quinta-feira, 14 de março de 2024

NOÇÕES DE MUNICIPALISMO

 Vamos lá. a gente nasce, vive e morre no Municipio, o Estado, a União, no caso Brasileiro, são meras figuras repassadoras de recursos e de reguladoras do Cidadão naquilo que não conhecem.

Foi nesse sentido que em 1985, resolvi criar no Maranhão, o PMB, Partido Municipalista Brasileiro, com Diretórios e Comissões Provisórias Municipais em quase todos os Municipios que tinha feito antes em relação do  PDT.

Sim, em 1982, a convite do Médico Jacson Lago me filiei ao PDT, Partido Democrático Trabalhista, do Leonel Brizola, do Darcy Ribeiro. Aqui no Maranhão as figuras maiores eram Jackson Lago, Neiva Moreira e Reginaldo Teles. Era filiado ao MDB quando aqui cheguei em 1987.

Candidato a Deputado Estadual em 1982, pensei que seria premiado pelo fato de ter criado Comissões Provisórias em muitos Municipios Maranhenses, a ser vice do candidato a Prefeito em 1985, Jackson Lago. Ledo engano, Jackson Lago convidou o presidente do Sindicato dos Bancários, Julião Amim, ao invés de minha pessoas. 

Criei o PMB e concorri com Manuel Ribeiro, Haroldo Saboia, Jaime Santana, Jackson Lago, Vila Novas, Gardenia Gonçalves e Eu, Emanoel Viana. Acho que eram esses os candidatos em 1985. Eleita  Gardenia Gonçalves. No google fiquei com 1,37% e o PT ficou com 1,45%. Podem pesquisar.

Então em 1986, com a influencia do meu Irmão Chico Viana, fiz coligação com o PDS de Castelo, marido da prefeita, e fui eleito Deputado Estadual Constituinte de 1989. Um dos mais votados na Ilha, primeiro, depois do Jairzinho, que era vice prefeito.

Especializei-me em Direito Municipal, em Administração Municipal e em Municipalismo. E agora, em 2024, nas eleições municipais, fico pasmo com a ignorância dos pretensos candidatos e a apatia do eleitorado em relação aos seus dirigentes, leia-se Vereadores e Prefeito e Vice Prefeito.

Haverá eleiçõs para 217 Municipios, incluindo a capital. Todas em 1 turno, salvo, talvez, chutando Imperatriz se chegar a 200 mil eleitores. São José de Ribamar, se tivessem feito campanha, teria chegado rápido a 200 mil, mas ninguém quer.

Pois bem, o que o atual Prefeito fez? Tem saúde para todos? Os locais de atendimento médico tem vagas? Há filas para internação ou cirurgia? Os meninos e meninas em idade escolar, todos na Escola, inclusive creche? Falta Vagas? Tem segurança na cidade? O transito é bom? O transporte coletivo funciona?

São esses os itens básicos. E o mais importante, tem água encanada na cidade toda, e todo dia? Tem esgoto na rua?

Se há saneamento, se ha educação, se há saude, se há segirança. Reereja. Caso contrário não vote, e nem vote no partido ou qualquer candidato que elogiar ou pedir votos para o dito cujo

Se vive na Cidade, no Municipio. Quam manda na cidade é o Prefeito, não é o Governador, não é o Deputado, não é o Senador, não é Delegado, não é Juiz, Promotor, Padre ou Pastor, ou Pai de Santo. Se o Prefeito não exerce suas funções, é covarde, puxador de sacos de qualquer uma dessas autoridades, com e sem aspas ou sem aspas e com aspas, não merece ser reeleito.

Gostaria de discutir com você, tenho blog, este, tenho instagram, tenho faceboo, tenho twuitter, e tenho o mais democrático de todos, o You Tube. Procurem - me lá ou mandem mensagem, estarei às ordens para lhe esclarecer.

Use 98. 98119.3738

Obrigado e bom fim de semana

em 14.03.2024



Nenhum comentário: