segunda-feira, 23 de agosto de 2010

UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA AVENIDA LITORÂNEA


Quem não é da Ilha, informo. Temos em São Luís, capital do Maranhão, uma Avenida que contorna o Mar, pegando de uma praia até outra, ou seja, começa na Praia da Ponta da Areia (excluindo a parte interna que foi grilada por Praia Mar Hotel e agora pelos Edificios que particularizaram a praia e não admitem uma avenida pública), passando pela Praia de São Marcos ou Marcela - onde mora o presidente Sarney - chegando até o começo do olho de porco.

Pára aqui, é mais ou menos 4 km de avenida, que chamam de Litorânea, embora oficialmente seja Avenida Governador Edison Lobão.

As praias continuam, vem Olho dágua, Araçaji, Raposa, enfim, como é uma ilha, teria um nome a cada pedaço de praia. Teríamos, um grande anel viário se houvesse avenida em todas as praias, pegaria até a cidade de Raposa, São José de Ribamar e se encontraria no Alto da Esperança.

Pois bem, o atual prefeito, administrador e advogado João Castelo (PSDB) resolveu fazer uma Audiência Pública no SESC, no Olho Dágua, vizinho à sua residencia. Economia de combustível ou para não pegar trânsito.

Marcada para as 9 horas do dia 23 de agosto de 2010, hoje. Cheguei 10 horas e por volta das 10:10 começou com o filme do ex-secretário municipal, agora consultor aspone do atual governo.Mostrou projetos, mostrou maquetes, mostrou que ganhou premios até chegar na avenida litorânea.

Vão construir 1 km e 14 metros, prolongando a Avenida. Está escrito certo, mil e quatorze metros de construção. Pois bem, chamam a empresa.

Na mesa, secretários municipais, o Prefeito e a Vice não foram. A anunciante é adjunta da secretaria de comunicação ou algo parecido, é uma jornalista que se envolveu em vazamentos de informações em campanhas eleitorais passadas, dizem os jornais.

Um auditório pequeno, abafado, começa a Audiência. Na tela, o computador informa que a cópia do words utilizado não é original; chamam o representante da empresa projetou, aparece um cidadão de calça jeans e paletó azul, camisa sem gravata - como todos os secretários que estavam à mesa - e falou; depois chamaram um Deolindo, apareceu um Francisco que leu o que estava escrito no computador/tela; e mal; havia um cidadão falando ao celular encostado na parede, parecia mijando; tosses.... aguentei

A paciencia começa a se esgotar com um cidadão de brinco na orelha falando que há sítios arqueológicos no Alto do Calhau e na Vila Nazaré. A parte que está sendo objeto da Audiencia seria no Calhau/Quintas do Calhau/Olho Dágua, pegando a Rua Canadá, Rua Carcará, pois a Rua Copacabana que desce do Barramar ainda tem Litorânea, daí entra pelas dunas e saiu na Rua Cegonhas que é o prolongamento da Avenida Daniel de La Touche, se não houvesse o retorno das Holandeses. O Alto do Calhau é do outro lado da Holandeses...

Se esgotou quando um cidadão dizendo-se economista foi citar dados de 1999 e 2000 como recentes e como base na RIMA e do Projeto...não deu, fui.

Agora reflitam.

A gente quer não somente 1 km, a gente quer o prolongamento até o farol da raposa ou a própria raposa, passando pelo Olho Dágua, Araçaji. Quer que respeitem o meio ambiente não destruindo as dunas ou praias, não permitindo gabaritos maiores que os 4 andares (sem a sacanagem de garagem ou terraço para enganar a prefeitura), que derrubem todas as barracas do lado do mar, que não permita postos de gasolina na orla, que haja lugar para ciclismo e cooper, que haja estacionamento para todos.

A gente quer prazo, quando começa, quando termina. Eu não quero saber de rodoanel, de estacionamento da praça deodoro, de edificio sede sem estacionamento, de planos inviáveis e plenos que ganharam prêmios.

Não quero saber, nem quanto custou, contanto que não tenham roubado para enriquecimento de amigos, de vereadores, de secretários e de quem quer que seja o ladrão.

A Audiência Pública deve ser realizada em local público, de fácil acesso aos interessados e de grande capacidade, com informações, com dados, com escritos e com gente que represente o empreendedor. De preferencia o Prefeito ou o Governador presentes. Sejam elegantes, usem terno, com gravatas, se identifiquem e sejam diretos no assunto.

Quer fazer campanha eleitoral?Quer mostrar o que está fazendo ou vai fazer? Promova outros encontros próprios.

Não gostei.

Se fosse Castelo demitia todo mundo.

Ah... anunciaram o Vereador Chico Viana, presente. Não vi meu irmão, está com dois anos que não o vejo.. .quando terminar o mandato o verei.

68 É ANTES DE 69 ou ECOS DE UM ANIVERSÁRIO DIFERENTE



O convite foi entregue em mãos e dizia que uma Amiga de minha mulher Lúcia iria oferecer um jantar em um restaurante, começando às 20 horas e que levasse um dos ítens constantes da relação para uma obra de caridade.

Pensei, quando a gente fica velho fica frouxo ou medroso e se aproxima de Deus, a gente quer comprar um lugar no Céu, ou então a gente revela aquilo que nunca pode fazer quando novo, quando a energia é voltada para bens materiais, sexo, etc...


O restaurante fica na área nobre e considerado um dos mais sofisticados e caros da cidade. Mas o que me levou a ir, foi a consideração sempre dispensada pela convidante e seu marido, além do irmão e da cunhada, esta de saudosa memória. Fui. A minha filha também, o secretário ficou em casa.

Chegamos por volta das 20:10 horas, pouca gente. A aniversariante, a Mãe, o Marido, alguns parentes. Poucos convidados. O garçom nos oferece água, água de côco, refrigerante, suco e cerveja; escolhemos água de côco; em seguida, um cesto pequeno com pastéis de carne, queijo e algum outro recheio; comemos 3 cestos, em torno de 5 pastéis para cada.

Ás 21:30 horas, a convidada tenta dizer que vai haver discurso, poucos a ouvem. Fala o irmão, fala o presidente da Academia de Letras que ela faz parte, fala um ex reitor da UEMA e conterrâneo, fala um colega, fala o representante da comunidade presenteada e fala a convidada.

Tenta, ninguém faz silêncio. Horrível. Ela em pé, tentando falar, e ainda chegando convidados.

Teve um casal que deu uma cotovelada na aniversariante, empurrando-a da passagem para se sentar na mesa com uma convidada. Dizem que ficou roxo, no lugar da pancada, no dia seguinte, e olha que o homem do casal é homem da justiça desportiva. (ah... está explicado, jogador vive empurrando o outro em campo e fora dele).

Pois bem, veio o jantar.

Enquanto convidados comem, convidados somem. Sumiu quase a metade dos convidados antes do bolo. Deve ser praxe na cidade da aniversariante.

Depois do jantar, veio o bolo de aniversário. O dono do restaurante apareceu. A aniversariante corta o bolo com um garfo, pois não apareceu faca de bolo. Apareceu fósforo para acender a vela, ainda bem.

Valeu, senti a dedicação do marido que conseguiu pintar uma figura impar de carinho e dedicação com o próximo, apesar da vida que leva, solitária, mais com livros que com gente, a aniversariante.

Meus parabéns, que no próximo, procure um restaurante que possa ter ambientes diferentes ou ambiente exclusivo para aniversário ,com som, equipamento sonoro para suprir a mal educância de alguns convidados.

Gostei de ver e falar, ainda que de longe, com alguns convidados. Deixo de citá-los por questões próprias, pois teria que identificar a todos os demais e fica, segundo minha mulher e filha, chato..

Que os Santos nos protejam, ainda que nos quadros....


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA OU CENAS DO I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DA OAB



Sem ter o que fazer, resolvo ler O Fórum, panfleto chamado de jornal do Advogado, editado pela OAB,número 6, ano I, agosto de 2010. Trouxe, nas folhas 6 e 7, página central, propaganda do I Congresso Ibero-Americano de Direitos Humanos e Advocacia, com o patrocínio das faculdades de Direito, um cursinho, hotel, construtora, consultores, lojas e uma rede de telefonia celular, além do timbre de realização da OAB/MA.

Local de abertura: Teatro Artur Azevedo e demais dois dias no Rio Poty Hotel. São dois lugares elegantes, embora não tenham estacionamento adequado. Mas, sem fazer nada, me inscrevi.

A propaganda dizia que o credenciamento e entrega de materiais seria de 15 às 18 horas no Teatro e que a palestra inaugural seria às 18:30 horas. Mandei meu secretário (o diabo não vai, manda) para ser credenciado e me credenciar. Ao chegar, pontualmente, às 18 horas no Teatro, soube que o credenciamento só poderia ser pessoal. Uma fila enorme, entrei sem credenciamento.

Aliás, parecia mercado, monte de gente feia, entregando panfletos de todo tipo e as tradicionais urubus sem saber o que fazer. Mais tarde, o secretário levou a credencial e uma pasta pobre, de papelão, com caneta vagabunda, nem BIC era. No crachá o nome completo.... para que pediram, na inscrição, o nome que queria no crachá?

Paciência. Deu 18:30, deu 19 horas e nada. Apenas um monte de gente feia, pouca gente bonita, todo mundo de manga de camisa, ou seja, com trajes de Costa Rodrigues/Castelinho e não do Teatro Artur Azevedo, todo mundo esporte como se o ar condicionado do ambiente não gelasse.De fato, não gelou.

Enquanto espero, olho. O palco está sujo, piso faltando limpeza e cera; as quatro primeiras fileiras de cadeiras estão com adesivos de RESERVADAS, são 16 cadeiras cada fila, portanto 64 cadeiras para “autoridades”. Na platéia de conhecidos e importantes só minha filha Dra. Maria Fernanda, Dr .Benilson com a filha Bianca, o Procurador José, marido da Procuradora Liene (Previdência).

O Teatro vazio, as filas reservadas não são ocupadas, as galerias não são ocupadas. De repente, o camarote do governador é ocupado por um negro (meu irmão de cor) e um rapaz usando rosa. Rosa, Roseana, tudo igual.

Um hora depois da hora prevista – se fosse Audiência os Advogados sérios já teriam ido embora ou registrado a presença para nova Audiência – começa o Congresso. No convite e no programa dizia que a Mesa seria composta por Mário, Tamer e Lula, sendo a conferencista a Éster, da Salamanca, Espanha. Na prática, a Mesa foi composta por Mário Macieira, presidente da OAB/MA, por Sérgio Tamer, secretário de governo de direitos humanos e representante a Governadora, Aldy Melo Filho, defensor geral do Estado, Zagalo como Conselheiro da OAB/MA, Lula como presidente da ESA, Valéria Lauande (nome escrito errado no convite/programa, veja lá) como Vice da OAB/MA, Couto como Secretário da OAB, Caminha como Tesoureiro, Gerson pela CAAMA, Pedrosa pela Comissão de Direitos Humanos, Caldas Góes como ex-presidente da OAB e a Professora Éster Quinteiro, a Conferencista da noite. Ah.. ia esquecendo, um cidadão representante do curso MARCATO.

Pensei comigo, o congresso não é Ibero-Americano? Governador, Prefeito, Presidente do Tribunal de Justiça, Presidente da Assembléia, Presidente da Câmara de Vereadores, os Consules dos Países componentes da Ibéria e da América Latina; Poderiam também ter convidado o Ministério Público, a Defensoria e algumas pessoas importantes com doutorado nos países integrantes como o Professor Doutor Mateus, o Professor Doutor Cabral Marques, só para citar dois.

Se era para chamar o patrocinador, tinha que chamar o gerente da VIVO, da Cyrela, do Pestana Hotel e todos os diretores das faculdades CEUMA, CEST, São Luís, UNDB e os demais pagantes.

Vi tocar o Hino Nacional e cantei. Lá, na Mesa, alguns moveram os lábios (patrulha labial).

Uma merda de congresso, desorganização ao extremo, quero meu dinheiro de volta.

A chamada Ibéria Americana é formada dos seguintes Membros: EUROPA: Andorra, Espanha e Portugal; AMÉRICA: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Viram a quantidade de Países? Viram a quantidade de presentes no Teatro? Ao que parece, alguém está fazendo aquele famoso cursinho (doutorado para os leigos) na Salamanca e para pagar o curso, resolveu fazer este congresso. Podem anotar os presentes e depois comparar os currículos.

Por outro lado, havia no Teatro gente que poderia ter representado o Presidente do Tribunal, havia um Juiz lá que chegou quase na hora do evento, o Manoel Aureliano do 7o Juizado do Hospital São Marcos; havia representante do Prefeito, o Professor José Maria de Jesus e Silva, presente deste as 8 horas; quem mais? Ninguém conhecido, já disse, um monte de gente desconhecida.

Um congresso com este nome, era para selecionar os Conferencistas, confirmar a Mesa, divulgar o fato um ano antes, insinuar o traje elegante, formal e completo. Pedir a ajuda das autoridades do trânsito, ter duas aberturas, uma formal e outra de trabalho. Enfim, ter organização, pontualidade, respeito pelos colegas Advogados.

Se a atual diretoria da OAB/MA não tem respeito por si, tudo bem, mas deve ter respeito pelos integrantes da Ordem. Este é o terceiro evento que participo e todos são desorganizados, atrasados, sem nenhum respeito. Qual foram os outros dois?Um curso na ESA em que o Professor e o Diretor chegaram atrasados. Um Seminário no CRM onde o Presidente da Ordem não compareceu e começou atrasado.

Assim, não funciona, os “meninos” da Ordem precisam ter responsabilidade, ter respeito, ter organização.... e por tudo isso, quero meu dinheiro de volta. Depositem na conta 107.351-6 do Banco do Brasil, conta Estilo.

E, se continuar assim, sou vou depois que houver novas eleições para a OAB/MA com novos – e que sejam organizados – dirigentes.

Encerrando, ontem, dia 11, em Manaus teve um evento similar, vejam a manchete do jornal de lá: Amazonas Jogos Ibero-Americanos reúne 25 delegações internacionais em Manaus.... copiem os bons exemplos, aprendam, não façam a gente passar vergonha....

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MEDO E REMORSO




Há outras manifestações mentais negativas do homem como inquietação,nervosismo,raiva,desprezo, recalques, e tantas outras que não me recordo. Mas, as mais perniciosas, no meu modo de ver, são o medo e o remorso. Medo: do latim metu, sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça. Remorso: do latim remorsu, inquietação da consciência por culpa ou crime cometido.

Usei remorso como poderia ter usado culpa, mas a culpa se aplica aos atos praticados, enquanto que remorso se aplica aos atos não praticados, a omissão, quase sempre.

Complicado?

Não, a máquina humana é perfeita, desde que alimentada devidamente. O organismo, através da mente saudável, se mantêm sem necessidades de remédios e médicos. A sensação de sede deve ser suprida por água, elementar. Do mesmo modo, o organismo pede determinadas substâncias que, ao longo da vida, a gente se acostuma e sabe decifrar os pedidos do corpo através da mente.

Simples.

Difícil é montar a equação, leva tempo, muitas vezes o corpo morre antes da mente aprender tudo. O cidadão que tem pressão baixa, quase sempre tem tendências à agressão, faz parte do organismo reagir, brigar, para o sangue se movimentar, a pressão subir. Comprove. Comprove também ao contrário, os gordos são mais afáveis em virtude de saberem não poder se agitar pois a pressão geralmente é alta e se sentem mais. São mais vagarosos e menos agitados.

A parte orgânica visível é mais fácil de ser controlada, o problema reside na parte interna, na alma, na personalidade, na área mental. Aqui que o medo e o remorso atacam.

Medo ou Fobia? Medo seria uma fobia grande, fobia seria um medo pequeno, específico. Veja a lista:

A

§ Abissofobia - medo de abismos, precipícios.

§ Ablepsifobia - medo de ficar cego

§ Ablutofobia - medo de tomar banho.

§ Acarofobia - medo de ter a pele infestada por pequenos organismos(ácaros).

§ Acerofobia - medo a produtos ácidos.

§ Acluofobia - medo ou horror exagerado à escuridão.

§ Acrofobia - medo de altura.

§ Acusticofobia - medo relacionado aos ruídos de alta intensidade.

§ Aeroacrofobia - medo de lugar aberto e alto.

§ Aerodromofobia - medo de viagens aéreas.

§ Aerofobia - medo de ventos, engolir ar ou aspirar substâncias tóxicas.

§ Aeronausifobia - medo de vomitar (quando viaja de avião).

§ Afobia - medo da falta de fobias

§ Agliofobia - medo de sentir dor.Sinônimo de algofobia

§ Afefobia - medo de ser tocado.

§ Agorafobia - medo de lugares abertos, de estar na multidão, lugares públicos ou deixar lugar seguro.

§ Agrafobia - medo de abuso sexual.

§ Agrizoofobia - medo de animais selvagens.

§ Agirofobia - medo de ruas ou cruzamento de ruas.

§ Aicmofobia - medo de agulhas de injeção ou objetos pontudos.

§ Ailurofobia - medo de gatos.Idem galeofobia ou gatofobia

§ Aletrorofobia - medo de galinhas. (ornitofobia)

§ Algofobia - medo de dor.Idem agliofobia

§ Amatofobia - medo de poeiras

§ Amaxofobia - medo mórbido de se encontrar ou viajar dentro de qualquer veículo de transporte.

§ Ambulofobia - medo de andar

§ Amnesifobia - medo de perder a memória.

§ Ancraofobia ou Anemofobia - medo de correntes de ar

§ Androfobia - medo de homens

§ Anatidaefobia - medo de ser observado por patos

§ Anemofobia - medo de ventos

§ Anginofobia - medo de engasgar

§ Antofobia - medo de flores

§ Antropofobia - medo de pessoas ou da sociedade

§ Antlofobia - medo de enchentes

§ Anuptafobia - medo de ficar solteiro (a)

§ Apifobia - medo de abelhas

§ Aracnefobia ou Aracnofobia - medo de aranhas

§ Astenofobia - medo de desmaiar ou ter fraqueza

§ Astrofobia ou astrapofobia - medo de trovões e relâmpagos

§ Ataxofobia - medo de desordem.

§ Autofobia - medo de si mesmo ou de ficar sozinho (Monofobia, Isolofobia)

§ Automatonofobia - medo de bonecos de ventríloquo, criaturas animatrônicas, estátuas de cera (qualquer coisa que represente falsamente um ser sensível)

§ Azinofobia - medo de ser agredido pelos pais

B

§ Bacilofobia ou Bacteriofobia - medo de bactérias (Microbiofobia)

§ Balistofobia - medo de mísseis

§ Basofobia ou basifobia - medo de andar ou cair (inabilidade de ficar em pé)

§ Batofobia - medo de profundidade

§ Botanofobia - medo de plantas

§ Batofobia - medo de alturas ou ficar fechado em edifícios altos

§ Batracnofobia - medo de anfíbios (como sapos, salamandras, rãs etc.)

§ Belonofobia - medo de alfinetes e agulhas (aiquimofobia)

§ Bifobia - o medo de bissexuais.

§ Blennofobia - medo de limo ou coisas viscosas

§ Brontofobia - medo de trovões e relâmpagos

§ Biofobia - medo da vida

C

§ Cacorrafiofobia - medo de fracasso ou falhar

§ Caetofobia - medo de pêlos

§ Cainofobia ou cainotofobia - medo de novidades

§ Catagelofobia - medo do ridículo (estar ou ser)

§ Catapedafobia - medo de saltar de lugares baixos ou altos

§ Catisofobia - medo de sentar-se

§ Catoptrofobia - medo de espelhos

§ Cenofobia ou centofobia - medo que caracteriza-se pela aversão e medo mórbido de sentir inquietação de grandes espaços abertos.

§ Cimofobia - medo de ondas ou de movimentos parecidos com ondas

§ Cinetofobia ou cinesofobia - medo de movimento

§ Cinofobia - medo de cães

§ Cipridofobia, ciprifobia, ciprianofobia, ou ciprinofobia - medo de prostitutas ou doença venéreas

§ Ceraunofobia - medo de trovão

§ Copofobia - medo da fadiga

§ Corofobia - medo de dançar

§ Coniofobia - medo de poeira (amatofobia)

§ Cosmicofobia - medo de fenômenos cósmicos

§ Cromofobia ou cromatofobia - medo de cores

§ Cronofobia - medo do tempo

§ Cronomentrofobia - medo de relógios

§ Claustrofobia - medo de espaços confinados ou lugares fechados ou seja, o oposto da agorafobia

§ Cleitrofobia ou cleisiofobia - medo de ficar trancado em lugares fechados

§ Cleptofobia - medo de ser roubado

§ Climacofobia - medo de degraus (subir ou cair de degraus)

§ Clinofobia - medo de ir para cama

§ Clitrofobia ou cleitrofobia - medo de ficar fechado

§ Cnidofobia - medo de cordas

§ Cometofobia - medo de cometas

§ Coimetrofobia - medo de cemitérios

§ Contreltofobia - medo de abuso sexual

§ Coprofobia - medo de fezes

§ Coulrofobia - medo de palhaços

§ Cremnofobia - medo de precipícios

§ Criofobia - medo de frio intenso, gelo ou congelamento

§ Cristãofobia, cristofobia ou cristianofobia - medo dos cristãos

D

§ Deipnofobia - medo de jantar e conversas do jantar

§ Demonofobia - medo de demônios

§ Demofobia - medo de multidão (Agorafobia)

§ Dendrofobia - medo de árvores

§ Dermatosiofobia, dermatofobia ou dermatopatofobia - medo de doenças de pele

§ Dextrofobia - medo de objetos do lado direito do corpo

§ Diabetofobia - medo de diabetes

§ Dinofobia - medo de vertigens ou redemoinho

§ Diplofobia - medo de visão dupla

§ Dipsofobia - medo de beber

§ Disabiliofobia - medo de se vestir na frente de alguém

§ Dismorfofobia - medo de deformidade

§ Distiquifobia - medo de acidentes

§ Domatofobia ou oiquofobia - Medo de casas ou estar em casa

§ Dorafobia - medo de pele de animais

§ Dromofobia - medo de cruzar ruas

E

§ Eisoptrofobia - medo de espelhos ou de se ver no espelho

§ Electrofobia - medo de eletricidade

§ Eleuterofobia - medo da liberdade

§ Elurofobia - medo de gatos (ailurofobia)

§ Emetofobia - medo de vomitar

§ Enoclofobia - medo de multidão

§ Enosiofobia ou enissofobia - medo de ter cometido um pecado ou crítica imperdoável

§ Entomofobia - medo de insetos

§ Epistaxiofobia - medo de sangrar do nariz

§ Epistemofobia - medo do conhecimento

§ Equinofobia - medo de cavalos

§ Eremofobia - medo de ficar só

§ Ereutrofobia - medo de ficar vermelho

§ Ergasiofobia - medo de trabalhar ou de operar (cirurgião)

§ Ergofobia - medo do trabalho

§ Eritrofobia, eritofobia ou ereutofobia - medo de luz vermelha ou do vermelho

§ Eretofobia - medo mórbido de sentir dor durante relações sexuais

§ Esciofobia ou esciafobia - medo de sombras

§ Escolecifobia - medo de vermes

§ Escopofobia ou escoptofobia - medo de estar sendo olhado

§ Escotofobia - medo de escuro

§ Escotomafobia - medo de cegueira

§ Esfecsofobia - medo de marimbondos

§ Espectrofobia - medo de fantasmas ou espectros

§ Estasibasifobia ou estasifobia - medo de ficar de pé ou andar (ambulofobia)

§ Estaurofobia - medo de cruz ou crucifixo

§ Estenofobia - medo de lugares ou coisas estreitas

§ Estigiofobia - medo do inferno

§ Estruminofobia - medo de morrer defecando

§ Estupefaçofobia - medo de estupefacientes ou de os consumir

§ Estupofobia - medo de pessoas estúpidas

F

§ Fagofobia - medo de engolir ou de comer

§ Falacrofobia - medo de tornar-se careca

§ Farmacofobia - medo de tomar remédios

§ Febrifobia, fibrifobia ou fibriofobia - medo de febre

§ Fengofobia - medo da luz do dia ou nascer do sol

§ Felinofobia - medo de gatos (ailurofobia, elurofobia, galeofobia, gatofobia)

§ Filemafobia ou filematofobia - medo de beijar

§ Filofobia - medo de enamorar

§ Filosofobia - medo de filosofia

§ Fobia Social - medo de estar sendo avaliado negativamente (socialmente)

§ Fobofobia - medo de fobias

§ Fonofobia - medo de barulhos ou vozes ou da própria voz; de telefone

§ Fotoaugliafobia - medo de luzes muito brilhantes

§ Fotofobia - medo de luz

§ Fronemofobia - medo de pensar

§ Ftisiofobia - medo de tuberculose

§ Flatusfobia - medo de liberar flatos a valer

G

§ Galeofobia ou gatofobia - medo de gatos. mesmo que ailurofobia

§ Gamofobia - medo de casar

§ Gefirofobia, gefidrofobia ou gefisrofobia - medo de cruzar pontes

§ Geliofobia - medo de rir

§ Geniofobia - medo de manter a cabeça erguida

§ Gerascofobia - medo de envelhecer

§ Gerontofobia - medo de pessoas idosas

§ Geumafobia ou geumofobia - medo de sabores

§ Gimnofobia - medo de nudez

§ Ginofobia, ginefobia ou ginecofobia - medo de mulheres

§ Glossofobia - medo de falar ou tentar falar em publico

§ Gnosiofobia - medo do conhecimento

H

§ Hadefobia - medo do inverno

§ Hagiofobia - medo de santos ou coisas santas

§ Hamartofobia - medo de pecar (pecados)

§ Hafefobia ou haptefobia - medo de ser tocado ou de tocar em alguém ou em alguma coisa

§ Harpaxofobia - medo de estar sendo roubado

§ Hedonofobia - medo de sentir prazer

§ Heliofobia - medo do sol

§ Hemofobia, hemafobia ou hematofobia - medo de sangue

§ Heresifobia ou hereiofobia - medo de desafiar a doutrina oficial (governo)

§ Herpetofobia - medo de répteis ou coisa que arrastam

§ Heterofobia - etimologicamente medo do sexo oposto, uso comum: medo da heterossexualidade

§ Hexacosioihexecontahexafobia - medo do número 666

§ Hidrargiofobia - medo de medicamentos mercuriais

§ Hidrofobia - medo de água

§ Hidrofobofobia - medo de raiva (doença)

§ Hielofobia ou hialofobia - medo de vidro

§ Hierofobia - medo de padres ou coisas sacras

§ Higrofobia - medo de líquidos ou umidade

§ Hilefobia - medo de materialismo ou de epilepsia

§ Hilofobia - medo de florestas

§ Hipengiofobia ou hipegiafobia - medo de responsabilidade

§ Hipnofobia - medo de dormir ou ser hipnotizado

§ Hipofobia - medo de casas

§ Hipsifobia - medo de altura

§ Hobofobia - medo de bêbados ou mendigos

§ Hodofobia - medo de atravessar estradas

§ Hormefobia - medo de ficar abalado ou chocado

§ Homiclofobia - medo de neblina

§ Hominofobia - medo de homens

§ Hoplofobia - medo de armas de fogo

§ Homofobia - etimologicamente medo do semelhante, uso comum: medo da homossexualidade

§ Hipopotomonstrosesquipedaliofobia - medo de palavras grandes

§ Humilhofobia - medo de ser humilhado

I

§ Iatrofobia - medo de ir ao médico

§ Ictiofobia - medo de peixe

§ Ideofobia - medo de idéias

§ Ilingofobia - medo de vertigem ou sentir vertigem quando olha para baixo

§ Iofobia - medo de veneno

§ Insectofobia - medo de insectos

§ Isolofobia - medo da solidão, de estar sozinho, o medo de ficar isolado (Autofobia, Monofobia)

§ Isopterofobia - medo de cupins

J

§ Japanofobia - aversão e medo mórbido irracional, desproporcional e persistente de japoneses e de sua cultura.

K

§ Katsaridafobia - medo de baratas

L

§ Lachanophobia ou lachanofobia - medo de vegetais

§ Lactofobia - medo de leite

§ Laliofobia ou lalofobia - medo de falar

§ Lesbofobia - medo de mulheres lésbicas

§ Leprofobia ou leprafobia - medo de lepra

§ Ligirofobia - medo de barulhos

§ Ligofobia - medo de escuridão

§ Lilapsofobia - medo de furacões

§ Limnofobia - medo de lagos

§ Linonofobia - medo de cordas

§ Lissofobia - medo de ficar louco

§ Literofobia - medo de letras

§ Liticafobia - medo de processos (civil)

§ Locquiofobia - medo de nascimento (criança)

§ Logizomecanofobia - medo de computadores

§ Logofobia - medo de palavras

§ Luefobia - medo de sífilis (lues)

M

§ Mageirocofobia - medo de cozinhar

§ Maieusiofobia - medo da infância

§ Malaxofobia - medo de amar (sarmassofobia)

§ Maniafobia - medo de insanidade

§ Mastigofobia - medo de punição

§ Mecanofobia - medo de máquinas

§ Megalofobia - medo de coisas grandes

§ Melanofobia - medo de cor preta

§ Melissofobia - medo de abelhas

§ Melofobia - medo ou ódio de música

§ Meningitofobia - medo de doença nervosa

§ Merintofobia - medo de ficar amarrado

§ Metalofobia - medo de metal

§ Metatesiofobia - medo de mudar

§ Meteorofobia - medo de meteoros

§ Metifobia - medo de álcool

§ Metrofobia - medo ou ódio de poesia

§ Micofobia - medo ou aversão por cogumelos

§ Microbiofobia - medo de micróbios (bacilofobia)

§ Microfobia - medo de coisas pequenas

§ Mictofobia - medo de escuridão

§ Mirmecofobia - medo de formigas

§ Misofobia - medo de germens, contaminação ou sujeira

§ Mitofobia - medo de mitos, histórias ou declarações falsas

§ Mixofobia - medo de qualquer sustância viscosa (blenofobia)

§ Molismofobia ou molisomofobia - medo de sujeira ou contaminação

§ Monofobia - medo de solidão ou ficar só (Autofobia, Isolofobia)

§ Monopatofobia - medo de doença incurável

§ Motefobia - medo de borboleta e mariposa

§ Motorfobia - medo de automóveis

§ Musofobia ou murofobia - medo de ratos

N

§ Narigofobia - medo de narizes

§ Nebulafobia - medo de neblina (homiclofobia)

§ Necrofobia - medo de morte ou coisas mortas

§ Nelofobia - medo de vidro

§ Neofarmafobia - medo de medicamentos novos

§ Neofobia - medo de qualquer coisa nova

§ Nefofobia - medo de nevoeiros

§ Nictofobia - medo da escuridão ou da noite

§ Noctifobia - medo da noite

§ Nictohilofobia - medo de florestas escuras ou a noite

§ Nipofobia - medo de japonês ou cultura japonesa

§ Nosocomefobia - medo de hospital

§ Nosofobia ou nosemafobia - medo de ficar doente

§ Nostofobia - medo de voltar para casa

§ Novercafobia - medo da madrasta

§ Nucleomitufobia - medo de armas nucleares

§ Nudofobia - medo de nudez

O

§ Obesofobia - medo de ganhar peso (pocrescofobia)

§ Oclofobia - medo de multidão

§ Ocofobia - medo de veículos

§ Odinofobia ou odinefobia - medo da dor (algofobia)

§ Odontofobia - medo de dentista ou cirurgia odontológica

§ Oenofobia - medo de vinhos

§ Ofidiofobia - medo de cobras

§ Oftalmofobia - medo de estar sendo vigiado

§ Olfactofobia - medo de cheiros

§ Ombrofobia - medo de chuva ou de estar chovendo

§ Ometafobia ou omatofobia - medo de olhos

§ Oneirofobia - medo de sonhos

§ Onomatofobia - medo de ouvir certas palavras ou nomes

§ Ostraconofobia - medo de ostras

§ Orientalofobia - medo de orientais

§ Ornitofobia - medo de passaros

§ Octofobia - medo do numero 8

P

§ Pantofobia - medo de tudo ou de todas as fobias

§ Pedofobia - medo das crianças.

§ Penterofobia - medo da sogra

§ Pirofobia - medo do fogo.

§ Parasquavedequatriafobia - medo de sexta-feira 13

Q

§ Quadrofobia - medo de ir ao quadro

§ Quemofobia - medo de substâncias químicas ou de trabalhar com elas

§ Quenofobia - medo de espaços vazios

§ Quifofobia - medo de parar

§ Quimofobia - medo de ondas

§ Quionofobia - medo de neve

§ Quinofobia - medo de raiva (doença)

§ Quiraptofobia - medo de ser tocada(o)

§ Quilofobia - medo de esquilos ou qualquer um roedor.

R

§ Rabdofobia - medo de ser severamente punido

§ Radiofobia - medo de radiação, raio-x

§ Ripofobia - medo de defecar

§ Ritifobia - medo de ficar enrugado

§ Rupofobia - medo de sujeira

S

§ Sarmassofobia - medo de seduzir e de participar de jogos de sedução

§ Satanofobia - medo de satã (demônio)

§ Selafobia - medo de flashes (luzes)

§ Selachofobia - medo de tubarões

§ Selenofobia - medo da lua

§ Seplofobia - medo de material radiativo

§ Sesquipedalofobia - medo de palavras grandes

§ Sexoafobia - medo de fazer sexo

§ Sexofobia - medo do sexo oposto (heterofobia)

§ Siderodromofobia - medo de trem ou viagem de trem

§ Siderofobia - medo de estrelas

§ Sinistrofobia - medo de coisas do lado esquerdo, mão esquerda

§ Sinofobia - medo de chinês ou cultura chinesa

§ Sitofobia ou Sitiofobia - medo de comida ou comer (cibofobia)

§ Socerafobia - medo de padrasto ou madrasta

§ Sociofobia - medo da sociedade ou de pessoas em geral

§ Somnifobia - medo de dormir

§ Simmetrofobia - medo de simetria

§ Singenesofobia - medo de parentes

§ Sifilofobia - medo de sífilis

§ Sofofobia - medo de aprender

§ Soteriofobia - medo de dependência dos outros

§ Surifobia - medo de camundongo (rato)

§ Simbolofobia - medo de símbolos

T

§ Tacofobia ou Tachofobia - medo de velocidade

§ Taeniofobia ou Teniofobia - medo de solitária (tênia)

§ Tafofobia ou tafefobia - medo de ser enterrado vivo

§ Talassofobia - medo do mar

§ Tanatofobia ou tantofobia - medo da morte ou de morrer

§ Tapinofobia medo de ser contagioso

§ Taurofobia - medo de touro

§ Teatrofobia - medo de teatro

§ Tecnofobia - medo de tecnologia

§ Telefonofobia - medo de telefone

§ Teleofobia - medo de definir planos ou de cerimônias religiosas

§ Teofobia - medo de Deus ou de religião

§ Teologicofobia - medo de teologia

§ Teratofobia - medo de crianças ou pessoas deformadas

§ Termofobia - medo de calor

§ Testofobia - medo de fazer provas (escolares)

§ Tetanofobia - medo de tétano

§ Tetrafobia - medo do número 4

§ Tiranofobia - medo de tiranos

§ Tocofobia - medo de gravidez

§ Tomofobia - medo de cirurgia

§ Tonitrofobia - medo de trovão

§ Topofobia - medo de certos lugares ou situações, que dão medo ou pavor

§ Toxifobia, toxofobia ou toxicofobia - medo de se envenenar

§ Traumatofobia - medo de traumas (físicos)

§ Transfobia - medo de transexuais

§ Tripanofobia - medo de injeções

§ Triscaidecafobia - medo do número 13

§ Tropofobia - medo de mudar ou fazer mudanças

U

§ Unatractifobia -medo de pessoas feias

§ Uranusfobia - medo do planeta Urano

§ Uranofobia - medo do céu

§ Urifobia - aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a fenômenos paranormais

§ Urofobia - medo de urina ou do ato de urinar

§ Uiofobia - medo dos próprios filhos; medo da prole.

V

§ Vacinofobia - medo de vacinação

§ Verbofobia - medo de palavras

§ Verminofobia - medo de vermes

§ Virginitifobia - medo de estupro

§ Vitricofobia - medo do padrasto

X

§ Xantofobia - medo da cor amarela / medo de objetos de cor amarela

§ Xenofobia - medo de estrangeiros ou estranhos

§ Xerofobia - medo de secura, aridez

§ Xilofobia - medo de objetos de madeira ou de floresta

Z

§ Zelofobia - medo de ter fazer sexo

§ Zoofobia - medo de animais

Copiei da rede, da Enciclopédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_fobias).

Viram a quantidade de fobias ou medo?

Não há lista de remorsos. Remorso na verdade é aquela sensação de ter feito algo errado, é algo que você fez e não queria, é algo que você queria e não fez. Ação ou Omissão.

Remorso mata!

Veja o caso dos que furtam dinheiro público, os presidentes das repúblicas, os ministros de estado, os governadores, os secretários de estado, os prefeitos, os secretários municipais, chefes de autarquias e repartições públicas; os presidentes de tribunais de justiça (STJ), presidentes de tribunais de justiça estaduais, os ministros, os desembargadores, os juízes, os assessores, os donos de cartórios; os membros do ministério público: procuradores e promotores e demais assessores; esses são, na grande maioria, os ladrões do dinheiro público e, quase sempre, vivem com medo de serem descobertos.

Vivem com medo, aí vem o enfarte, vem o acidente vascular cerebral (AVC), vem o câncer, vem a diabete, vem as doenças. O dito cujo fica doente, fica impotente, fica gordo, fica magro, vive tomando remédios e com medo, se tem consciência. Se não tem, vive bem, gasta bastante, morre de prazer, com o dinheiro dos outros.

Tem membro do judiciário que fez casa, mansão, fazenda, vende sentença, vende liminar e nem está aí, vai viver cem anos... é que tem gente que vive bem, sem medo e sem remorso.

Mas, também tem gente que vive com remorso, fez tudo isso e hoje se arrepende, depois da doença, de estar esperando a morte. Vai morrer e a gente ainda vai dizer: graças a Deus o filho da puta morreu.

Quase encerrando: o bom da vida é viver sem medo e sem remorso, fazer aquilo que deve ser feito, depois de ponderar as conseqüências. Se tens tendência para furtar o dinheiro público, furte; se quer dar o cú, assumir ou virar bicha, faça; se quer assumir ou virar sapatão, assuma; se gostas de fuder, foda; quer trepar com a sua Mãe, trepe, desde que ela também queira, tudo sem remorso; ou com o Pai; quer mudar de emprego, mude; quer ser padre, seja; quer trocar de religião, voltar a ser católico, volte; quer ser evangélico, pertencer à seita do real, vire protestante; enfim, faça o que tem que fazer, a vida é curta e deve ser vivida, sem medo e sem remorsos.

Sem medo e sem remorsos, a gente vive 200 anos e ainda fica com a expectativa de viver mais 100.

Tens medo?

Vamos supor que sim, o que pode acontecer? Morrer..... só, tudo mundo vai morrer, é questão de tempo... se prepare.

E remorso?

Serve apenas para magoar ainda mais, esqueça, salvo se puder fazer aquilo que deixou de ser feito...

Viva bem, sem medo, ou remorso, a gente vive melhor.

Acredite, eu sei!