sexta-feira, 30 de abril de 2010

I CLICLO DE DEBATES MÉDICO JURÍDICOS



Acabei de chegar de lá. Recebi o convite no meu e-mail popular, o floresmar@zipmail.com.br, mandado pela OAB/MA com o retrato de um cidadão parecendo artista de cinema. Braço cruzados, olhando de lado, barba a fazer ou barba aparada. Dizia que haveria palestra de o presidente do CRM/MA, médico Abdon Murad, meu colega de ADESG e, logo em seguida, haveria palestra da médica e advogada Deíla, finalizando com o dito cujo, advogado Eduardo Dantas.

Marcado para as 17 horas, chegamos, eu e minha mulher, Dra. Lucia Fernanda, esta foi para reunião da Academia Maranhense de Medicina que funciona no CRM/MA, às 16: 58 horas, juntamente com a Dra. Valéria Lauande, Vice-Presidente da OAB/MA. A palestra começou às 17:40 horas – depois os advogados reclamam no atraso nas audiências – com a palestra do médico Antonio Carlos que devia estar representando o presidente Abdon. Não foi lido o seu currículo, nem feita a apresentação formal.

A vice Valéria, representando o presidente da OAB/MA, Mário Macieira que também não foi, abriu o evento e disse que cada palestrante teria 20 minutos e depois haveria debates. Antonio Carlos usou de 15 minutos, foi direto, foi incisivo, falou o que devia. Em seguida falou a presidente da comissão de bioética da OAB/MA, Dra. Deíla Maia que eu não conheço, passei a saber de sua existência hoje. Bonita, com calças cumpridas brilhantes e calcinha marcando a calça. Bonito quadril....Fora isso, fez uma palestra de universitária ou professora, toda certinha, com quadros etc... porém extrapolou o tempo, ficou com 35 minutos ao invés dos 20 minutos. Falou mais do que devia.

Finalmente o conferencista de Pernambuco que deve estar no Maranhão procurando sócio, talvez a Deíla, para expandir seus processos contra os médicos. Falou alguma coisa sobre o novo Código de Ética Médica, com o conhecimento de advogado. Falou demais, quase 50 minutos e não disse para o que veio.

O que veio a seguir foram os debates. A médica Honorina, uma das diretoras do Hospital Presidente Dutra, o Hospital Universitário de São Luis, falou o que queria. Com microfone e sem microfone, dizendo que queria ser a primeira pois estava fazendo faculdade de direito, no seu primeiro ano, e não queria perder aula. No auge da discussão ou debate ou troca de idéias com o pernambucano Dantas, encerrou dizendo que não podia ficar mais, pois estava atrasada para a aula de direito.

Lembra do nome do encontro?

I Ciclo de Debates Médico Jurídicos.

Não é preciso ter mais nenhum, depois disso. Mas, houve ainda a participação de Alcimar, também diretor do Hospital, cunhado do meu colega de INSS Afonso Prazeres e, parece, estar como presidente da fundação Sousandrade ou Josué Montelo atualmente. Falou bonito, fiquei admirado, o cidadão parece um imbecil, calado. Disse o que muita gente não tem coragem de pensar, um resumo da atuação do médico hoje, filosoficamente.

E sem filosofia, apesar de advertido pela Dra. Valéria Lauande de ter somente 3 minutos para falar, o Dr. Pedro Aragão, Pedrinho para os amigos, vomitou. Disse tudo o que acontece, na prática, hoje com a medicina e, principalmente, com o desempenho dos médicos. Falou o que devia ter tido. Vale a pena a gente ver um profissional que sabe falar e tem comportamento. Fora do microfone, o Pedrinho é um contador de piadas e histórias. No microfone, um médico, um professor, um experiente. Gostei Dr. Pedro.

Muito bem. Acabou. Agora um coquetel fajuto, com suco sem gosto e um salgadinho para cada convidado .... e olhe que o auditório estava vazio. Ah... livro do pernambucano a 50 reais cada. Um roubo.

E qual a minha sugestão?

Primeiro deveria ter tido uma divulgação melhor e maciça, mais técnica, sem divulgação pessoal como foi com o Eduardo. Deveria ter tido uma mala direta aos Advogados dizendo o encontro, uns out door e convites nos jornais, rádios e tv, tanto por parte do CRM como da OAB. Ficou parecendo mais uma troca de amigos, Valéria pelos Hospitais, Deíla por parte médica e advogada, defesa ou ataque e o Dantas procurando sócios.O CRM/MA se divulgando.

Por que não foi distribuído o texto do Código de Ética Médica? Por que não teve um apresentador do evento com a leitura do currículo de todos? Com a apresentação de cada e, se houvesse substituição, uma explicação para o fato? Por que não se começou no horário? Por que a limitação no debates se é um Ciclo de Debates?

Minha filha, Secretária em alguns eventos, Jornalista e Advogada, depois que eu relatei os fatos, me disse: agora não tem desculpa, o Diabo foi, não mandou o Satanás. Pois é, eis eu relatando os fatos.

Se há alguma crítica no relato é no sentido de melhorar os eventos da OAB/MA, sem nenhum dolo, sem nenhuma intenção, salvo a de se melhorar.

Estou com dor no peito, deve ser porque acabei de jantar e resolvi escrever. Vou parar para evitar ir ao Médico.

terça-feira, 27 de abril de 2010

POBRE DO POBRE HOMEM QUE NÃO ENGANA, O EMANOEL VIANA





Na verdade não é tão pobre assim, agora mesmo ao fechar o imposto de renda, sem ainda não falsificar nenhum dado, pagou mais de 35 mil reais na fonte. Mas, é pobre, não tem onde roubar, onde desviar dinheiro público, onde ganhar sem fazer força. Não é político do executivo, nem do legislativo, nem pertence ao ministério público, nem ao judiciário, nem de empresas contratadas pelo governo, em qualquer instância ou esfera.

Luta, se mexe mais que caranguejo em lata quente ou mulher gostosa em colchão de água, na hora do gozo. Atualmente está com problemas, a mulher resolveu abandonar a casa a Deus dará e quer vende-la e ir morar em apartamento. Ficou enojada dos vizinhos, chateada com os empregados e acha que não tem segurança. Tem razão?

Esquece, a dita cuja, do passado,.... mas quem vive de passado é museu, me dizem alguns. Recordar é viver somente para os velhos.

E o projeto da casa? O trabalho de a construir, de se mudar sem as portas? Equipa-la devagarinho. Fazer o plantio das árvores, o cajueiro (que foi cortado em nome da segurança), a juçareira (que o pobre mandou cortar para economizar na nova bomba do poço pois a árvore estava entupindo o mesmo), os coqueiros que dão cocos, as mangueiras com seus três tipos de manga; tem a caramboleira, a goiabeira, as bananeiras, enfim, o pau brasil que encontramos; o oitizeiro cortado em razão de não se sujar demais e pela raiz e finalmente a imbaúba, cortada em nome da segurança para não cair raios. Há história das plantas, da flora brasileira, no quintal.

Sem contar com os animais.

Primeiro a casinha dos que se foram, os treze filhos. O mais velho, PUFF; a moça, PAFF; e os onze filhos. Ficaram em casa três, JUNIOR, TIBOR E ANGELICA; depois dois, TIBOR E ANGELICA; um morreu, a ANGELICA, e ficou somente o último, meu molecão TIBOR, que sofreu um ataque do coração em razão dos vizinhos. Naquela ocasião é que devia ter vendido a casa.

Foram enterrados no quintal, todos devidamente acomodados. E agora? Sem contar com os camaleões (Vinicius, Zé Reinaldo, João Alberto, Mirim) as pipiras, os bentivis, os xexéus, e tantos outros bichos que habitam a casa. Há que se pensar na fauna brasileira, no quintal e do quintal.

E as brigas?

Brigou-se com o Restaurante que fazia barulho. Até hoje se paga indenizações por tiros para fazer valer a lei do silêncio. Brigou-se com a Igreja pelo barulho que, hoje faz pouco mais ocupou todo o espaço, cresceu tanto que usa, agora, de fato, o muro com o seu prédio, sem contar com a falta de educação, o barulho dos carros, o escapamento perto dos quartos, tudo isso que se passou, embora continue em alguns pontos.

O Ministério Público que, irresponsavelmente, ainda hoje ocupa área institucional do município por incompetência e medo dos prefeitos de São Luis. Fizeram tanto barulho, ainda fazem, mas já construíram um espaço fechado para suas farras maiores. Há de se presumir que vão criar vergonha e deixar de fazer barulho. Desde 1991 que fazem barulho, agora que há uma promessa, quer vender a casa?

Pobre do pobre.

A casa é de madeira, mais o muro, mais a elevação de concreto para sua colocação, valem uns 250 mil. O terreno é de 800 metros quadrados no loteamento quintas do calhau, deve valer uns 300 mil. Total, meio milhão. Só. A especulação e o futuro é que fazem valer mais, pois é de esquina e pode ser contíguo ao terreno da frente ou de lado (Deus me livre) se for comprado para a maldita Igreja.

O terreno da frente, na Avenida dos Holandeses, do mesmo tamanho, vale 1 milhão. Pedi, naquele momento com vontade de vender, 1 milhão e meio, o comprador saiu rindo, quase se mijando com a pretensão. Foi o preço pedido pela casa de madeira e demais instalações em abril de 2010.

E o pobre ainda ameaçou, se o comprador for a Igreja, somente 5 milhões, até o dia 30 de junho de 2010. Ficou como ficou, pobre até no pedido. Pobre é que pede demais, fica sem trabalho, no dia que arranja, quer ganhar o ano todo. Pobre.

Ficou o quê? A mágoa do pobre com a pobre da mulher que quer vender a merda da casa e do terreno, com seus motivos.

O pobre ficou mais pobre, mais magoado e agora tenta expulsar do íntimo as mágoas.

É assim, a vida é isso.

A gente fica mais leve quando publica as intimidades,ainda que possam constranger ou a gente ficar constrangido depois de publicá-las.

O pobre vai continuar com seus pobres sentimentos, seu pobre passado e suas pobres lembranças e recordações. Ajudem o pobre, desejem que ganhe da mega sena.... aí deixará de ser pobre, pelo menos financeiramente.

Reflexões à parte, moro bem, tenho minha biblioteca, tenho meus bichos, minha área de lazer, meu terraço que fiz em homenagem a Adinha (Ada Viana), enfim tenho tudo que quero, embora não tenha tudo o que imagino. Vivo bem, tenho saúde, tenho vida, tenho vontade de viver, ainda.

É isso... são apenas reflexões íntimas e confidenciais para todos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ONDE AS PATAS TOMAM...



Na infância a gente, para ofender, dizia: "vai tomar onde as patas tomam" ou "vai tomar onde as patas não tem penas". Alguns se zangavam, outros perguntavam: "onde, no bico?", levando na gozação. Depois, ainda na infância, existia umas revistas em quadrinhos, onde o Tio Patinhas sempre falava em dinheiro na Patagônia, referindo-se à Cidade dos Patos.

Hoje, vem a notícia que o governo brasileiro - leia-se irresponsável PT e incompetente e prevaricador Lula - através do Banco do Brasil comprou 51 % (cinquenta e um por cento) de um Banco Argentino na Patagônia no valor de 479, 66 milhões dólares ou seja quase 1 bilhão de reais por um banco argentino.

Patagônia é uma região no País Argentina que abarca também parte do sul do Chile, incluindo os chamados Andes patagônicos. A patagônia é uma região marcada pelos ventos que ocorrem em grande parte do ano. Dessa região é que partem as famosas excursões para a Antártica. Além dos leões-marinhos, nessa região existe grande concentração de pinguins.

O Banco existe, funciona e diz que dá lucro em todo território argentino.

Parabéns.

Parabéns?

Uma merda. O senhor Luis Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil, tem demonstrado uma tolerância muito grande com alguns países e irresponsável na condução da política internacional no que diz respeito a proteger o patrimônio dos brasileiros, em especial, do País Brasil.

Anistiou dívidas na África, manda dinheiro, ajuda financeira, para qualquer parte do mundo, sem nenhum critério, salvo de amizade pessoal, como o dinheiro fosse dele ou do gang que chamam de partido.

A Bolívia aumentou preço do gás para o Brasil e ele pagou.

A Venezuela nacionalizou a petrobrás por menos da metade do preço de avaliação, estaria em torno de 500 milhões de dólares e fechou por 200 milhões, à prestação.

Agora, para ser bonzinho, com vistas a ganhar pessoalmente 1 milhão de dólares com o prêmio de Nobel de Paz de 2010 (está de olho no prêmio e o dinheiro vai para sua conta), ajuda a Argentina que restringe o comercio brasileiro, taxa as nossas exportações e cria barreira ao comercio internacional, mormente de nossos produtos.

E se amanhã os Argentinos resolverem nacionalizar o bancos? O que o Brasil, o Banco do Brasil, pagou vai ser recebido à prestação, sem juros ou correção ou, ainda, com papéis podres. Assim, até eu comprava.

Não é de meu feito enveredar por política internacional pois acho que devo ficar na Aldeia, no buraco da rua, do cotidiando, no dia a dia. Pensar em coisas maiores, em termos filosóficos, e pequenos em termos economicos. Mas, aborrece ver a impunidade, a irresponsabilidade, a falta de proteção aos nossos interesses.

Parece aquele miserável que ganha da mega sena de natal e sai esbanjando dinheiro sem nenhum critério, sem ligar para o Povo que não tem o que comer, sem ligar para o aposentado do INSS que grita por um reajuste justo, sem atentar para o funcionário público que não tem aumento desde o plano cruzado e para a população que não tem dinheiro para jogar na mega sena, ou seja, não tem dinheiro no banco do brasil...

É dose, só nos resta, a mim principalmente, mandar este governo do PT, com a cumplicidade do PMDB, tomar onde as patas tomam.

Tomem vergonha!

O REPRESENTANTE


Quando se fala em representante a primeira imagem que aparece é o do Representante Comercial ou do Caixeiro Viajante, para os mais antigos. É aquela figura que visita os comerciantes e oferece produtos em nome de determinada empresa. Faz a demonstração, faz as venda, entrega os produtos, acompanha a venda, dá orientação sobre o produto, enfim é a empresa volante, a empresa descentralizada e personificada.

Representação há de várias formas. Diz-se que quando o Diabo não vai, manda o Satanás. Na vida, também é assim, existe boas representações e representações que não representam nada.

Partidos Políticos se dizem representação de parcela da sociedade, estampando nos seus Estatutos e Bandeiras, o que representam. Por exemplo, o vermelho do Partido dos Trabalhadores que dizem representar o trabalhador brasileiro. Representa?

O representante tem que representar o representado, ou seja, aquele representante que haja em meu nome, deve ter um pouco de mim. No roubo do mensalão, o PT, o DEM/PFL, o PSDB, o PTB e tantos outros partidos se venderam, receberam dinheiro para isso. O eleitor que é filiado, ajuda e que vota nestes partidos, também se vende, é corrupto? Por certo não.

Para não ficar na sacanagem política e mudar um pouco de assunto pois, no fundo, a culpa é sua, você é que vota em político vagabundo, você é que não faz campanha para político bom, honesto, você é que e omite, portanto, cada povo tem o governo que merece. Mas, mudando de assunto, continuemos na Representação.

Há Conselhos de Contribuintes no Estado e no Município de São Luis, para ficarmos nas entidades mais próximas a nós, com Representantes do Contribuinte. Sabe quem o Representa? Quanto ganha, o que faz, qual a duração do mandato, como se faz para se candidatar ao cargo?

Os empregados e segurados tem representantes na Junta de Recursos da Previdência Social, órgão que julga os processos no INSS, como indeferimento que quem está para morrer e tem seu benefício negado por um médico qualquer. Sabia? Como se faz para ser? Quem nos representa?

Há um Conselho Estadual de Trânsito para disciplinar e julgar tudo sobre trânsito e tráfego em nosso Estado. Não sei se já fizeram um cabide de emprego igual no Município, mas no Estado do Maranhão tem um Conselho. O representante dos motoristas, sabe quem é? Quem representa a sociedade civil?

Entidades que prestam serviços públicos, concessão, como a CEMAR, tem um Conselho em que há um Representante dos Consumidores. Votou nele? Sabe como é composto o Conselho de Consumidores? Fizeram alguma coisa por você?

E o Conselho Penitenciário do Estado que julga os processos dos presos para serem libertados e políticas dos encarcerados, etc.. Sabe como é formado, quem são os nossos representantes?

O Vereador é o representante de determinada comunidade no Município junto ao Prefeito, o Deputado Estadual de determinada parcela da população do Estado na Assembléia junto ao Governador, o Deputado Federal representante o povo de um Estado junto ao Governo Federal e o Senador Representa o Estado junto à União. O prefeito é o representante de todo o povo de um município e o governador é o representante de todo o povo de um estado e o presidente da República é o representante de todo o povo de uma nação.

Bonito, lindo.

Na prática, uma merda. Culpa do representado, tu, que votas, pagas impostos, eleges, se omite, se esconde, reclama, etc... e culpa do representante que não sabe sua função, quase sempre é omisso, ladrão, sem vergonha e que se reelege por omissão do representado.

Vou ficar por aqui, pedi a um amigo para me representar junto ao Bingo, junto a uma Missa, a um Jantar e junto a um Velório e ele não pode ir, tenho que ir, eu mesmo. Fica para outro dia a continuação disso.

Até quarta.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

OS PARASITAS





Parasita ou parasito é um organismo animal ou vegetal que se alimenta estritamente à custa de um organismo hospedeiro de uma espécie diferente, de modo permanente ou durante uma fase do seu ciclo vital.

Esta é a definição dos Clubes de Mães, Associações de Bairro, Associações Comunitárias, Grupos Folclóricos, Grupos Teatrais, Grupos de Teatro Amadores, enfim, essa turma de parasita que vive às custas do povo, através dos incompetentes e corruptos dirigentes de Prefeituras, Governo de Estados e Presidência da República, além das Empresas Estatais e, agora, Empresas Privadas. É a chamada picaretagem parceria pública versus privada, onde a entidade pública entra com os problemas e a privada é chantageada legalmente.

Qual a finalidade dos chamados grupos culturais?

Apresentar a produção cultural, quer em forma de fotografias, de livros, de filmes, de peças teatrais (Paixão de Cristo), de espetáculos (São João), de manifestação com a participação do povo (Escolas de Samba, no Carnaval). Um grupo de pessoas, com alguma identidade cultural e com o mesmo escopo, se reúnem, fazem o espetáculo e o apresentam.

Se só querem congregar a comunidade ou mostrar a capacidade cultural, todos cooperam e apresentam o espetáculo à própria comunidade. Se fora, cobram de quem quer ver. Simples.

Mas, o que acontece hoje em dia, mormente no Maranhão, em especial em São Luís?

O governo dos Estados dirigido por um incompetente, ou uma incompetente, usa os recursos públicos para acalmar e comprar a simpatia e votos dos chamados grupos culturais. Paga no Carnaval, paga no Retiro do Carnaval, paga na Páscoa, paga no São João, paga no Natal, enfim todo mundo mama, monta na burra e os burros eleitores (nós) pagamos o pato.

Agora, na Páscoa? Viste algum Judas?

Ninguém quer perder a boquinha, não houve críticas à Castelo ou Roseana, os mais conhecidos.

E a moda pega, os Prefeitos do Interior do Maranhão, 216, fazem a mesma coisa. Pagam com dinheiro público o Carnaval oficial; o carnaval fora de época; o retiro do carnaval para os crentes e católicos e espíritas e macumbeiros e o diabo à quatro, as paixões de Cristo; o São João Oficial, o São João fora de época; as cantorias de Natal; vai vim os nascimentos de Jesus, os presépios vivos e o escambau, é só esperar, principalmente em ano eleitoral.

Se houve gasto de 47 milhões no Carnaval pelo Governo do Estado do Maranhão e outros tantos milhões pelas Prefeituras, espere o São João, vão gastar 470 milhões, a Prefeitura de São Luis uns 100 milhões e as Prefeituras do Interior, o que tiverem em caixa para elegerem os seus Prefeitos e ex Prefeitos ao cargo de Deputados. É o ciclo vicioso. É uma esculhambação.

Tem parasita de todo jeito e modo. Ouço sempre, nas rádios AM e FM, TV e colunas de Jornais, a grita dizendo que o Governo está dando uma merreca para as Escolas de Samba, para os Grupos Teatrais, para os Bumba Meu Bolso e reclamam. É uma forma de emprego, de receber sem fazer força e ainda ser considerado/a benfeitor/ra daquela Comunidade. O dito cujo ou a dita cuja aparece como salvadora da pátria, recebe dinheiro, paga seus amigos, compra sem licitação, emprega os parentes, come as meninas ou alicia os meninos, atores, atrizes, compositores enfim, usa dos componentes qualquer que seja a manifestação cultural e ainda reclamam do Governo.

Pode?

Pode, todo dia eu ouço, eu vejo, eu leio, eu pago, eu me revolto, eu falo, eu brigo, eu escrevo, e tudo permanece como tal. A culpa é do próprio povo que acho que as verbas recebidas são do Governo. O dinheiro que o parasita recebe é somente parte do imposto que o mesmo parasita paga para o Governo. Quando paga. Mas é parte dos tributos que caem na cabeça do cidadão que trabalha, a outra parte fica no bolso do ladrão do dirigente.

É ladrão financiando ladrão.

Agora, no São João de 2010, já começaram os pedidos, todo mundo que é candidato vai ser convidado para ser padrinho de Boi, de Vaca, de Novilho, de Grupo de Regae, de Grupo de Capoeira, de Afros Descendentes (que não ficam acanhados em receber dinheiro dos brancos), enfim, vai ser aquela esculhambação de sempre.

A tradição, o Pai Francisco, a Catilina, até o Boi, coitados, ninguém se lembra deles, agora é dinheiro no bolso, seios de fora e índios sarados. São João que se foda com São Pedro, afinal nem chover, aqui em São Luis, chove mais. Levaram a chuva para o Rio, São Paulo, Santa Catarina, para desespero dos Prefeitos Maranhenses... adeus boquinha.

Maranhão, meu tesouro, meu torrão .... fiz este artigo..... para ti Maranhão!!!!!!!!