sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A ÚLTIMA FOLHAGEM ....






Desde 1991 vivo em uma casa no chamado Loteamento Quintas do Calhau, hoje chamado de Calhau. É uma casa de madeira, grande, em um terreno considerado grande e cheio de árvores, hoje, todas grandes, adultas e frutíferas. É uma mini fazenda ou um sítio dentro da cidade. É um sonho cercado de alguns pesadelos.

          Vivo bem, apesar dos pesares.

          Todo ano, mormente nos últimos 7 anos, uma árvore chamada Pau Darco ou Pai Brasil, na primavera floresce e no outono fica só os galhos secos que quebram. É preciso, todo ano, colocar proteção para que os camaleões não subam quando as folhas começam a brotar pois, em caso contrário, as folhas não nascem pois os animais comem todos os brotos, as folhas no nascedouro. Houve ano em que passamos o ano inteiro sem folhas, umas aqui, outras ali. A árvore sentiu, quebrou os galhos, ficou preta, feia.

          Observando a evolução, resolvi implantar o sistema de fiscalização e durante o nascedouro das folhas, um funcionário e eu ficamos alertas e não deixamos os animais comerem. Pronto, nunca mais a Pau Darco ou Pau Brasil deixou de florescer. E fica verdinho, cheio, encorpado, lindo de morrer e ainda dá flores amarelas de quando em vez.

          Interessante é acompanhar o ciclo da vida vegetal. Durante uns dois meses durante o ano, a árvore deixa cair as folhas verdes ainda, e fica completamente nua, desfolhada, só os galhos secos e o tronco. Dá pena olhar, parece que aguarda a morte, não vai se recuperar, até alguns galhos quebram.

          Aí, em um mês seguinte, começa a surgir os brotos, as pontinhas verdes e em apenas uma semana, elas crescem, viram folhas verdes, e a árvore fica toda coberta, de folhas verdinhas, todas grandes. É bonito.

          Muito bonito de se olhar, de se ver, de sentir, de acompanhar, de participar e, principalmente, de a ter no seu quintal.

          Acho que um dia qualquer a árvore não vai reflorescer, em um ano qualquer, os galhos secos quebrarão, o tronco deverá quebrar com o vento e ela morrerá. Queria ver a última folhagem.

          Sempre me lembro que muitos dos meus Amigos ao verem minha árvore sem folhas, só galhos secos dizem: arranca... ou está morta... e logo em seguida vem a folhagem verde, linda...

          Quero ver a última folhagem... quando será?

          Quem sabe se, este ano, não foi a última?




Nenhum comentário: