sexta-feira, 9 de abril de 2010

OS PARASITAS





Parasita ou parasito é um organismo animal ou vegetal que se alimenta estritamente à custa de um organismo hospedeiro de uma espécie diferente, de modo permanente ou durante uma fase do seu ciclo vital.

Esta é a definição dos Clubes de Mães, Associações de Bairro, Associações Comunitárias, Grupos Folclóricos, Grupos Teatrais, Grupos de Teatro Amadores, enfim, essa turma de parasita que vive às custas do povo, através dos incompetentes e corruptos dirigentes de Prefeituras, Governo de Estados e Presidência da República, além das Empresas Estatais e, agora, Empresas Privadas. É a chamada picaretagem parceria pública versus privada, onde a entidade pública entra com os problemas e a privada é chantageada legalmente.

Qual a finalidade dos chamados grupos culturais?

Apresentar a produção cultural, quer em forma de fotografias, de livros, de filmes, de peças teatrais (Paixão de Cristo), de espetáculos (São João), de manifestação com a participação do povo (Escolas de Samba, no Carnaval). Um grupo de pessoas, com alguma identidade cultural e com o mesmo escopo, se reúnem, fazem o espetáculo e o apresentam.

Se só querem congregar a comunidade ou mostrar a capacidade cultural, todos cooperam e apresentam o espetáculo à própria comunidade. Se fora, cobram de quem quer ver. Simples.

Mas, o que acontece hoje em dia, mormente no Maranhão, em especial em São Luís?

O governo dos Estados dirigido por um incompetente, ou uma incompetente, usa os recursos públicos para acalmar e comprar a simpatia e votos dos chamados grupos culturais. Paga no Carnaval, paga no Retiro do Carnaval, paga na Páscoa, paga no São João, paga no Natal, enfim todo mundo mama, monta na burra e os burros eleitores (nós) pagamos o pato.

Agora, na Páscoa? Viste algum Judas?

Ninguém quer perder a boquinha, não houve críticas à Castelo ou Roseana, os mais conhecidos.

E a moda pega, os Prefeitos do Interior do Maranhão, 216, fazem a mesma coisa. Pagam com dinheiro público o Carnaval oficial; o carnaval fora de época; o retiro do carnaval para os crentes e católicos e espíritas e macumbeiros e o diabo à quatro, as paixões de Cristo; o São João Oficial, o São João fora de época; as cantorias de Natal; vai vim os nascimentos de Jesus, os presépios vivos e o escambau, é só esperar, principalmente em ano eleitoral.

Se houve gasto de 47 milhões no Carnaval pelo Governo do Estado do Maranhão e outros tantos milhões pelas Prefeituras, espere o São João, vão gastar 470 milhões, a Prefeitura de São Luis uns 100 milhões e as Prefeituras do Interior, o que tiverem em caixa para elegerem os seus Prefeitos e ex Prefeitos ao cargo de Deputados. É o ciclo vicioso. É uma esculhambação.

Tem parasita de todo jeito e modo. Ouço sempre, nas rádios AM e FM, TV e colunas de Jornais, a grita dizendo que o Governo está dando uma merreca para as Escolas de Samba, para os Grupos Teatrais, para os Bumba Meu Bolso e reclamam. É uma forma de emprego, de receber sem fazer força e ainda ser considerado/a benfeitor/ra daquela Comunidade. O dito cujo ou a dita cuja aparece como salvadora da pátria, recebe dinheiro, paga seus amigos, compra sem licitação, emprega os parentes, come as meninas ou alicia os meninos, atores, atrizes, compositores enfim, usa dos componentes qualquer que seja a manifestação cultural e ainda reclamam do Governo.

Pode?

Pode, todo dia eu ouço, eu vejo, eu leio, eu pago, eu me revolto, eu falo, eu brigo, eu escrevo, e tudo permanece como tal. A culpa é do próprio povo que acho que as verbas recebidas são do Governo. O dinheiro que o parasita recebe é somente parte do imposto que o mesmo parasita paga para o Governo. Quando paga. Mas é parte dos tributos que caem na cabeça do cidadão que trabalha, a outra parte fica no bolso do ladrão do dirigente.

É ladrão financiando ladrão.

Agora, no São João de 2010, já começaram os pedidos, todo mundo que é candidato vai ser convidado para ser padrinho de Boi, de Vaca, de Novilho, de Grupo de Regae, de Grupo de Capoeira, de Afros Descendentes (que não ficam acanhados em receber dinheiro dos brancos), enfim, vai ser aquela esculhambação de sempre.

A tradição, o Pai Francisco, a Catilina, até o Boi, coitados, ninguém se lembra deles, agora é dinheiro no bolso, seios de fora e índios sarados. São João que se foda com São Pedro, afinal nem chover, aqui em São Luis, chove mais. Levaram a chuva para o Rio, São Paulo, Santa Catarina, para desespero dos Prefeitos Maranhenses... adeus boquinha.

Maranhão, meu tesouro, meu torrão .... fiz este artigo..... para ti Maranhão!!!!!!!!

Nenhum comentário: