quarta-feira, 16 de junho de 2010

PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE POLÍTICA




Normalmente quando se vai ao banheiro para fazer as chamadas necessidades fisiológicas, o natural é se levantar, dar descarga, lavar as mãos e sair. Gente educada. Há alguns que não lavam as mãos.
Outros, examinam o resultado sólido, as fezes ou o popular cocô ou merda mesmo. Tal qual quando se é pai ou mãe pela primeira vez, examina o cocô do bebê. Quando se tem criança se examina para saber a cor, a consistência, o odor etc... para se dizer ao pediatra e, assim, acompanhar o crescimento do menino/a. Em adulto, a situação é diferente.

Tem gente que examina todo dia. Olha a mesma merda todo dia. Há gente que tem regularidade, todo dia, na mesma hora, com a mesma duração, com a mesma quantidade de merda, sempre. Muda governo, entra governo, digo, come todo tipo de comida, come salada, come carne, come massa, come carboidrato, não muda nunca.

Há outros que mudam, tem dia que o cocô é ralo, tem dia que está verde, tem dia que está água, tem dia que só sai bolinhas, tipo cabrito e por aí vai. Tem gente que mede a merda, analisa o tamanho, fica admirado com o tamanho e pensa como aguentou colocar aquela merda, daquele tamanho pela última parte do intestino grosso ou reto ou anús ou cú, mesmo.

Ah... tem os hipocondríacos que examinam para saber se tem sangue, se tem pedaços de tomate ou quaisquer outros alimentos, se a merda foi ou não digerida e por aí vai. Tem gente que esfarela o cocô procurando não sei o quê e, por fim, tem aqueles que cheiram para saber se está fedorento mesmo.
E passa ano e após ano e tudo continua na mesma, os ministros e secretários de Estado e do Município, bem como continuam os generais e coronéis, os desembargadores e juízes, os procuradores e promotores, dirigentes e dirigidos, nada muda. O mesmo cocô de sempre.
Ah... o que muda são as outras merdas.

Veja por exemplo, o cocô dos passarinhos. Comem folhas naturais e outros alimentos saudáveis e defecam branco, sem odor, sem cheiro. O mesmo acontece com os camaleões, se bem que, quando comem cenoura ou outra alimento rico em ferro, defecam ao invés do branco, fezes pretas. Mudam de cor, é o mimetismo fecal. Nada tem a ver com a mudança partidária ou do governo.

Por fim tem o Louro, é o papagaio/a filho/a de minha mulher. Come sempre sementes de girassol e outras besteiras como farinha dágua ou faroca. Defeca branco com pintas verdes e sem cheiro, sem fedor.

Chega, caguei, digo, falei e não digam que falei de política e suas implicações de mudanças governamentais, ascensão de partidos menores etc... etc...

_____________________________________________________________________

Artigo publicado no Jornal EXTRA, semana de 26/02 a 04/03/2007. Publicado na íntegra pela atualidade com o PT se unindo ao PMDB, PDT com PSDB para Presidencia da República. Mudança de dirigentes no Governo do Maranhão, na Prefeitura de São Luis, no Tribunal de Justiça, na Procuradoria de Justiça do Estado. Sem nenhuma ofensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá tio, com certeza seu artigo retratou a realidade politica deste país e em especial deste MA. Parabéns por mais um show de texto!
Geisa