quinta-feira, 12 de agosto de 2010

QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA OU CENAS DO I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DA OAB



Sem ter o que fazer, resolvo ler O Fórum, panfleto chamado de jornal do Advogado, editado pela OAB,número 6, ano I, agosto de 2010. Trouxe, nas folhas 6 e 7, página central, propaganda do I Congresso Ibero-Americano de Direitos Humanos e Advocacia, com o patrocínio das faculdades de Direito, um cursinho, hotel, construtora, consultores, lojas e uma rede de telefonia celular, além do timbre de realização da OAB/MA.

Local de abertura: Teatro Artur Azevedo e demais dois dias no Rio Poty Hotel. São dois lugares elegantes, embora não tenham estacionamento adequado. Mas, sem fazer nada, me inscrevi.

A propaganda dizia que o credenciamento e entrega de materiais seria de 15 às 18 horas no Teatro e que a palestra inaugural seria às 18:30 horas. Mandei meu secretário (o diabo não vai, manda) para ser credenciado e me credenciar. Ao chegar, pontualmente, às 18 horas no Teatro, soube que o credenciamento só poderia ser pessoal. Uma fila enorme, entrei sem credenciamento.

Aliás, parecia mercado, monte de gente feia, entregando panfletos de todo tipo e as tradicionais urubus sem saber o que fazer. Mais tarde, o secretário levou a credencial e uma pasta pobre, de papelão, com caneta vagabunda, nem BIC era. No crachá o nome completo.... para que pediram, na inscrição, o nome que queria no crachá?

Paciência. Deu 18:30, deu 19 horas e nada. Apenas um monte de gente feia, pouca gente bonita, todo mundo de manga de camisa, ou seja, com trajes de Costa Rodrigues/Castelinho e não do Teatro Artur Azevedo, todo mundo esporte como se o ar condicionado do ambiente não gelasse.De fato, não gelou.

Enquanto espero, olho. O palco está sujo, piso faltando limpeza e cera; as quatro primeiras fileiras de cadeiras estão com adesivos de RESERVADAS, são 16 cadeiras cada fila, portanto 64 cadeiras para “autoridades”. Na platéia de conhecidos e importantes só minha filha Dra. Maria Fernanda, Dr .Benilson com a filha Bianca, o Procurador José, marido da Procuradora Liene (Previdência).

O Teatro vazio, as filas reservadas não são ocupadas, as galerias não são ocupadas. De repente, o camarote do governador é ocupado por um negro (meu irmão de cor) e um rapaz usando rosa. Rosa, Roseana, tudo igual.

Um hora depois da hora prevista – se fosse Audiência os Advogados sérios já teriam ido embora ou registrado a presença para nova Audiência – começa o Congresso. No convite e no programa dizia que a Mesa seria composta por Mário, Tamer e Lula, sendo a conferencista a Éster, da Salamanca, Espanha. Na prática, a Mesa foi composta por Mário Macieira, presidente da OAB/MA, por Sérgio Tamer, secretário de governo de direitos humanos e representante a Governadora, Aldy Melo Filho, defensor geral do Estado, Zagalo como Conselheiro da OAB/MA, Lula como presidente da ESA, Valéria Lauande (nome escrito errado no convite/programa, veja lá) como Vice da OAB/MA, Couto como Secretário da OAB, Caminha como Tesoureiro, Gerson pela CAAMA, Pedrosa pela Comissão de Direitos Humanos, Caldas Góes como ex-presidente da OAB e a Professora Éster Quinteiro, a Conferencista da noite. Ah.. ia esquecendo, um cidadão representante do curso MARCATO.

Pensei comigo, o congresso não é Ibero-Americano? Governador, Prefeito, Presidente do Tribunal de Justiça, Presidente da Assembléia, Presidente da Câmara de Vereadores, os Consules dos Países componentes da Ibéria e da América Latina; Poderiam também ter convidado o Ministério Público, a Defensoria e algumas pessoas importantes com doutorado nos países integrantes como o Professor Doutor Mateus, o Professor Doutor Cabral Marques, só para citar dois.

Se era para chamar o patrocinador, tinha que chamar o gerente da VIVO, da Cyrela, do Pestana Hotel e todos os diretores das faculdades CEUMA, CEST, São Luís, UNDB e os demais pagantes.

Vi tocar o Hino Nacional e cantei. Lá, na Mesa, alguns moveram os lábios (patrulha labial).

Uma merda de congresso, desorganização ao extremo, quero meu dinheiro de volta.

A chamada Ibéria Americana é formada dos seguintes Membros: EUROPA: Andorra, Espanha e Portugal; AMÉRICA: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Viram a quantidade de Países? Viram a quantidade de presentes no Teatro? Ao que parece, alguém está fazendo aquele famoso cursinho (doutorado para os leigos) na Salamanca e para pagar o curso, resolveu fazer este congresso. Podem anotar os presentes e depois comparar os currículos.

Por outro lado, havia no Teatro gente que poderia ter representado o Presidente do Tribunal, havia um Juiz lá que chegou quase na hora do evento, o Manoel Aureliano do 7o Juizado do Hospital São Marcos; havia representante do Prefeito, o Professor José Maria de Jesus e Silva, presente deste as 8 horas; quem mais? Ninguém conhecido, já disse, um monte de gente desconhecida.

Um congresso com este nome, era para selecionar os Conferencistas, confirmar a Mesa, divulgar o fato um ano antes, insinuar o traje elegante, formal e completo. Pedir a ajuda das autoridades do trânsito, ter duas aberturas, uma formal e outra de trabalho. Enfim, ter organização, pontualidade, respeito pelos colegas Advogados.

Se a atual diretoria da OAB/MA não tem respeito por si, tudo bem, mas deve ter respeito pelos integrantes da Ordem. Este é o terceiro evento que participo e todos são desorganizados, atrasados, sem nenhum respeito. Qual foram os outros dois?Um curso na ESA em que o Professor e o Diretor chegaram atrasados. Um Seminário no CRM onde o Presidente da Ordem não compareceu e começou atrasado.

Assim, não funciona, os “meninos” da Ordem precisam ter responsabilidade, ter respeito, ter organização.... e por tudo isso, quero meu dinheiro de volta. Depositem na conta 107.351-6 do Banco do Brasil, conta Estilo.

E, se continuar assim, sou vou depois que houver novas eleições para a OAB/MA com novos – e que sejam organizados – dirigentes.

Encerrando, ontem, dia 11, em Manaus teve um evento similar, vejam a manchete do jornal de lá: Amazonas Jogos Ibero-Americanos reúne 25 delegações internacionais em Manaus.... copiem os bons exemplos, aprendam, não façam a gente passar vergonha....

Nenhum comentário: