quarta-feira, 31 de outubro de 2012

...DIAS ATUAIS


Na verdade ia dizer TEMPOS MODERNOS mas me lembrei que isso lembra o genial Carlitos, de Charles Chaplin, não gosto de imitar, deixo para o Edir Macedo copiando o Armando Falcão (Nada a Declarar) com o seu livro NADA A PERDER, afinal, tudo se copia, nada se cria, inclusive no âmbito social. O plágio é sempre feito e negado.



Pois bem, nos dias atuais.

Tipo novela, com pontos e o desfecho. Acompanhe.

Na novela Gabriela, versão prostituída pela TV Globo através do Mauro Mendonça Filho, há um desabafo da Juliana Paes, remaque da Gabriela, que afirma não gostar de ser dama da sociedade, não gostar de compromissos sociais e de se vestir com sapatos altos que lhes dão calo.Prefere ser quenga, viver livremente, fazer sexo por prazer e, principalmente, viver livre como passarinho na natureza. E, simbolicamente, abre a gaiola e solta o passarinho (animal) do turco Nacib,o Seu Nacib (dela).

No segundo ponto.

Um vizinho nosso, Wilton, o  marido de Priscimar, está vendendo sua casa, na Avenida dos Holandeses, por 2 milhões de reais. A mesma placa de venda está colocado na Rua Duque Bacelar, paralela à Holandeses, ambas no loteamento Quintas do Calhau, na casa de Nerine Lobão. Essa não sei o valor que está sendo pedido. Segundo se informa, em ambos os casos, porque o imóvel ficou grande para os patriarcas e, mormente,por questão de segurança e economicidade com os empregados e impostos.

No terceiro ponto.

Amigos meus, como o Benedito, o Luis Augusto, venderam suas casas e foram morar em apartamentos. Não sei mais o endereço, os encontro, quando muito, em funerais, batizados, casamentos, missas, supermercados ou bancos. De oi, oi. Perde-se o contacto com as pessoas, não há mais lista de telefones e há aquele constrangimento natural de se perguntar o número do telefone, informações de onde está morando etc... dos dois lados, de quem pergunta e de quem responde. Se mora pior, há constrangimento de quem perguntou. Se mora melhor, há constrangimento de quem é perguntado. A mudança de status ou a pseudo mudança ou mesmo a manutenção de status provoca alterações na amizade, perde-se a intimidade, com raras exceções.

No quarto ponto.

Meu filho, Alex, comprou uma dessas casinhas modernas em condomínio. Fui lhe visitar, ao chegar, uma portaria gigante, um arco, e um porteiro. Pergunta quem sou, o que quero, manda estacionar de lado e apagar as luzes. Pergunta o meu nome várias vezes. Nunca mais visitei meu filho, ele me visita... hoje acho que demonstrei o quanto sou recalcado...

No quinto ponto.

Informaram-se que minha Madrinha de Batismo, de Timon, a Maria do Ó Madeira Martins, faleceu. A minha prima Iaci já me havia convidado a fazer uma visita ao nosso Padrinho em comum, o também timonense José Maria Ramos Martins. Se procurou na lista telefônica e não encontrou. A lista, por questão de burrice e segurança, não publica mais telefones. E não há lista de telefones celulares. Sem contar que há proibição de se fazer "lista", é exclusividade de empresas de telefones. Coisa complicada.

Como dizia, a Madrinha faleceu.

Resolvi ir ao endereço fornecido, na chamada Península Ponta da Areia. Hoje, todo mundo quer morar lá, por questões de vaidade, de comodidade, sem lá os motivos. O Padrinho deixou sua Mansão no Olho Dágua para morar em um apartamento na Ponta da Areia.

Procurei o Edificio e encontrei.

Porteiro me pergunta o que quero, eu parei em frente da Rua, no sol e, no sol, respondi que queria falar com o professor. E acrescentei,quero saber o número do apartamento e que horas posso vir visitá-lo, já prevendo a burocracia e a desconfiança. Pergunta novamente qual é o meu nome, liga pelo interfone, pergunta de onde sou, o que faço... cansado, entreguei o meu cartão de visita e fui almoçar.

MORAL DA HISTÓRIA - Nos dias de hoje todo mundo vive em uma ilha (procure aqui no meu Blog um artigo sobre este assunto, tem aqui) e todo mundo quer ter contacto com o continente, quer através de informações, de informes ou de outra maneira. Se quer a individualidade, mas se busca a coletividade/comunidade através de associações, de clubes, do exercício de atividades coletivas como faculdade, academias, escolas, supermercados, bancos, etc...

Fiquei triste e pensativo, acho que encerro com uma frase bíblica (dizem), DEIXAI QUE OS MORTOS ENTERREM SEUS MORTOS.

Emanoel Viana e Maria d'Ó Martins no supermercado Maciel
A todos os Amigos que são derrotados pela norma social ou pela sociedade, requiem... e, para Madrinha d'Ó... guarde um lugar para o seu Afilhado, a gente se encontra em breve.... saudades!


Nenhum comentário: