfim, uma merda.

Em vez de lazer, virou vício mesmo, a minha presença!

A Vigilância Sanitária deveria aparecer por lá para examinar o problema do fumo e da cozinha e colocar os selos ou fechar; O Deputado que fez a lei antifumo ,juntamente com a promotoria deveria aparecer por lá para ver o ambiente; a policia deveria não fazer a vigilância, só mudando a blusa mas para ver a legalidade do bingo; a delegacia de trabalho para examinar os contratos de trabalho, ver se há pagamento de insalubridade, de periculosidade, de horas extras.

Falta fiscalização. Da Prefeitura para cobrar os 5% do serviço prestado. Da Receita Estadual ou Federal para cobrar sobre o arrecadado. Não dão recibos de quanto a gente ganha.

A continuar como está, vou deixar de ser viciado, não vou mais jogar. Vou me ver livre dos perus que rondam minha mesa, vou lá para ficar só, para tomar meu vinho – que levo pois o bingo não tem para vender – tomar meu capucchino, comer minha pizza, jogar sem manchar os dedos, jogar sem barulho durante o jogo, fazer barulho durante o intervalo, ver mulher bonita (ainda que casada como aquela mulher do brancão, de óculos, corpinho de 18, idade de 40, experiência completa que eu sou apaixonado), brincar com as vendedoras e garçonetes novas, bem vestidas e bonitas, deixar minha acompanhante (quando estiver) olhar os vendedores e garçons bonitos.

Mas, o que há hoje?

Nada, piso sujo, ambiente que parece uma pocilga. Moscas, muriçocas. Sujeira, velhice, falta de educação, falta de respeito pelo viciado....meu caro dono do bingo, é preciso melhorar para ter simpatia, caso contrário....

Vou ajudar: coloque uns manobristas no pátio do estacionamento. 2 coloque uma porteira ou porteiro, na porta principal, bem vestido para barrar os bêbados, os mal vestidos e orientar os "viciados" ou "clientela". 3 treine os garçons. 4 mude a farda dos vendedores e vendedoras, ensinando boas maneiras, pagando insalubridade, periculosidade, horas extras noturnas, e proibindo vendas de cartelas depois de iniciado o jogo, e da 10 bola, em qualquer hipótese. 5 mande consertar as cadeiras.6 mande limpar as mesas. 7 mande lavar o chão. 8 substitua o forro onde estiver quebrado e coloque lâmpadas em todos os bocais ou aumenta a "lux" do ambiente. 9 coloque um café no mesaninho, pago, com TV e garçom exclusivo. 10 faça uma entrada para os fumantes e FECHE A PORTA do ambiente dos fumantes, ou seja não deve haver acesso entre os fumantes e não fumantes. 10 mande consertar os computadores ou o programa pois está engasgando, demorando, irritando.

Que mais?Pague e eu digo ou coloque uma caixa de sugestão para que os "viciados" opinem.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EUTANÁSIA



Furem meus olhos

para que não veja os teus olhos penetrantes

para que eu não te olhe

para que eu não me apaixone pela tuas fotos

Tapem meu nariz

para não sentir o teu perfume

Cortem meus lábios

para não beijar os teus lábios carnudos e apetitosos

Decepem minhas mãos

para não apalpar a tua bunda, o teu quadril, os teus seios

para que eu não escreva minhas declarações de amor

para que eu não tecle na internet, no blog, no orkut, no celular

Castrem meu pênis

para não introduzir na tua vagina

para não ficar excitado quando a veja

ainda que em fotos

Tirem minha língua

para que eu não fale, não diga os meus sentimentos

para que não a use durante o ato amoroso

para que eu não te beije

Arranquem o resto de meus dentes

para que eu não morda o teu pescoço

ou tuas pernas, tuas coxas

- usem mãos de seda –

Cortem os meus pés

para que eu não aprenda a escrever com os dedos

deles

e te convença que vale a pena nos experimentarmos

sairmos, dançar, beber, curtir, fazer sexo....

São Luis, 01/SET/2010

Dedicado a ..................