sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

NÃO É MIGUÉ.....



Sexta feira, dia 04 de janeiro de 2013, de recesso forçado pela OAB e Tribunal de Justiça do Maranhão, sem ter recebido o salário de dezembro da prefeitura de São Luís, resolvo limpar o escritório.

                   Tráfego razoável na cidade de São Luís do Maranhão, chego logo. Penso, limpo, faço algumas compras (uso o cartão!) e desço para ir à tarde no Hospital Aldenora Belo, dar um abraço pelo aniversário à D. Enide Jorge Dino e ver os amigos, além de participar das novas instalações para os infantis.

                   Ligo o rádio da web e ouço que o radialista Renato Souza tinha se acidentado em frente à UPA do Araçaji, induziam que até havia morrido. Nossa, começou a bruxa.

                   Desmentido a fofoca, a barrigada, limpo o escritório e retorno para minha casa. Almoço com meu sobrinho, Advogado Ricardo Viana, especialista em Ação Revisional, aquela ação que vai contra o abuso dos juros bancários/comerciais na aquisição de veículos. E, como sempre, desço para o terraço da Ada Viana, na rede, com meus papagaios para ouvir as noticias policiais, ora na difusora, ora na mirante.

                   Domingos Ribeiro dificilmente dá uma barrigada. Dizia estar confirmando uma informação com um amigo nosso jornalista/radialista. A mesma prudência e suspenso do Tony Castro. Aguardei, aí veio a confirmação que o Deputado Constituinte de 1989, Raimundo Nonato Jairzinho da Silva havia falecido.


                   Pensei: é migué, o preto está com sacanagem, deve ter ouvido a noticia pela manhã e resolveu sacanear com a mídia... esperei, era, de fato, verdade, não era migué... Jairzinho resolveu grilar o céu, presumo!

                            Não me lembro de Jairzinho na Rádio Clube de Teresina, ali na Praça Saraiva, mas ele dizia que se lembrava, juntamente com o Mauro Bezerra. Tinha ainda, de lá, mas da Pioneira, o Murilo Campelo, todos radialistas. Eu, foca.

                            Aqui, em São Luís, meu conhecimento se dava pela amizade com a turma de rádio, rádio difusora, rádio Ribamar, rádio educadora. Depois, fomos eleitos para a Assembléia Legislativa, fazia parte do grupo de oposição, inicialmente formado pelos deputados Conceição Andrade, Juarez Medeiros, Juarez Lima, Jairzinho da Silva, Emanoel Viana, José Genésio (às vezes) e contávamos de quando em vez com votos do lado de lá, Gastão... não me lembro mais.

                            Orientei, algumas vezes, sobre propriedades, sobre posse, sobre terras na Ilha. Ele, por conta própria, mandou invadir (dizia: ocupar) terras e mais terras. Alguns diziam que explorava o povo, outros que ele ajudava. Afirmo que ele gostava disso.

                            Em 1988, o meu Irmão Chico Viana, juntamente com o Burnett e João Castelo, resolvem lançar Jairzinho como substituto da Prefeita Gardênia Gonçalves e me colocam como Vice de Jairzinho, fui contra a minha vontade e por razões que não posso declinar, fiquei na minha, não participei da campanha. Fomos derrotados.

                            Perdemos o contacto, só de oi-oi e de vista, nos encontros casuais. O acompanhava de quando em vez, na TV Bandeirantes, depois na TV Record (Guará), com suas comanditas, seus migué, seus exageros, sua ignorância instrucional e sua sabedoria educacional e da vida.

                           Creio que Jairzinho cumpriu com sua missão na Terra, ajudou a muitos, disse o que muitos gostariam de dizer, abriu o microfone para muitos, ajudou sem querer aparecer, deu oportunidade a várias e várias pessoas. Tinha um grande coração, tanto é que não coube no peito. Morreu sem ter recebido todas as honras que merece. Agora, por certo, ou daqui alguns anos, haverão as homenagens.

                           Como deputado Constituinte Maranhense de 1989 vai se encontrar com outros nossos colegas que se mudaram. Lembro de Raimundo Leal, Ivar Saldanha, Galeno Brandes, Léo Franklin, Carlos Melo, Kleber Carvalho Branco, Bete Lago, José Elouf. Dos 44 (quarenta e quatro) 42 mais 2 suplentes (ou 4?), não me lembro, só olhando, já se foram 9 (nove).



                           Guarde lugar!  

2 comentários:

Anônimo disse...

Emanoel Viana, será que a Camara Municipal e a Assembleia Legislativa emitiram nota de pesar pelo falecimento do radialista Jairzinho, já que o mesmo pertenceu às duas casas legislativas?

Anônimo disse...

O POVO SEM A PALAVRA
A MORTE É UM GRANDIOSO MISTÉRIO
MORRER É UM VERBO DELÉVEL
QUE CHEGA SEM DIA,HORA OU LOCAL DETERMINADO POR NÓS
HOJE ESTAMOS VIVOS, CHEIOS DE PLANOS,VONTADES, SONHOS
... E DO NADA...
ZÁS! NOS DESPEDIMOS DA VIDA
COMO UM ESPETÁCULO QUE NO MELHOR DO ATO
FECHA AS CORTINAS E NOS DEIXA PERPLEXOS
E SEDENTOS DE TANTA SAUDADES
A MORTE DO NOSSO SAUDOSO JAIR DA SILVA
O ETERNO JAIRZINHO FOI ALGO INIMAGINÁVEL
POIS ELE EXPRESSAVA EM SEU PROGRAMA
TANTA VITALIDADE,ALEGRIA QUE PARECIA
QUE AINDA VIVERIA POR MULTIPLICADOS ANOS
E AGORA?
QUEM FALARÁ EM NOME DO POVO?QUEM DEFENDERÁ DE FORMA IRREVERENTE
NOSSO POVO OPRIMIDO, SOFRIDO SEM VOZ E SEM VEZ?
CALOU-SE NO ÚLTIMO DIA 04/01/2013 A VOZ DOS NECESSITADOS
A VOZ DO HOMEM CULTO, SÁBIO E DESTEMIDO, QUE COM
MUITA SIMPLICIDADE ,FAZIA ECOAR NO BRASIL E NO MUNDO A FOME DOS DESABRIGADOS E EXCLUIDOS
ELE FALAVA A LINGUA DO POVO MAIS HUMILDE, DO POVO INTELECTUALMENTE EMPOBRECIDO, MAIS MUITO RICO DE HUMILDADE,DECÊNCIA E RESPEITO AO PRÓXIMO.
ADEUS JAIRZINHO
VOCÊ ESTÁ NA GLÓRIA, SOB A PROTEÇÃO DO MANTO SAGRADO
DA NOSSA MÃE IMACULADA, DA NOSSA MÃEZINHA
MÃEZINHA ESSA QUE VOCÊ COTIDIANAMENTE
ENFATIZAVA AINDA MAIS O SEU AMOR E FERVOROSAMENTE CHAMAVA DE MÃE E MADRINHA
VOCÊ DEIXOU UMA LACUNA
NA ALEGRIA
NA CRIATIVIDADE
NA VERDADE CONTADA DE FORMA ESCRACHADA
E NA SOLIDARIEDADE PARA COM OS QUE MAIS NECESSITAM
DORME E DESCANSA EM PAZ E QUE OS ANJOS DO CÉU
TE ACOMPANHE E ILUMINE E ROGA POR NÓS
PELO TEU POVO SIMPLES E SOFREDOR QUE AGORA CAMINHA NAS TRILHAS
DA SAUDADES E DO SILÊNCIO ETERNO
TUA IDA AO PARAISO CELESTIAL
NOS DEU A CERTEZA DE QUE SOMOS APENAS UM CRISTAL
QUE A QUALQUER HORA QUEBRARÁ E VOLTARÁ AO PÓ
OBRIGADA POR INCANSAVELMENTE DEFENDER O QUE RESTOU DE NÓS:
UM POVO SEM PALAVRAS.(MARISE RÊGO)