sexta-feira, 30 de abril de 2010

I CLICLO DE DEBATES MÉDICO JURÍDICOS



Acabei de chegar de lá. Recebi o convite no meu e-mail popular, o floresmar@zipmail.com.br, mandado pela OAB/MA com o retrato de um cidadão parecendo artista de cinema. Braço cruzados, olhando de lado, barba a fazer ou barba aparada. Dizia que haveria palestra de o presidente do CRM/MA, médico Abdon Murad, meu colega de ADESG e, logo em seguida, haveria palestra da médica e advogada Deíla, finalizando com o dito cujo, advogado Eduardo Dantas.

Marcado para as 17 horas, chegamos, eu e minha mulher, Dra. Lucia Fernanda, esta foi para reunião da Academia Maranhense de Medicina que funciona no CRM/MA, às 16: 58 horas, juntamente com a Dra. Valéria Lauande, Vice-Presidente da OAB/MA. A palestra começou às 17:40 horas – depois os advogados reclamam no atraso nas audiências – com a palestra do médico Antonio Carlos que devia estar representando o presidente Abdon. Não foi lido o seu currículo, nem feita a apresentação formal.

A vice Valéria, representando o presidente da OAB/MA, Mário Macieira que também não foi, abriu o evento e disse que cada palestrante teria 20 minutos e depois haveria debates. Antonio Carlos usou de 15 minutos, foi direto, foi incisivo, falou o que devia. Em seguida falou a presidente da comissão de bioética da OAB/MA, Dra. Deíla Maia que eu não conheço, passei a saber de sua existência hoje. Bonita, com calças cumpridas brilhantes e calcinha marcando a calça. Bonito quadril....Fora isso, fez uma palestra de universitária ou professora, toda certinha, com quadros etc... porém extrapolou o tempo, ficou com 35 minutos ao invés dos 20 minutos. Falou mais do que devia.

Finalmente o conferencista de Pernambuco que deve estar no Maranhão procurando sócio, talvez a Deíla, para expandir seus processos contra os médicos. Falou alguma coisa sobre o novo Código de Ética Médica, com o conhecimento de advogado. Falou demais, quase 50 minutos e não disse para o que veio.

O que veio a seguir foram os debates. A médica Honorina, uma das diretoras do Hospital Presidente Dutra, o Hospital Universitário de São Luis, falou o que queria. Com microfone e sem microfone, dizendo que queria ser a primeira pois estava fazendo faculdade de direito, no seu primeiro ano, e não queria perder aula. No auge da discussão ou debate ou troca de idéias com o pernambucano Dantas, encerrou dizendo que não podia ficar mais, pois estava atrasada para a aula de direito.

Lembra do nome do encontro?

I Ciclo de Debates Médico Jurídicos.

Não é preciso ter mais nenhum, depois disso. Mas, houve ainda a participação de Alcimar, também diretor do Hospital, cunhado do meu colega de INSS Afonso Prazeres e, parece, estar como presidente da fundação Sousandrade ou Josué Montelo atualmente. Falou bonito, fiquei admirado, o cidadão parece um imbecil, calado. Disse o que muita gente não tem coragem de pensar, um resumo da atuação do médico hoje, filosoficamente.

E sem filosofia, apesar de advertido pela Dra. Valéria Lauande de ter somente 3 minutos para falar, o Dr. Pedro Aragão, Pedrinho para os amigos, vomitou. Disse tudo o que acontece, na prática, hoje com a medicina e, principalmente, com o desempenho dos médicos. Falou o que devia ter tido. Vale a pena a gente ver um profissional que sabe falar e tem comportamento. Fora do microfone, o Pedrinho é um contador de piadas e histórias. No microfone, um médico, um professor, um experiente. Gostei Dr. Pedro.

Muito bem. Acabou. Agora um coquetel fajuto, com suco sem gosto e um salgadinho para cada convidado .... e olhe que o auditório estava vazio. Ah... livro do pernambucano a 50 reais cada. Um roubo.

E qual a minha sugestão?

Primeiro deveria ter tido uma divulgação melhor e maciça, mais técnica, sem divulgação pessoal como foi com o Eduardo. Deveria ter tido uma mala direta aos Advogados dizendo o encontro, uns out door e convites nos jornais, rádios e tv, tanto por parte do CRM como da OAB. Ficou parecendo mais uma troca de amigos, Valéria pelos Hospitais, Deíla por parte médica e advogada, defesa ou ataque e o Dantas procurando sócios.O CRM/MA se divulgando.

Por que não foi distribuído o texto do Código de Ética Médica? Por que não teve um apresentador do evento com a leitura do currículo de todos? Com a apresentação de cada e, se houvesse substituição, uma explicação para o fato? Por que não se começou no horário? Por que a limitação no debates se é um Ciclo de Debates?

Minha filha, Secretária em alguns eventos, Jornalista e Advogada, depois que eu relatei os fatos, me disse: agora não tem desculpa, o Diabo foi, não mandou o Satanás. Pois é, eis eu relatando os fatos.

Se há alguma crítica no relato é no sentido de melhorar os eventos da OAB/MA, sem nenhum dolo, sem nenhuma intenção, salvo a de se melhorar.

Estou com dor no peito, deve ser porque acabei de jantar e resolvi escrever. Vou parar para evitar ir ao Médico.

Nenhum comentário: