quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A MEDALHA DOS 400 ANOS I


Carlos Alberto Milhomem de Sousa (Tatá)advogado e político. Deputado estadual em vários mandatos;

Carlos Antônio Lemos de Amorim, advogado e político. Deputado estadual;

Carlos Borges, médico e professor. Conceituado clínico-geral. Professor e fundador da Faculdade de Medicina do Maranhão (em memória);

Carlos César Teixeira, jornalista e compositor. Autor de vasto repertório de canções e um dos mais gravados compositores maranhenses. Fundador do Laborarte, e ativista em prol dos Direitos Humanos;
 (se é para colocar cantor maranhense ou que canta no Maranhão,falta muitos)

Carlos Frederico Burnett, arquiteto, urbanista e professor universitário. Membro da Comissão Consultiva dos 400 anos da Assembléia Legislativa;
 (deve ter parentesco com o Lago Burnett...)

Carlos Gaspar, empresário e escritor. Membro da Academia Maranhense de Letras;

Carlos Madeirajurista, professor e magistrado. Membro da Corte do Supremo Tribunal Federal (em memória);

Ceres Costa Fernandes, ensaísta, intelectual e professora universitária. Possuidora de vasta obra autoral. Membro da Academia Maranhense de Letras;

César Henrique Santos Pires, professor e especialista em planejamento educacional. Deputado estadual;

Chico Maranhão (Francisco Viveiros)arquitetocompositor, músico e cantor com consagrado repertório de canções;

Cláudio Resende Araújo, médico. Um dos mais conceituados pediatras da sua geração. Presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão;
 (o pai, Orlando Araújo é que deveria estar aqui...)

Cleide Barroso Coutinhomédica e política. Deputada estadual;

Conceição Andradeadvogada, ligada aos movimentos sociais. Ex- Prefeita de São Luís. Ocupou diversas pastas do governo Estadual;

Conceição Soares Costa, médica e professora universitária. Docente da Universidade Federal do Maranhão;
 (?)

Creuzamar de Pinho, assistente social com efetiva participação social na comunidade. Membro do Conselho Nacional, Estadual e Municipal das Cidades e do Conselho Estadual de Direitos Humanos;
 (?)

Denir Pratasacerdotisa da Casa das Minas, Mãe Deni é herdeira de Mãe Andresa. A nona dirigente da Casa das Minas;
 (?.. medo de macumba?)

Dileuza Diniz RodriguesDilaartista plástica, uma das expoentes da arte naif do Brasil. Já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. É autora de painel instalado na Assembleia Legislativa;
 (?... ouço pela primeira vez...)

Domingos Vieira Filho, Procurador do Ministério Público do Maranhão. Professor da Faculdade de Direito de São Luís. Ex-secretário de Cultura do Maranhão. Pesquisador, escritor e folclorista (em memória);

Dona Teté (Almerinda da Silva Santos), grande dama da cultura popular maranhense. Criadora do Cacuriá de Dona Teté (em memória);

César Henrique Santos Pires, professor e especialista em planejamento educacional. Deputado estadual;

Chico Maranhão (Francisco Viveiros)arquitetocompositor, músico e cantor com consagrado repertório de canções;

Cláudio Resende Araújo, médico. Um dos mais conceituados pediatras da sua geração. Presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão;

Cleide Barroso Coutinhomédica e política. Deputada estadual;

Conceição Andradeadvogada, ligada aos movimentos sociais. Ex- Prefeita de São Luís. Ocupou diversas pastas do governo Estadual;

Conceição Soares Costa, médica e professora universitária. Docente da Universidade Federal do Maranhão;

Creuzamar de Pinho, assistente social com efetiva participação social na comunidade. Membro do Conselho Nacional, Estadual e Municipal das Cidades e do Conselho Estadual de Direitos Humanos;

Denir Pratasacerdotisa da Casa das Minas, Mãe Deni é herdeira de Mãe Andresa. A nona dirigente da Casa das Minas;

Dileuza Diniz RodriguesDilaartista plástica, uma das expoentes da arte naif do Brasil. Já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. É autora de painel instalado na Assembleia Legislativa;

Domingos Vieira Filho, Procurador do Ministério Público do Maranhão. Professor da Faculdade de Direito de São Luís. Ex-secretário de Cultura do Maranhão. Pesquisador, escritor e folclorista (em memória);

Dona Teté (Almerinda da Silva Santos), grande dama da cultura popular maranhense. Criadora do Cacuriá de Dona Teté (em memória);

Eliziane Pereira Gamajornalista e líder religiosa. Deputada Estadual;
 (pensei que era séria...)

Emílio Biló Murad, empresário e político. Deputado estadual e federal. Secretário de Estado. Dirigente de órgãos do governo (em memória);

Enide Jorge Dino, fundadora e diretora da Fundação Antonio Jorge Dino. Reconhecida nacionalmente pela sua árdua dedicação de combate ao câncer. Ex-primeira Dama do Estado;

Enoc Almeida Vieira, político e líder evangélico. Deputado Estadual e Federal. Secretário de Estado em diversos governos. Presidente da Assembleia Legislativa;
(era para dar para todos os presidentes passados? E o José Ribamar Elouf? O Raimundo Leal? O Tio Berico?)


Epitácio Cafeteira, político. Deputado federal por vários mandatos. Ex-Prefeito de São Luís. Ex-Governador do Maranhão. Atual senador da República;

Etelvina Ribeiro Gonçalves, jurista e magistrada. Desembargadora e Corregedora do Tribunal de Justiça. Presidente do Tribunal de Justiça;

(merece sim, mas parece pagamento de alguma coisa....)

Euclides Menezes Ferreira, Pai Euclides da Casa de Fanti Ashanti, no Cruzeiro do Anil. Babalorixá, pioneiro do candomblé, no Maranhão;
 (mais macumba?)

Eugênio de Barros, empresário e político. Ex-Prefeito de Caxias, Ex-Governador do Estado e senador da República (em memória);

Fábio Braga, advogado e político. Deputado Estadual;

Fernando José Cunha Belfort, Juiz e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho- 16ª Região, Maranhão. Advogado conceituado no meio jurídico;
(?)


Fernando Macieira Sarney, empresário da comunicação, dirigente de entidade desportista, presidente do Conselho do Sistema Mirante de Comunicação;

Fernando Mouchereck, maestro, tenor e professor de canto coral. Fundador e dirigente do Coral do São João, consagrado no Brasil e no exterior;

Ferreira Primoprofessora e política. Deputada Estadual;

Francisco das Chagas Barros, Procurador do Ministério Público do Maranhão. Ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão;
 (todos os procuradores ou só os ex procuradores gerais? A puxada de saco?)

Francisco Gomesengenheiro agrônomo e político. Deputado Estadual;

A MEDALHA DOS 400 ANOS

COMENDA »Confira lista de personalidades que vão ganhar a medalha dos 400 anos da Assembleia


Publicação: 05/09/2012 09:48
A Assembleia Legislativa entrega hoje a Medalha Comemorativa do Quarto Centenário de São Luís para 400 personalidades que nos últimos 50 anos contribuíram de forma direta para o desenvolvimento da capital do estado. Abaixo, a lista com todos os agraciados. A entrega será à 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Afonso Celso Pantoja, PHD em Economia. Professor universitário. Presidente do Banco do Estado do Maranhão; Diretor do Banco do Nordeste do Brasil (em memória);

Afonso Manoel Borges Ferreira, empresário e líder religioso. Deputado Estadual;
 (O Pai, Senhor Manuel é que deveria ser homenageado, pois assim prestaria honras à família toda, ao irmão, à D.Rosalina e demais membros)

Airton Marinho, artista plástico e gravurista. Registra em seu trabalho as cores, crenças, ambiências e motivos da cultura maranhense;

Alberto Abdalla, advogado e empresário do setor de oleaginosas. Presidente por vários mandatos da FIEMA (em memória);

Alberto Tavares, jurista e intelectual. Professor

Albino Soeiro, ex-radialista esportivo, atual vereador em São Luís, no exercício de seu quinto mandato;
 (por que um Vereador? Então chama-se todos... radialista esportivo: o Guioberto Alves, o Dejar Martins..)

Alcebíades Tavares Dantas, Desembargador federal do Trabalho. Ex-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho-16ª Região, Maranhão;
 (chegou em São Luís ontem, quando da instalação do TRT/MA conseguido com trazido a nossa ajuda, do Presidente da OAB/MA Dr. Carlos Nina e com minha ajuda de Deputado)

Alcione Nazaré, cantora e artista consagrada no país e no exterior. Detentora de diversos prêmios nacionais e internacionais;

Aldo Leite, teatrólogo, ator e professor de Artes. Contemplado com os prêmios Moliére e Mambembe, com uma única peça teatral;

Alex Brasil, poeta e publicitário consagrado. Autor de diversos livros de poesia. Membro da Academia Maranhense de Letras;
(Membro da Academia, colocaram quase todos os membros,pelo menos aqueles que tem “amigos” no parlamento” 

Alfredo Salim Duailibe, médico, deputado federal, Vice-Governador do Maranhão. Ocupou diversas secretárias de Estado durante sua vida pública (em memória);

Almir Moraes Correa, empresário, primeiro distribuidor Ford do Maranhão e fundador do Rotary Clube do Maranhão (em memória);

Aluízio de Abreu Lobo, político, empreendedor, deputado estadual, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Diretor do Museu da Memória Republicana. Criador da Banda do Bom Menino (em memória);

Álvaro César França Oliveira, membro da Corte do Tribunal de Contas do Estado, Presidente do TCE;
 (Bom Só, também colocaram todos os membros do TCE/MA, acho que com medo de fiscalização)

Álvaro Luiz Cardoso Pereira, radialista com atuação de destaque nas rádios Difusora, Timbira, Capital e Educadora, entre outras;
 (?)

Américo Azevedo Neto, escritor, folclorista e jornalista. Autor de várias obras literárias e de pesquisa. Membro da Academia Maranhense de Letras;
 (colocar-se-ia aqui como neto do Américo e sobrinho neto do Aluísio e não como membro da AML)

André Luiz Carvalho Ribeiro (Fufuca), estudante de direito. O deputado estadual mais novo do país. Deputado Estadual;
 (estupidez, colocaram o nome de todos os atuais deputados, ou quase todos, AUTO HOMENAGEM)

Anildes de Chaves Cruz, jurista e magistrada. Desembargadora e Corregedora do Tribunal de Justiça. Presidente do Tribunal Regional Eleitoral;
 (ou se colocava todos os desembargadores ou nenhum)

Anthony Milbourne, arquiteto e urbanista. Diretor de diversos órgãos do governo do Estado. Fundador da Turma do Agenor, brincadeira do carnaval maranhense;

Antônio de Pádua Ferreira Barros (Dr. Pádua)médico e político. Deputado estadual;
 (teve algum deputado que ficou de fora??)

Antônio Eusébio Costa Rodrigues, médico fundador e membro da Academia Maranhense de Medicina, Ex-Prefeito de São Luís e candidato ao governo do Estado no pleito de 1965 (em memória);

Antonio Fernando Bayma Araújo, jurista e magistrado. Desembargador. Presidente do Tribunal de Justiça;
 (tem deputado respondendo processo criminal?)

Antônio Isaías Pereirinha, político e líder comunitário. Vereador de São Luís, Presidente da Câmara Municipal;

Antônio Jorge Dino, médico e político. Vice e Governador do Estado. Fundador da Liga Maranhense de Combate ao Câncer e diretor do Hospital Aldenora Bello (em memória);

Antônio Nelson Faria, jornalista, publicitário, cronista e produtor fonográfico. Produziu o jingle enaltecendo a visita do Papa João Paulo II, ao Maranhão. Assessorou a Comissão Consultiva dos 400 anos da Assembléia Legislativa;

Antonio Pacheco Guerreiro Júniorjurista e magistrado. Desembargador e Corregedor do Tribunal de Justiça. Presidente do Tribunal de Justiça;

Antônio Pereira Filhomédico e político. Deputado estadual;

Apolônio Melônio, artista popular do bumba-meu-boi. Fundador do Boi de Pindaré e Boi da Floresta. Um dos cultores do sotaque da “Baixada”. Fundador do Tambor de São Benedito;

Arlete Nogueira Machado, ensaísta, escritora e cronista. Autora de diversos livros consagrados. Ex-Secretária de Estado;

Arnaldo Melo, médico e político. Decano dos deputados estaduais, com vários mandatos. Ex-Secretário de Estado. Presidente atual, e reeleito, da Assembleia Legislativa;

Astro de Ogumlíder umbandista, vereador de São Luís, no exercício de seu terceiro mandato. Participa de vários movimentos culturais de origem popular;
 (Jorge Fé em Deus, Sebastião do Coroado fizeram cem vezes mais que o Generval..)

Augusto Aranha, líder religioso católico. Provedor da Capela do Bom Jesus dos Navegantes, da Igreja do Santo Antônio. Realizador de consagrados presépios natalinos (em memória);

Bandeira Tribuzi, poeta, jornalista, economista e planejador. Autor da canção “Louvação a São Luís”, hino oficial da Cidade (em memória);

Benedito Bogea Buzar, jornalista, pesquisador e escritor. Ex-deputado estadual. Membro e presidente da Academia Maranhense de Letras. Membro da Comissão Consultiva dos 400 anos da Assembléia Legislativa;

Benedito Pires Primeiroempresário e político. Pioneiro do setor de transporte coletivo da cidade, vereador em várias legislaturas. Fundador do MDB;

Benito Ramos Neivajornalista e colunista, pioneiro do colunismo social. Assinou coluna por longo período no Estado do Maranhão (em memória);

Bira do Pindaré, advogado e político. Delegado Regional do Ministério do Trabalho, deputado estadual;
 (até tu, Brutus?)

Camilo de Lellis Carneiro Figueiredo, economista e político, deputado estadual por várias legislaturas;

Carlinhos Florêncio, empresário do agronegócio e político. Deputado estadual;

sábado, 21 de julho de 2012

EMANOEL VIANA: ...FILHOS e PARENTES...

EMANOEL VIANA: ...FILHOS e PARENTES...: Manuel Bandeira é quem diz:..." filhos? Melhor não tê-los, mas como sabê-los ?" O fato me veio à lembrança, depois de ver o m...

...FILHOS e PARENTES...


Deus







Manuel Bandeira é quem diz:..." filhos? Melhor não tê-los, mas se não tê-los, como sabê-los?"


O fato me veio à lembrança, depois de ver o meu sobrin ho Ricardinho, também afilhado, indo e vindo nesta estrada da morte, a BR135, na ânsia de ficar rico, embora já seja.

Toda a semana, ou quase toda, vem a São Luís para umas ações revisionais, onde o comprador de um automóvel ingressa com o pedido na Justiça e, sempre, consegue abater o valor, ainda que demore, pois há Juiz que ainda é imbecil e idiota e julga que os juros não são exorbitantes, mas os Tribunais concedem, se não o Estadual, o Nacional, o STJ. Vem, divulga o número do telefone, pagou um absurdo para ter um telefone fácil, o  (098) 82-82-87-87 e trabalha feito burro de carga.

Isso me lembra, não só os meus filhos, e de como quando comecei.

Trabalhava pela manhã, cobrindo os treinos dos times de futebol, o Vovózinha, do Ibis, do Santa Cruz, do Náutico e do Sport em Recife, ia para o BNB (Banco do Nordeste do Brasil), almoçava, voltava ao BNB, saía para a Escola Técnica de  Comércio da Faculdade de Ciencias Economicas e depois ia ao Jornal Diário da Noite, da Empresa Jornal do Commercio, onde jantava e fechava minha parte do esportes. Usava o nome de Viana Maranhão. Em 1967/1968, em Recife.

Emanoel Viana

Basta pesquisar, apenas com 18 anos, trabalhando e estudando, profissionalmente. Antes só estudava e tinha bicos, imposto pela Mamãe ou escondido, com ajuda do meu Pai. Foi ele que tirou a minha CTPS de menor, onde há anotação de trabalho como repórter em 1963, salvo engano.

Pois bem, os dias de hoje são outros, os filhos fazem o que bem entendem e, às vezes, entendem mais que nós. Os conceitos mudaram, há uma preocupação maior de ser feliz que ser rico ou realizado, sei lá.

A gente tem filhos para serem os sucessores nossos,para nos ajudar quando da velhice, ainda que a gente não diga isso e faça tudo para que não aconteça. Guardamos dinheiro para a velhice para não depender de A ou B, de familiares ou parentes. Se quer, se possível, morrer em paz, ainda que na miséria depois de gastar tudo em uma UTI da vida e ser obrigado a ser "desligado".

Lúcia Fernanda



Não me digam que há alguém que cria o filho para ser marginal, ladrão, vagabundo, cafajeste, agente administrativo, soldado, mecânico, soldador, pedreiro, carpinteiro, lixeiro ... e tantas outras nobres profissões necessárias ao mundo moderno mas que, na cabeça dos "burgueses" não é pensado. Sou sim, burguês, atrasado, complexado, cheio de preconceitos no que diz respeito a meus filhos.

Tentei os criar da melhor forma, honestos, sérios, independentes  ... gostaria de os ver como Juiz, os dois; ou Médicos, como a minha Mulher.

Se fracassei? Tentei pelo menos, fica a minha vontade...
........
Conversa em pé ou cabeça, coisas de doido... continuo...
.......
Há filhos que superam os Pais. Jesus Cristo é bem maior que o José, que Maria, menor que Deus, talvez, é preciso uma pesquisa para isso.

Deus deve ter tido muitos filhos, mas apenas um reconheceu, Jesus.




Quem tem fé, procura além de Deus, quem? Jesus, por ser seu filho e, presume, ter os mesmos predicados e poderes que o Pai.

Alguns até falam em São José ou Maria, os pais biológicos de Jesus.

Mas quase todos buscam Jesus. Os ateus, os espíritos, os seguidores da Ubanda e variações, quem mais? Os agnósticos e poucos mais não buscam Jesus. Os católicos, os protestantes (que gostam de ser chamados evangélicos) e tantas outras religiões endeusam (?) Jesus, o filho de Deus.

E isso com a crônica ou pensamento inicial?

É que tem tantos Santos milagrosos mas a grande maioria prefere Jesus. Tem seguidores do Padim Ciço, de São Longuim, de Santa Rita, de São Francisco e de tantos Santos.

Os protestantes seguem Jesus, João Batista e outros.Todos querem Jesus, pelo poder, pela divulgação, pela proximidade do Pai, sei lá.

Sem blasfemar, sem me achar Deus, gostaria que todos os meus filhos fossem Jesus, não um Santo qualquer.

É natural do Pai querer que o filho seja o seu sucessor, siga o caminho do pai.

Ninguém cria filhos para ser mandado, e sim para mandar, ainda que, na realidade, no mundo real, haja necessidade de mandantes e mandados.

Quem cria filho para ser Judas? 

É só, foi só um pensamento que trouxe à baila. Que Deus me conforme em minhas inquietações!

Blog é para isso.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

EMANOEL VIANA: ...O MUNDO TECNOLÓGICO....

EMANOEL VIANA: ...O MUNDO TECNOLÓGICO....: A Terra vive sempre em movimento,a gente também. Tudo evolui ou se renova ou se redescobre. Exímio datilógrafo, hoje s...

...O MUNDO TECNOLÓGICO....









A Terra vive sempre em movimento,a gente também. Tudo evolui ou se renova ou se redescobre.

Exímio datilógrafo, hoje sinto dificuldades em datilografar, digo, digitar. A máquina manual virou elétrica, virou eletrônica, virou computador, virou notebook, virou netbook, virou tablet, virou celular. Saber usar é que ficou dificil, são tantas funções, tantas teclas, tantos aplicativos, toques, que o Velho aqui se perde.

Perdido na computação, perdido nas impressoras, nas digitações,nos scanner. Perdido na televisão, preto e branco, plástico colorido, colorida, plasma, lcd, led, 3 G. Perdidinho, sei lá o que é hdmi, usb, é tudo em inglês e não tem mais manual, tudo agora é na própria máquina, seja lá qual for.

E como se aprende?

Os vendedores das lojas não sabem, ensinam o básico, quando sabem. Até hoje procuro saber onde se mete os fios para um fone de ouvido... o cidadão diz, meta o vermelho no hdmi, ligue o bluetooth, aperte o reset e depois o scan... puta que pariu, como é que vou entender isso?

Enquanto a gente vive nas trevas, ligando e desligando e usando somente algumas das funções, a meninada de hoje, a partir dos 5 anos, pega o celular e faz miséria; o mesmo com o tablet, com os computadores, com a televisão, compram até programação indevida para o "Velho" pagar na conta.. quando toma um susto.



Não há paciência dos novos para ensinar os velhos, mostrar como funciona, todo dia... retribuindo o tempo que a gente gasta ensinando a tomar mamadeira sem engasgar, comer papinha, a fazer xixi,a se limpar do cocô, enfim ter a emoção, o sentimento, saber como é bom (ou ruim) se ensinar, ganhar (ou perder) o tempo com quem se ama.

Sinto falta de um tecnólogo, alguém que me ensine a mexer com o sistema de vigilância, a usar a web para ver as câmeras instaladas; me ensine a utilizar as televisões lcd e led; confirme se estou sabendo usar o yphone devidamente; o tablet em todas as funções; até mesmo o sistema de multimídia da SUZUKI que os revendedores não sabem como funciona e eu, por exemplo, hoje, fiquei ouvindo só o som, sem imagem da televisão pois não consegui fazer funcionar... ah, consegui tirar o som do navegador, graças a Deus (e a curiosidade, correndo o risco de quebrar), não aguentava mais... "dobre a direita, a 100 metros..." parecia discurso de político.

É isso.

Tem mais? Tem, quero saber utilizar as chamadas redes sociais, o my face, o orkut, o facebook, o twitter, no computador e no yphone que não consigo, nem me lembro das senhas...

Falar em senha e tecnologia, por que não se usa o polegar nas ações tecnológicas? O polegar para ligar a TV, o dedo para mudar os canais (escrevendo com o dedo no controle liso); o mesmo se daria no celular, no tablet (este já é), no notebook, no netbook e no computador.



Ou a própria voz.

Localize aí foto de fulana nua... pronto, o equipamento buscaria os sites de busca e mostraria as fotos da fulana nuinha em pêlo...

A lição que se tira disso é que houve evolução tecnológica instrumental e de equipamentos bem mais rápida que a educação/instrução dos usuários ... dever-se-ia ter um local para reciclar os nossos conhecimentos e nos orientar como operar tais equipamentos, pois do contrário, fica-se como estar, na escuridão, pesquisando em livros quando se tem uma gama enorme de facilidades nos equipamentos.

Falei apenas nos meus. Imagine agora o motorista em carros sofisticados, em ônibus, em metrô; o médico diante equipamentos revolucionários; o engenheiro diante a nova tecnologia.




Há de aprender tudo de novo.




 É isso aí...