segunda-feira, 22 de março de 2010

VACINAÇÃO PORCA



O meu amigo Ricardo Murad está mal assessorado, culpa sua. O Código Civil diz que o patrão é responsável pelos seus empregados, logicamente, é ele o responsável pela escolha de assessores pouco inteligentes.

Agora, na campanha de vacinação, ele aparece, de terno escuro e gravata listrada falando hoje sábado..... e a mensagem foi ao ar, na sexta, no sábado, no domingo. Poderia ter tido, neste final de semana.... a assessoria de comunicação ou a agencia de publicidade falharam. E se falharam agora, vão falhar na reeleição.

Também poderia ter usado um terno claro, branco, lembrando médico e a gravata azul, lembrando paz ou verde, lembrando o meio ambiente. Falhou.

Pois bem, alguns jornais publicaram a relação dos locais de vacinação da gripe suína, especialmente o Jornal Estado, o Jornal Imparcial, não me lembro se o jornal Extra recebeu o anúncio.

Fui ao Posto de Vacinação mais perto de minha casa, no Luzitana do Olho Dagua. Cheguei por volta das 9 horas, não tinha nem local determinado ainda. Por volta das dez, improvisaram no depósito, na área externa. Ainda bem que não chovia, mas o sol estava com raios UV matando. Mas, faltava vacina, estavam esperando.... resolvi vir para a CASSI, também perto de casa. Fila enorme, área interna, fiquei com medo de contágio. Desci para a Vila Luizão, um Hospital bem arrumado, com enfermagem e vigilantes de máscara. Bom local, área interna com ventilação e refrigeração, mas não tinha vacina.

Como eu tinha que ir ao Centro, deixei uma pessoa na fila (do Luzitana, hoje Bom Preço, no Olho Dágua) e fui. Cheguei ao Paulo Ramos, fila enorme, porém o Jan Buhaten estava lá e ficamos batendo papo. Não havia divisão, todo mundo junto, velho, novo, doente, defunto vivo etc... Demorei cerca de 1 hora na fila, com idoso, mas idoso que eu, furando fila. Como se organiza fila de idoso, por idade? Quem tem 90 na frente até chegar aos 60 anos? Quem está visualmente mais perto da morte?

Chegou, ainda havia uma entrevista, para saber qual a doença crônica, quais os remédios que tomava, quem era o médico etc...

Aí, se preenchia uma carteira e se vacinava. Pronto. Agora é esperar o dia para receber a vacina comum contra a gripe comum.

Por que os imbecis que assessoram o Ricardo não colocaram a carteira, como encarte, nos jornais da cidade? Por que não distribuíram nas farmácias, postos de gasolina, supermercados e mercados, a tal carteirinha? E junto a ela, a relação dos postos, calendário de vacinação e quem podia ou não receber a vacina? E por que não mandaram ler nas rádios AM?

Ainda, por que nos Postos não havia uma fila para Idosos e uma fila para o cidadão comum? Ou, por outro, por que não instalou somente em alguns lugares Postos somente para Idosos?

Foi burrice, aliás, porca a idéia da vacinação do jeito que foi feita. Ainda há tempo de corrigir.

Falei porca? Ah... isso lembra os Leitões e os Leitoas da vida que, também, às vezes, são bem mais limpos..

Nenhum comentário: