domingo, 2 de maio de 2010

JUCA CHAVES, APÓS O JUBILEU DE OURO



Maranhão, São Luís, Teatro Arthur Azevedo, Maio, Sábado, dia 01, 21 horas. Entro no frisa 05, seis lugares, dois estudantes, dois idosos e dois normais. Estavam os idosos e os estudantes. Ou seja, eu, minha mulher Lucia Fernanda e as estudantes de pós graduação Maria Fernanda, minha filha e Manuela, minha sobrinha adotada. De lado, na frisa 7, minha amiga Jucileide e seu filho Francisco. Começa o vídeo sobre a vida do menestrel Juca Chaves. Nada de novo, salvo as filhas Maria Clara e Maria Morena que já sabia existirem mas não sabia de que forma.

Juca entra e começa o show. A viola é outra. Depois de alguma considerações e piadas, chama o quarteto local para compor suas modinhas, forma musical que o personifica. Canta e conta piadas antigas, sem palavrões fora do contexto mas tem contexto com palavrões. Piadas novas? Nenhuma, alguns situações novas. Piadas velhas com o mesmo velho de contar.

Valeu. Afinal a gente não tem aonde ir, não tem um lugar seguro, com ar condicionado, sem muita gente, limpo e confortável. E que a gente pode ver gente amiga e conhecida. O teatro tem tudo isso, até sem show a gente vai. O pessoal do Juca pode dizer, até em gente a gente faz o show. E deve fazer, afinal o espetáculo – caro por 50 reais por pessoa – tem o patrocínio dos Correios, do Ministério da Cultura, panfletos pela Gráfica Santa Clara, Hotel Pestana e divulgação pelo jornal o Estado do Maranhão.

A bilheteria e a venda dos três CD por 30 reais é o lucro do espetáculo, uma forma de trazer o público, pois se fosse de graça, ninguém ia. E uma forma de mostrar que está vivo, apesar de velho e com lapsos de memórias.

Poderia ter falado dos patrocionadores, poderia ter feito um vídeo maior e mais detalhado, poderia ter começado falando de sua tragetória e feito um apanhado de suas modinhas, desde o JK (Presidente Bossa Nova) até o Caixinha Obrigado. Ou será que é a mesma modinha?

Tirando os defeitos, um bom espetáculo para ser visto com a família ou com pessoas que você se sente bem. Fui, gostei, apesar dos pesares.

Ah... os 50 anos de Juca foi há 3 anos e o nome do show é O Rei está Nú.

Nenhum comentário: