segunda-feira, 21 de setembro de 2009

INVEJÁVEIS MORDOMIAS



Quanto ganha um Governador?
Quanto ganha um Vice-Governador?

Sem tornar pessoal, evitando comentários individuais, pois tenho apreço ao Carcará e ao Fernando Sarney, constato que as coisas no Brasil não mudam.

E no Maranhão, também.

Jornal O QUARTO PODER, do meu amigo Udinho, traz na sexta-feira, dia 18 de setembro de 2009, página 3, canto inferior direito, um Edital, Aviso de Licitação, Pregão Presencial 027/2009, dizendo que a Casa Civil do Governo do Estado, quer contratar “empresa especializada em fornecimento de materiais/equipamentos de uso doméstico para a residência de veraneio do governo do Estado do Maranhão”, com as especificações nos anexos I e II deste Edital (no jornal não tem anexo, nem discrimina o que o Governo quer contratar) conforme diário oficial 24.629/2008 etc... e assina a Pregoeira Leonice Maria Barros Amorim.

Pelo nome, é irmã do Desembargador/Ministro Leomar Barros Amorim?

Voltemos, um outro jornal – gostei Sergio Macedo da distribuição dos Editais, é assim que deve ser, meu caro filho do Jurivê – o Atos e Fatos, do amigo Djalma Rodrigues, um outro aviso, na página 2, canto inferior esquerdo, pregão presencial de número 029/2009, dizendo que a Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão quer contratar uma empresa para “fornecer utensílios domésticos para a residência oficial do vice-governador, em conformidade com as especificações nos anexo I e II deste Edital” e não tem anexo e a gente não sabe o que é.

Tudo bem, tudo legal. A Lei diz que as residências oficiais dos governadores e vice (diz?) devem ser mantidas com o dinheiro público. Tal qual o Palácio do Governo, o Palácio do Planalto e tantos outros Palácios.

O que a gente, o que eu não concordo, é ver tanta pobreza, tanta fome, tanta miséria, inclusive em São Luís, onde 42% da população vive abaixo do nível de pobreza, segundo o IBGE, e tanta gente vive em estado de riqueza. É o Governador, é o Vice, é o Presidente da Assembléia, são os 42 Deputados, é o Prefeito da Cidade, é o vice Prefeito, são os Presidentes das Câmaras Municipais, em todo o território nacional, em todos os Estados e em todos os Municípios. Só para lembrar, em Timon, minha terra natal, a cidade tem uma Prefeita que ganha, nominalmente, mais que o Presidente da República.

Tem ainda, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, seu Vice, o Corregedor, seus Desembargadores, seus Juízes; tem ainda o Procurador Geral de Justiça, seu Vice, o Corregedor, seus Procuradores e os Promotores; tem o Tribunal de Contas do Estado e do Município, quando tem; enfim, é uma casta que ganha bem, vive bem, acima dos mortais, com tudo pago pelo povo faminto e pobre.

Até quando?

As autoridades devem se lembrar da Queda de Bastilha e tantas revoluções....

Nenhum comentário: