terça-feira, 7 de setembro de 2010

BINGO CRUZEIRO OU BINGO POCILGA?




São Luís do Maranhão, cruzamento da Avenida Kennedy/Guaxenduba com Avenida Vitorino Freire, no bairro da Areinha, encontra-se um prédio que era chamado Távola Center, depois ficou alugado para a Insinuante e agora vive aos pedaços alugado para profissionais e para um Bingo. É um Bingo, bingo cruzeiro, que fica com o seu dinheiro.

Legalizado ou não, freqüento e gosto. Corrijo, gostava. O bingo continua com as mesmas vendedoras, quase todas velhas, cansadas e feias, com suas exceções é lógico; o mesmo se aplica os vendedores, embora todos não sejam masculinos. Os garçons não ficam atrás, estão lá desde o início do bingo, outros entraram agora e não tem a mesma gentileza com os velhos.

Dividiram o salão em três, um mesaninho que virou depósito de cadeiras velhas que poderia ser bem iluminado, com TV, frigobar, garçom à disposição, um café capucchino e por aí vai; um outro salão para fumantes de vidro, que não fica fechado, ou seja, é apenas para enganar a vigilância sanitária ou quem proibiu fumo em ambiente fechado; e o outro ambiente aberto para os não fumantes (só fumantes passivos pois o salão de fumantes fica aberto).

Cadeiras velhas, tortas; mesas com tampo de granito, pretas, sujas, manchadas e tortas; canetas marcadores que vazam; café preto sem leite; água torneiral. Os banheiros até que são limpos e a cozinha parece ser higiênica.

Os computadores agora, neste último mês, começaram a esgasgar, chamam um número, depois do terceiro número e que marcam. Demora em começar as partidas, suspendem a partida por qualquer motivo, viciado diz que bingou e não bingou e não é posto para fora, vendem cartões depois da 10 bola chamada e todos acham normal, inclusive os “gerentes” e “donos”.

Está uma pocilga, luzes queimadas, ambiente escuro, teto desabando, vendedores grosseiros e desonestos, garçons desatenciosos, gerentes incompetentes, chefes prepotentes, vigias omissos, canetas marcadores que vazam, cadeiras velhas sujas e tortas, mesas manchadas, café sem leite, promoções nulas, cartões que se vende depois da partida começada, suspeita de laranjas com os que ficam na mesas, enfim, uma merda.

Em vez de lazer, virou vício mesmo, a minha presença!

A Vigilância Sanitária deveria aparecer por lá para examinar o problema do fumo e da cozinha e colocar os selos ou fechar; O Deputado que fez a lei antifumo ,juntamente com a promotoria deveria aparecer por lá para ver o ambiente; a policia deveria não fazer a vigilância, só mudando a blusa mas para ver a legalidade do bingo; a delegacia de trabalho para examinar os contratos de trabalho, ver se há pagamento de insalubridade, de periculosidade, de horas extras.

Falta fiscalização. Da Prefeitura para cobrar os 5% do serviço prestado. Da Receita Estadual ou Federal para cobrar sobre o arrecadado. Não dão recibos de quanto a gente ganha.

A continuar como está, vou deixar de ser viciado, não vou mais jogar. Vou me ver livre dos perus que rondam minha mesa, vou lá para ficar só, para tomar meu vinho – que levo pois o bingo não tem para vender – tomar meu capucchino, comer minha pizza, jogar sem manchar os dedos, jogar sem barulho durante o jogo, fazer barulho durante o intervalo, ver mulher bonita (ainda que casada como aquela mulher do brancão, de óculos, corpinho de 18, idade de 40, experiência completa que eu sou apaixonado), brincar com as vendedoras e garçonetes novas, bem vestidas e bonitas, deixar minha acompanhante (quando estiver) olhar os vendedores e garçons bonitos.

Mas, o que há hoje?

Nada, piso sujo, ambiente que parece uma pocilga. Moscas, muriçocas. Sujeira, velhice, falta de educação, falta de respeito pelo viciado....meu caro dono do bingo, é preciso melhorar para ter simpatia, caso contrário....

Vou ajudar: coloque uns manobristas no pátio do estacionamento. 2 coloque uma porteira ou porteiro, na porta principal, bem vestido para barrar os bêbados, os mal vestidos e orientar os "viciados" ou "clientela". 3 treine os garçons. 4 mude a farda dos vendedores e vendedoras, ensinando boas maneiras, pagando insalubridade, periculosidade, horas extras noturnas, e proibindo vendas de cartelas depois de iniciado o jogo, e da 10 bola, em qualquer hipótese. 5 mande consertar as cadeiras.6 mande limpar as mesas. 7 mande lavar o chão. 8 substitua o forro onde estiver quebrado e coloque lâmpadas em todos os bocais ou aumenta a "lux" do ambiente. 9 coloque um café no mesaninho, pago, com TV e garçom exclusivo. 10 faça uma entrada para os fumantes e FECHE A PORTA do ambiente dos fumantes, ou seja não deve haver acesso entre os fumantes e não fumantes. 10 mande consertar os computadores ou o programa pois está engasgando, demorando, irritando.

Que mais?Pague e eu digo ou coloque uma caixa de sugestão para que os "viciados" opinem.

Nenhum comentário: