sexta-feira, 8 de setembro de 2017

405 anos ou a Velha Aniversariante

                                                   A velha doente


                    Sou sim, politicamente incorreto. Nada de idosa, é velha mesma e na se trata de minha Mulher. É outra, bem mais velha, 7 vezes mais... ou menos.

                    Hoje colocaram um vestido novo, passaram água no corpo, pentearam os fios de cabelos brancos que ainda restam, colocaram uma chinela nova, pois os pés finos não suportam mais sapatos, ainda que especiais.

                    Colocaram na porta da casa, na calçada. Todos passam, cumprimentam a velha, alguns tentam a lembrar de quem é, contam histórias, lembram os tempos de juventude, de infância, tanto de quem visita, como da Velha aniversariante.      

                    Esqueci de dizer, a velha aniversaria hoje. Velha cansada, doente, cheia de remendos, pontes safenas, marca passo, transplante de órgãos,  já teve câncer, tuberculose, pneumonia, diabete, artrose, artrite ... não anda mais, pernas são de enfeite, não servem mais para nada, nem para ficar em pé, só para colocar os chinelos.

                    Nunca teve um médico fixo, um levantamento de sua vida orgânica, sua caderneta de vacinação, uma nutricionista para fazer sua alimentação, aliás, nem alimentação normal tinha. É só ver a geladeira hoje, não tem nada, nem bolo para comemorar o aniversário. O quarto é colchão sujo no chão, com cobertas encardidas e rasgadas.

                    O banheiro é um buraco no chão, não tem saneamento. A água vem de poço, pois a encanada falta sempre e é contaminada.  O quintal está ficando deserto, já cortaram todas as árvores da casa da velha aniversariante.

                    Colocaram stent, colocaram marca passo, mas nunca pensaram em resolver a situação, fazer um mapeamento orgânico, uma ressonância do corpo inteiro, cintilografia, enfim, exames que pudessem saber do corpo inteiro, seus problemas, e resolver. Ainda hoje tem partes do corpo desconhecida pelos familiares.

                    Mas todos estão aqui para dar os parabéns.

                    Hipócritas, vagabundos, omissos, incompetentes, coniventes, corruptos, sem vergonha, enfim todos os Prefeitos foram isso. O atual também. Ninguém liga para a cidade, não há mapeamento de onde começa e termina a cidade.

                    Descentralizar atividades, colocar subprefeituras pelo menos na zona norte, sul, leste e oeste. Acabar com o congestionamento de carros, estimular o transporte público, instituir as ciclovias e motovias, estimular a arborização da cidade, preservar e usar o centro histórico, acabar com postes, embutir toda a fiação, usar a energia solar, acabar com as mordomias, fazer que o cidadão seja o dono da cidade. Da velha aniversariante.

                    O resto é bobagem, não a ponto de dizer que o hino é uma merda, o hino tem seu valor, o velho Bandeira tinha alguma razão.


                    São Luis, 405, uma merda. Parabéns á velha senhora, que continue a viver.

Nenhum comentário: