domingo, 28 de novembro de 2010

CRITICANDO A MIRANTE OU RÁDIO AM

                                                    



Dizem que todo morto é bom. Deve ser, mas, no caso, é verdade, sinto falta do profissionalismo do Bartolomeu. Deni Cabral, da rádio AM, Mirante. Tivemos um conhecimento longo, mais de vinte anos, porém sem nenhuma intimidade, embora tenha sido chefe de sua esposa durante muitos anos. Para você ver....

                    Não me lembro, durante o período que participei dos programas de AM, mormente do Plano Geral, das  20 até às 22horas, o Deni ter falado de seus filhos, de sua esposa. A única personalização, às vezes, era o estado de sua rua, no Araçaji ou referência à cidade de nascimento, um povoado de Pinheiro. E de relance.

                    O mesmo não acontece com alguns outros profissionais de cansam, enjoam, irritam o ouvinte ao falar de seus filhos, seus netos, seu carro, seus municípios, sua esposa, enfim, como se o programa fosse seu. Deviam pedir demissão e montarem suas rádios comunitárias, aí poderiam ter o programa pessoal, mostrar que tem audiência e são, de fato, bons radialistas.

                    O programa Acorda Maranhão não é de André Martins, portanto o radialista não pode personalizar com suas rugas particulares ou simpatias pessoais; o programa Ponto Final não é de Roberto Fernandes, portanto deve se manter imparcial; o programa Abrindo o Verbo não é de Geraldo Castro, portanto não tenho que aturar sua falta de profissionalismo, ao atender telefone celular no ar, fazer elogios aos seus, Cohab, time de futebol, cidade de Cajari, carro, suas músicas etc.. O Plano Geral não é Mário Carvalho que deve se abster de usa-lo como prolongamento da Câmara Municipal.

                    Quem quer programa pessoal, alugue espaço, coloque o seu nome.Alugue espaço e coloque programa Geraldo Castro, aí coloque parentes, aderentes, a música idiota que quiser, a estrutura que bem entender, xingue a todos, emita seu parecer, diga que é formado, fale que gosta de Cajari, esculhambe com o Carlito, invente notícias, enfim, o programa é pessoal.

                             


                    Desculpe Geraldo, serviste como bode expiatório.

                    Eu, quando não quero ouvir, troco por um outro, quase todos com o mesmo defeito citado, confundem o programa da rádio com o seu programa de rádio. Ouça, Frank Matos, Renato Sousa e filho, Sandro Moraes e Rogério, Helena Leite, não há um radialista impessoal, imparcial, salva-se, às vezes, o Djalma Rodrigues e o Rui Dourado, embora personalizem com suas lembranças.

                    Dito isso, vamos a um programa de domingo, personalíssimo, chamado de Forró de Grajaú ou melhor, domingo mirante, do Macial Lima, irmão de Mecial Arruda.  Tudo que o Geraldo faz, ele faz, menos atender celular no ar.
                                          
                    Hoje, dia 28 de novembro de 2010, tomei um susto. A rádio Mirante resolveu transmitir de uma invasão. Seria como o Domingos Ribeiro transmitisse o programa Ronda Policial de uma boca de fumo ou de uma venda de droga. Ah... o Domingos diz nome de filhos, de esposa, de pais, da cidade Formosa da Serra Negra, atende celular no ar, tudo como se fosse Noticias Policiais de Domingos Ribeiro de Formosa da Serra Negra.

                         


                    Pois bem, explico: área pública, terra pública, não pode ser usada por particulares, salva quando compradas em leilão (hasta pública) e não são passíveis de usucapião. Um cidadão chamado JC Guaraná resolveu limpar um pedaço da vegetação natural, misturou a flora, contaminou o solo, mas ficou na avenida litorânea como se fosse dono do pedaço. Dizem que ali se vendia, além do guaraná, drogas, porém nada foi confirmado ou comprovado até hoje. O que se sabe que é área pública, invadida, que já deveria ter sido derrubada há muito, e não é pela conivência do Ministério Público da União, do Estado e das Policias.

                    Agora, com a conivência do Grupo Sarney, de Fernando e Teresa Sarney da Mirante, de Rômulo Barbosa que dizem ter sido o autor da idéia e do radialista Macial Lima que agradeceu ao JC Guaraná pela cessão do espaço para transmitir o programa de hoje, dia 28 de novembro de 2010.

                    O que tinha de importante?

                    Uma sugestão do Jornalista, Radialista e Advogado Rômulo Barbosa, diretor da Mirante, para utilizar a avenida litorânea para lazer. Certo? Errado, no Rio de Janeiro há uma avenida nossa senhora de Copacabana, paralela à avenida atlântica que não perturba o trânsito com interdições; em Recife também há uma avenida paralela à avenida da praia, não me recordo o nome das duas, mas há. Aqui em São Luis, ao se interditar a avenida, o motorista fica sem acesso, não há avenida paralela, perturba tudo.

                                  

                    Além do mais, o correto seria fechar o acesso a carros na Lagoa da Jansen, própria para lazer, com possibilidades de se usar pedalinhos na Lagoa, além da infraestrutura de bares e restaurantes sadios. Por que não se faz na Lagoa?

                    Por fim, uma promoção da Prefeitura deveria englobar, para ter sucesso, além da área, ambulâncias, policiamento, apresentações culturais, ou seja, a participação das Secretarias de Saúde, de Turismo, de Cultura, Guarda Municipal, Secretaria de Transportes, Corpo de Bombeiros e Policia Militar, todos juntos. Por que não na Lagoa?

                    Tudo isso me leva a pensar no profissionalismo de Deni.

                    Por ultimo, uma Prefeitura que se preze não vive de improvisos, há que haver uma utilização de área verde para lazer definitivo, ou o Parque do Bom Menino, ou um parque do Rangedor ou um parque Santa Eulália ou, ainda, praças em todos os bairros, devidamente estruturadas.

                    Um bom exemplo seria retomar a AMPEM (Associação dos Membros do Ministério Público Estadual) no loteamento Quintas do Calhau e transforma-la em uma praça, assim como tantas áreas públicas “cedidas” indevidamente para igrejas, associações, clubes, sempre por omissão deliberada ou por ação de troca de favores imorais entre o prefeito da ocasião e o usurpador, qualquer nome que tenha.

                    Quem perde é a Prefeitura de São Luis com os picaretas prefeitos irresponsáveis que cederam/cedem áreas públicas e o povo que continua fudido (aqui é meu blog, pessoal, com o alerta de maiores de 35 anos e inteligentes, posso usar o palavreado que quiser, não é programa de AM de concessão pública) e dependendo de “sugestões” como do pessoal da Mirante.

                    Que me desculpe os meus amigos da Mirante, a crítica não é pessoal, continuarei sendo amigo de Carlitos, de Rômulo, de Mário, de André, de Geraldo, de Roberto, de Macial, embora não queiram. Ah... e muito amigo de Fernando Sarney e Teresa.

                    Mas que os programas deveriam ser mais técnicos e impessoais, jornalísticos, deveriam. Devem!

Nenhum comentário: