sexta-feira, 23 de abril de 2010

O REPRESENTANTE


Quando se fala em representante a primeira imagem que aparece é o do Representante Comercial ou do Caixeiro Viajante, para os mais antigos. É aquela figura que visita os comerciantes e oferece produtos em nome de determinada empresa. Faz a demonstração, faz as venda, entrega os produtos, acompanha a venda, dá orientação sobre o produto, enfim é a empresa volante, a empresa descentralizada e personificada.

Representação há de várias formas. Diz-se que quando o Diabo não vai, manda o Satanás. Na vida, também é assim, existe boas representações e representações que não representam nada.

Partidos Políticos se dizem representação de parcela da sociedade, estampando nos seus Estatutos e Bandeiras, o que representam. Por exemplo, o vermelho do Partido dos Trabalhadores que dizem representar o trabalhador brasileiro. Representa?

O representante tem que representar o representado, ou seja, aquele representante que haja em meu nome, deve ter um pouco de mim. No roubo do mensalão, o PT, o DEM/PFL, o PSDB, o PTB e tantos outros partidos se venderam, receberam dinheiro para isso. O eleitor que é filiado, ajuda e que vota nestes partidos, também se vende, é corrupto? Por certo não.

Para não ficar na sacanagem política e mudar um pouco de assunto pois, no fundo, a culpa é sua, você é que vota em político vagabundo, você é que não faz campanha para político bom, honesto, você é que e omite, portanto, cada povo tem o governo que merece. Mas, mudando de assunto, continuemos na Representação.

Há Conselhos de Contribuintes no Estado e no Município de São Luis, para ficarmos nas entidades mais próximas a nós, com Representantes do Contribuinte. Sabe quem o Representa? Quanto ganha, o que faz, qual a duração do mandato, como se faz para se candidatar ao cargo?

Os empregados e segurados tem representantes na Junta de Recursos da Previdência Social, órgão que julga os processos no INSS, como indeferimento que quem está para morrer e tem seu benefício negado por um médico qualquer. Sabia? Como se faz para ser? Quem nos representa?

Há um Conselho Estadual de Trânsito para disciplinar e julgar tudo sobre trânsito e tráfego em nosso Estado. Não sei se já fizeram um cabide de emprego igual no Município, mas no Estado do Maranhão tem um Conselho. O representante dos motoristas, sabe quem é? Quem representa a sociedade civil?

Entidades que prestam serviços públicos, concessão, como a CEMAR, tem um Conselho em que há um Representante dos Consumidores. Votou nele? Sabe como é composto o Conselho de Consumidores? Fizeram alguma coisa por você?

E o Conselho Penitenciário do Estado que julga os processos dos presos para serem libertados e políticas dos encarcerados, etc.. Sabe como é formado, quem são os nossos representantes?

O Vereador é o representante de determinada comunidade no Município junto ao Prefeito, o Deputado Estadual de determinada parcela da população do Estado na Assembléia junto ao Governador, o Deputado Federal representante o povo de um Estado junto ao Governo Federal e o Senador Representa o Estado junto à União. O prefeito é o representante de todo o povo de um município e o governador é o representante de todo o povo de um estado e o presidente da República é o representante de todo o povo de uma nação.

Bonito, lindo.

Na prática, uma merda. Culpa do representado, tu, que votas, pagas impostos, eleges, se omite, se esconde, reclama, etc... e culpa do representante que não sabe sua função, quase sempre é omisso, ladrão, sem vergonha e que se reelege por omissão do representado.

Vou ficar por aqui, pedi a um amigo para me representar junto ao Bingo, junto a uma Missa, a um Jantar e junto a um Velório e ele não pode ir, tenho que ir, eu mesmo. Fica para outro dia a continuação disso.

Até quarta.

Nenhum comentário: