segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

BEBER


 

 


 

         Ato de ingerir líquidos, ou bebidas. Verbo transitivo direto e intransitivo.

         Pois bem, estava eu olhando as festas carnais ou o carnaval, e sempre há um folião bebendo. Água, hidratante, bebida quente, bebida fria, café, chocolate, chá, quentão, chimarrão, estimulante, energético, enfim, há sempre alguém bebendo.

         É a chamada droga lícita, todos podem participar. Aí você começa a analisar os chamados cachaceiros. Sim, cachaceiros, não se diz uisqueiro, vinheiro, cervejeiro no sentido de consumir, respectivamente uísque, vinho, cerveja.

         Bebeu, é cachaceiro. Ou alcoolatra, ou dependente, ou o bebedor social, enfim, há sempre uma desculpa para se beber, ou ingerir bebidas, neste caso, alcoolicas. Há´os preconizadores que o álcool ajuda na digestão, estimula o cérebro, incentiva o caráter, desnibe o cidadão, enfim, uma série de vantagens.

         Há quem diga ao contrário, que o álcool destrói os neurônios, faz revelar a personalidade agressiva e reprimida do Cidadão, que é broxante, que faz cirrose, que dá câncer, enfim, há os que são contra e os que são a favor.

         Há os intermediários que dizem que uma cerveja no calor é genial, ou que uma dose de uísque no frio é melhor ainda. Que o vinho é excelente para o coração e até para o tratamento da COVID, pasmem, mas procurem no Google e vejam se não tenho razão.

         Tem músicas de todo tipo falando do álcool. A primeira que me lembro era de Vicente Celestino, O Ébrio ... tornei-me um ébrio na bebida busco esquecer, aquela amada que eu amava e que me abandonou.... e por ai vem ... vem sambas: eu bebo sim, estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo ....marchinhas de carnaval ... eu vou beber, beber até cair ..oi me dá um dinheiro aí e por aí se vai ou nós vamos.

         Acho que o álcool tem suas vantagens e desvantagens no dia a dia do Cidadão, usado com moderação e na proporção certa, pode ajudar em muitas atividades, ao mesmo tempo, no momento em que o Cidadão fica dependente do álcool para realizar suas atividades ou, por outro, interfere nas suas atividades sociais, familiares ou de trabalho, é bom parar ou procurar um tratamento, urgente.

                            Beber?


                            Quem já não?

                            Pois é, fico por aqui, estou na dúvida se bebo água, pedialite, vinho ou uísque ... enquanto isso, pense nisso.

Em 05.02.2024

 

 

 

 

 

 

 

                  

 

Nenhum comentário: