quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CASA DE MÃE JOANA ou A ESCULHAMBADA CIDADE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO

Edificação sem nenhuma indicação do que seja na Av. dos Holandeses

                                          


                                      A cidade não tem mapa, não tem certidão de nascimento, ninguém sabe onde começa ou onde termina, quais são os marcos divisórias com as demais cidades da Upaon-Açú, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Onde começa as avenidas e onde terminam os bairros. Qual a numeração da avenida dos holandeses, da kenedy, da africanos? Ninguém sabe, o comerciante coloca o número que bem entende. É uma baderna para se fiscalizar, para se entregar cartas, para se situar ao longo das avenidas.

São ruas com nomes de pessoas vivas, de pessoas inexistentes, de gente criminosa, de projetadas, de letras A,B ... bem como repetidas, há Rua Tutóia no bairro Quintas do Calhau e no Parque Pindorama. E os Correios, quando está funcionando - no meu bairro troca cartas e não entrega - consegue cumprir com suas obrigações.

A ocupação do leito das ruas e avenidas é descarada, basta ver a avenida dos holandeses, a Daniel de La Touche, a Jerônimo de Albuquerque. Todas as concessionárias e restaurantes e mini shoping instalados no leite na MA-203 ou avenida dos holandeses, usa o afastamento de 10 metros obrigatórios, como estacionamento ou como área de exposição; em frente à chamada SMTT (secretaria que teria a função de disciplinar o trânsito) há invasão da avenida, sem deixar, sequer, espaço para o pedestre. A secretário pode ver da janela e nunca disse nada.

Construções sem licença prévia da Prefeitura ou do CREA ou de quem de direito, como a secretaria de urbanismo da prefeitura ou a secretaria de meio ambiente do estado (existe, com secretário e prédio e salário). Um exemplo - veja fotos - em frente ao chamado retorno da concessionária Citroen (que ocupa o acostamento para expor seus carros) ou ao lado de um posto de gasolina (idem clientes), há uma edificação que teve aterramento (movimentação  de área) do terreno, construção, sem uma placa de autorização, de licença, pelo menos para dizer o que é ou o que vai ser.

Ao lado da churrascaria Pavan (que usa o acostamento como estacionamento e jardins), também na avenida dos holandeses, tem uma construção de uma Igreja Batista. Sem placa, sem estudo ambiental, sem RIMA, sem EV (estudos de vizinhança), sem nada. Constroem há mais de dois anos, agora quando está quase pronta, não tem mais estacionamento para os clientes ou fiéis ou irmãos ou constribuintes, sei lá o nome que se dá, e está havendo congestionamento de veículos.... imagine quando estiver funcionando, vai ser a mesma esculhambação do COC nas Holandeses.. talvez instalem um semáforo, afinal ali tem votos, como no colégio.... ou tem contribuições para as campanhas eleitorais como daquele hospital naquela avenida que invadiu tudo e fico tudo como está.

Postos de Gasolina no ambiente urbano sem nenhuma restrição ou planejamento. Na avenida Daniel de La Touche, sentido Olho Dágua - Ponte do Caratatiua, encontramos dois postos de gasolina de um lado, dois do outro da avenida, ficam próximos todos, em um raio de 200 metros, temos 4 postos de gasolina, shoping,   supermercado e prédios residenciais. Um irresponsável que era Prefeito grilou tudo e os demais seguiram, inclusive o de hoje.
No bairro Filipinho tinha um posto de gasolina que se dizia ter sido comprado, o terreno, de uma Mãe de um governador ilustre (eu sei que era mentira do A.., era do INSS). Agora, em frente, há menos de 10 metros, construíram outro. Deve ser de um dos Palácios ou alguém ligado ao governo estadual ou municipal.

Ou seja, São Luís é de ninguém, é um puteiro, uma casa de mãe joana, onde todos fazem o que bem entendem, sem nenhuma restrição por parte das "autoridades". E a cidade tem Prefeito, tem secretarias, tem 21 vereadores, tem ministério público, tem jornalistas......

É uma merda! E em 2012 vamos fazer 400 anos de incompetência, de burrice, de corrupção, de desmandos.....

Nenhum comentário: