sábado, 17 de dezembro de 2011

FUI! E NÃO VOU MAIS....

LUCIA FERNANDA BASTOS VIANA





O convite, personalizado e individualizado, dizia: “Estado do Maranhão, Câmara Municipal de São Luís (não deveria ser, Câmara do Município de São Luís?). O Presidente da Câmara Municipal de São Luis Vereador Antonio Isaias Pereirinha, tem a honra de convidar para Sessão Solene de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira à Senhora Lúcia Fernanda Bastos Viana. Decreto Legislativo de autoria do Vereador Chico Viana. Data 16 de dezembro de 2011. Hora 19 hora. Local Auditório Alberto Abdalla – Fiema, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Cohama, RSVP Cerimonial – Traje Passeio Completo.

                            Ou seja, a hora seria 7 da noite, com traje de passeio completo. Passeio completo é terno, calça e paletó da mesma cor, meias escuras ou combinando com o terno, sapatos pretos ou combinando com o terno, camisa de manga comprida e gravata. RVSP significa uma expressão francesa, traduzida: responda, por favor. É para saber se o convidado vai ou não.

                            A senha para cada convite era somente uma, ou seja, apenas uma pessoa teria acesso ao coquetel ou jantar depois da efeméride.

                            Pois bem, na azáfama da sexta feira, mesmo com o trânsito caótico da cidade, saímos às 18:30 do Bairro Quintas do Calhau, Avenida dos Holandeses, cortando pelo Barramar/Cohama e chegamos ao destino às 19:05. Cinco minutos depois estávamos no salão. Na portaria bem atendidos pelas “pingüins”.

                            Pinguins são aquelas moças que se vestem iguais e representam algum tipo de cerimonial. Fardas,geralmente, escuras com blusas brancas, como pingüins. E tinha cada uma com uns quadris...

                            Entramos, eu e minha filha como convidados da Dra. Lúcia Fernanda, a homenageada, cunhada do Vereador Chico Viana e, coincidentemente, minha esposa e Mãe da minha filha.

                            No salão, começa a esculhambação, convidados para um lado, Vereadores para outro e homenageados para outro, com direito a etiqueta nas primeiras poltronas, nas primeiras filas. Ficamos lá, Lucia lá nas primeiras e nós nas décimas.

                            Passa o tempo, anda o relógio, um bando de testadores de som torrando o saco. Por que não fizeram o teste antes dos convidados chegarem? Por volta das 19:50 horas chega o Presidente da Câmara e o Decano José Joaquim. Mais ou menos às 20: 40horas, a apresentadora Radialista Suzana Brito abre o espetáculo. Nossa, como Suzana cresceu para os lados, na frente e atrás...

                            Chama para compor a Mesa: o Presidente Pereirinha, os Limas: Fernando e Vieira, secretários da Câmara, o Coronel Peregrino do 24 BC, o representante da Governadora na pessoa do político Hildo Rocha, o representante do Prefeito na pessoa da política Graça Paz, e o representante da FIEMA, na pessoa do assessor Gilberto de Jesus, este último colocou um paletó em cima da calça jeans, camisa de manga curta colorida por fora da calça e sem gravata.

                            O coral do Pelela, padre e professor, que chegou quase na hora, canta o Hino Nacional. Poucos cantam ou acompanham, é triste ver o brasileiro que não sabe cantar o hino. Deprimente.

                            Logo em seguida, Pereirinha pede para o Vieira Lima, vestido como mafioso, camisa  escura, gravata clara e terno escuro, ler um trecho da Bíblia. Pode? Cadê o direito da minoria, dos ateus, dos agnósticos? E os muçulmanos, os budistas, os umbandistas, os espíritas? Por que essa frescura de ler bíblia em um País que, constitucionalmente, é laico? Não tem Vereador que muda essas regras?

                            Lido um versículo. Começa o discurso do Pereirinha, rápido, direto, simples, sem rebuscos. Fala nos colegas que viraram Deputados Federais, não fala nos que viraram Deputados Estaduais e esquece o Augusto Serra que morreu. Enquanto fala, Vieira Lima no celular, na mesa. Uma tremenda falta de postura e educação, pode?

                            Começa a entrega das Comendas. Cada Vereador tem direito a indicar 3 pessoas. Chama Vereador, Vereador prega medalhas.Astro de Ogum não sobe pelas escadas, escala o palco, pelo menos,depois desceu por elas. E me beijou, é meu amigo, gosto dele, talvez fosse pelo nervosismo?


                          As comendas do Chico Viana vinham acompanhadas  de flores e no currículo de Dra. Lúcia faltou dizer que ela já foi duas vezes Presidente da Academia Maranhense de Medicina e membro da Federação Nacional das Academias de Medicina, entre outros.

                            Chama minha atenção: o Vereador Ivaldo comenda um assessor da Gardêninha e o seu colega Vereador Osmar  Filho  (faltou esse mesmo se indicar!); o Umberlindo Filho comenda o pai. Teve um Vereador que comendou um tocador de pagode. Convidados que subiram ao palco com etiquetas  grudadas no braço ou no sapato. Gente mal vestida, tanto convidados, como homenageados, como Vereadores.

                            O Vereador Batista estava de calça jeans, camisa escura e mocassins. Vereador Sebastião Albuquerque comendou mas não foi... também... o Prefeito não foi, o Governador não foi, o Presidente da FIEMA não foi... quem iria?

                            A Deputada Graça Paz, representante do Prefeito, falou no telefone celular, na mesa e, por volta das 21:40 horas, disse que tinha um compromisso e se mandou. Não ouviu o discurso do Hildo Rocha, muito bonito e personalizado, citando as pessoas influentes que estavam no Auditório, mostrando uma percepção fora do comum e uma experiência de político invejável. Subiu no meu conceito.


                            Nem ouviu a peça literária do mano Chico Viana. Também, se tivesse ficado, não iria entender o palavreado, como muitos não entenderam. Falou bonito, demorado, profundo e chocante. Valeu.

                            Ah... representantes também dos comendadores, filhos, parentes representaram Frei, dono da Lavamatic e o Reitor da UEMA. Falando sério: se eu comendo alguém, esse alguém não vai, de duas, uma: ou eu sou um puxa sacos filho da puta ou o homenageado não gosta de mim e não queria. A representante do Frei foi de saias curtas e com uma bruta tatuagem nas costas nuas.

    

                        Só. Por volta das 22:30 horas terminou. Convidaram a gente para ir ao coquetel, lá mesmo. Não fiquei, vim para casa, no caminho comprei uma pizza e estou tentando relatar os fatos, agora, no meu BLOG.

                            Sim... vi por lá o Gersinho, o Sebastião Uchôa, o Luiz Buhaten, o Furtado, o Othon Bastos, Toni Castro, Simone Lameiras, Nayde Fonseca,  todos homenageados. Vi o sertanejo radialista Raimundo Filho, o engenheiro Mario Lameiras,  o Jorge Armando, o Manoel Viana Neto, o José Raimundo do PDT, o Benedito Martins, a secretária Eunice, o Roberto Albuquerque, a Tia Marly Abdalla, o assessor de imprensa da Câmara Djalma Rodrigues (sem gravata)... quem mais?

                            Fica por conta do cansaço.

                            Fui sim, mas não vou mais.... não adianta me convidar.
                            

Nenhum comentário: