sábado, 17 de fevereiro de 2024

O CACHORRO E O GATO

 


Pensei em falar sobre o gato e o rato, mais conhecidos, como Tom e Jerry, ou a série com Bruce Wills quando jovem, lá era a gata e o rato.

Pois bem, resolvo falar sobre o cachorro e o gato, sem discriminação e ordem, obedecendo a ordem alfabética.

O cão (nome científico: Canis lupus familiaris), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, subespécie do lobo, e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamento. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas, as quais variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças, atualmente classificadas em diferentes grupos ou categorias. As designações vira-lata (no Brasil) ou rafeiro (em Portugal) são dadas aos cães sem raça definida ou mestiços descendentes.

É a definição da internet.




O gato. O gato (nome científico: Felis silvestris catus ou gato doméstico é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos. Segundo pesquisas realizadas por instituições norte-americanas, os gatos consistem no segundo animal de estimação mais popular do mundo, estando numericamente atrás apenas dos peixes de aquário. Consta em trigésimo nono na lista das 100 das espécies exóticas invasoras mais daninhas do mundo da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).[6]

 

A primeira associação dos gatos com os humanos da qual se tem evidência ocorreu há cerca de 9 500 anos,[7] período mais antigo ao estimado anteriormente, que oscilava entre 3 500 e 8 000 anos. A subfamília dos felíneos (Felinae), que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.[8] Acredita-se que o gato-selvagem-africano (Felis silvestris lybica) era seu antepassado imediato. Adicionalmente, evidências genéticas assinalam que os gatos domésticos atuais partilham procedência direta com os gatos selvagens do Oriente Médio.

É a definição da internet.


Eu, Caricatura ou como me vejo, diante o Cachorro e o Gato



Esse é o tema, o cachorro e gato. Tenho os dois, o cachorro há bem mais tempo, vive comigo há tempo demasiado, já devia ter feito família e ido morar na casa dele com os filhotes. Vive comigo, briga, morde, quebra as coisas, mas vigia a casa, dá o alerta, serve de guarda, de amigo, às vezes, enfim a gente vai levando a vida.

Resolvo, há pouco tempo,  trazer um gato para vir, de quando em vez, aqui me fazer companhia, devido as agressões do cachorro. Era para vir somente durante algumas horas, durante certos dias. Mas, o gato resolveu se instalar, ainda que precariamente, o que não me resta outra solução a não ser devolver para o abrigo que veio.

O gato me faz companhia melhor, me agride menos, quebra menos, mas dá trabalho e resolve sempre, pasmem, se comparar com o cachorro. Se compro osso para o cachorro, o gato quer. Se acha no mesmo direito que o cachorro,  sem entender que já encontrou o cachorro na casa, vinte vezes mais tempo que o do dele (gato), e uma série fatores que o gato devia se dar feliz em ter um abrigo, uma comida, não apanhar, não ser jogado na rua, enfim agradecer.

No dia eu que morrer, ai o gato briga com o cachorro ou o cachorro por ser mais velho expulsa o gato. Ou, por outro, se ganhar na loteria, saio eu de casa, vou embora e deixo o gato e o cachorro se resolverem.

Se não fossem animais, os dois viveriam bem, com respeito, cada um no seu lugar, o gato obedecendo os dias de visita, o cachorro não interferindo na vida do gato.

É essa a história de hoje.

Em 17.02.2024

Nenhum comentário: