segunda-feira, 23 de agosto de 2010

UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA AVENIDA LITORÂNEA


Quem não é da Ilha, informo. Temos em São Luís, capital do Maranhão, uma Avenida que contorna o Mar, pegando de uma praia até outra, ou seja, começa na Praia da Ponta da Areia (excluindo a parte interna que foi grilada por Praia Mar Hotel e agora pelos Edificios que particularizaram a praia e não admitem uma avenida pública), passando pela Praia de São Marcos ou Marcela - onde mora o presidente Sarney - chegando até o começo do olho de porco.

Pára aqui, é mais ou menos 4 km de avenida, que chamam de Litorânea, embora oficialmente seja Avenida Governador Edison Lobão.

As praias continuam, vem Olho dágua, Araçaji, Raposa, enfim, como é uma ilha, teria um nome a cada pedaço de praia. Teríamos, um grande anel viário se houvesse avenida em todas as praias, pegaria até a cidade de Raposa, São José de Ribamar e se encontraria no Alto da Esperança.

Pois bem, o atual prefeito, administrador e advogado João Castelo (PSDB) resolveu fazer uma Audiência Pública no SESC, no Olho Dágua, vizinho à sua residencia. Economia de combustível ou para não pegar trânsito.

Marcada para as 9 horas do dia 23 de agosto de 2010, hoje. Cheguei 10 horas e por volta das 10:10 começou com o filme do ex-secretário municipal, agora consultor aspone do atual governo.Mostrou projetos, mostrou maquetes, mostrou que ganhou premios até chegar na avenida litorânea.

Vão construir 1 km e 14 metros, prolongando a Avenida. Está escrito certo, mil e quatorze metros de construção. Pois bem, chamam a empresa.

Na mesa, secretários municipais, o Prefeito e a Vice não foram. A anunciante é adjunta da secretaria de comunicação ou algo parecido, é uma jornalista que se envolveu em vazamentos de informações em campanhas eleitorais passadas, dizem os jornais.

Um auditório pequeno, abafado, começa a Audiência. Na tela, o computador informa que a cópia do words utilizado não é original; chamam o representante da empresa projetou, aparece um cidadão de calça jeans e paletó azul, camisa sem gravata - como todos os secretários que estavam à mesa - e falou; depois chamaram um Deolindo, apareceu um Francisco que leu o que estava escrito no computador/tela; e mal; havia um cidadão falando ao celular encostado na parede, parecia mijando; tosses.... aguentei

A paciencia começa a se esgotar com um cidadão de brinco na orelha falando que há sítios arqueológicos no Alto do Calhau e na Vila Nazaré. A parte que está sendo objeto da Audiencia seria no Calhau/Quintas do Calhau/Olho Dágua, pegando a Rua Canadá, Rua Carcará, pois a Rua Copacabana que desce do Barramar ainda tem Litorânea, daí entra pelas dunas e saiu na Rua Cegonhas que é o prolongamento da Avenida Daniel de La Touche, se não houvesse o retorno das Holandeses. O Alto do Calhau é do outro lado da Holandeses...

Se esgotou quando um cidadão dizendo-se economista foi citar dados de 1999 e 2000 como recentes e como base na RIMA e do Projeto...não deu, fui.

Agora reflitam.

A gente quer não somente 1 km, a gente quer o prolongamento até o farol da raposa ou a própria raposa, passando pelo Olho Dágua, Araçaji. Quer que respeitem o meio ambiente não destruindo as dunas ou praias, não permitindo gabaritos maiores que os 4 andares (sem a sacanagem de garagem ou terraço para enganar a prefeitura), que derrubem todas as barracas do lado do mar, que não permita postos de gasolina na orla, que haja lugar para ciclismo e cooper, que haja estacionamento para todos.

A gente quer prazo, quando começa, quando termina. Eu não quero saber de rodoanel, de estacionamento da praça deodoro, de edificio sede sem estacionamento, de planos inviáveis e plenos que ganharam prêmios.

Não quero saber, nem quanto custou, contanto que não tenham roubado para enriquecimento de amigos, de vereadores, de secretários e de quem quer que seja o ladrão.

A Audiência Pública deve ser realizada em local público, de fácil acesso aos interessados e de grande capacidade, com informações, com dados, com escritos e com gente que represente o empreendedor. De preferencia o Prefeito ou o Governador presentes. Sejam elegantes, usem terno, com gravatas, se identifiquem e sejam diretos no assunto.

Quer fazer campanha eleitoral?Quer mostrar o que está fazendo ou vai fazer? Promova outros encontros próprios.

Não gostei.

Se fosse Castelo demitia todo mundo.

Ah... anunciaram o Vereador Chico Viana, presente. Não vi meu irmão, está com dois anos que não o vejo.. .quando terminar o mandato o verei.

Nenhum comentário: