terça-feira, 1 de dezembro de 2009

UM TAL DE BUMBA ILHA


Carece de criatividade. Nem o título chama a atenção, diante do Boi Bumbá, diante do Paratins, parece piada, e é, tal qual o responsável por esta palhaçada. Embaralham tudo... ah, não é a Governadora Roseana a responsável direta. O responsável (?) é um médico que se diz oftalmologista e secretário de cultura o Carlos Tadeu Palácio. É um ex prefeito de São Luis que nunca falou e agora fala pelos cotovelos.

O atual prefeito João Castelo e o secretário Otelino Neto dizem horrores sobre a passagem do mesmo pela Prefeitura. Vai desde incompetência até corrupção, mas não mostram as provas e o mesmo nunca foi preso, até agora.

Pois bem, vejo nos jornais impressos fotos do acontecimento realizado na Avenida Litorânea da cidade de São Luis. Um bando de gente que não tem o que fazer, igualzinho aquele pessoal do carnaval fora de época, bêbados, mulheres de pouco roupa, alguns com a mesma indumentária, abada, couro de boi, couro de piranha, couro de corno, sei lá o nome, indo atrás de carros elétricos.

A tradição, o uso e costumes, é miolo indo na frente, aliás, boi que se preza se apresenta em roda, de um lado os cantadores e tambores, panderões, no meio o miolo, em redor as índios e vaqueiros/peões, e na outra frente, o padre, a catirina, etc... Pelo menos era assim, antigamente, era essa a tradição do Bumba Boi.

Com o tempo, foram desvirtuando, colocaram vaqueiros bonitos, homens com aspectos de prostitutos, bem talhados, para encantar as desenganadas. O Boi de Morros é o exemplo disso. Perguntem as mulheres qual o sotaque desse boi... ninguém vai saber.

O mesmo se deu com o Boi Pintado com as meninas com peito empinados (graças a Deus, seios lindos) e que ninguém sabe o sotaque. Nem eu.

Apareceram o monte de besteiras e aberrações, dança de rua, dança portuguesa, dança não sei o quê, regue (nem sei como se escreve), tudo o que não presta.

Apareceu coisa boa, como os Cacuriás, dança sensual e estimulante. E manteve-se as danças de coco e o tambor de crioula.

Pois bem, o Bumba Ilha serviu para justificar o uso de verbas públicas, trazer alguns imbecis a São Luis e ver o trio elétrico de Salvador, adaptado para São Luis. Prostitui-se o folcrore maranhense.

É uma esculhambação.

Ainda tem gente que divulga, tem portal que mostra, tem jornal que elogia, tem idiotas que justificam.

É uma esculhambação. Mas o que se poderia esperar de quem não tem competência para nada? Não sabe cuidar da vida profissional, da vida familiar, da vida pessoal?

Bumba Ilha.... tomara que não se repita!

Um comentário:

Lavínia disse...

É verdade,serviu mesmo para desviar verba, como quase tudo que é feito no Brasil, mas pelo menos é melhor que marafolia e reggae, esses alienam violam muito mais nossa cultura.