terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O PRÓXIMO






                    Há várias palavras que se incorporam ao linguajar popular e permanecem para sempre. Hoje se fala em sistema, em sustentabilidade, em corrupção, próximo, entre outros.

                    Na Bíblia, Marcos 12-31 diz: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:31”.
                              Hoje, para mim, virou palavrão. A gente chega no Banco, o caixa grita: “próximo”. No supermercado: “o próximo”. No hospital, clínica, laboratório: “próximo”. Em lojas comerciais: “próximo”. Em repartições públicas, delegacias, posto de vacinação, filas de votação: “próximo”. Em restaurantes: “próximo”.

                    Puta que pariu, tudo é próximo. Por que o filho da puta que é o recepcionista, atendente, médico, policial, funcionário não diz: Senhor, estou livre... Senhora, agora é a sua vez ... Senhor, seu pedido está pronto ... enfim, falta educação. No lugar em que se chama: próximo, há falta de educação, falta de respeito, o cliente, o constituinte, o usuário, o consumidor, o doente, não passam de um número, de um objeto qualquer, um filho da puta que quer usar os serviços, ainda que pagos, caros, deficientes.

                    Há ainda a fila do emprego, o recrutador avisa, fique tranquilo, o senhor será o próximo. Ou na fila do transplante de fígado ou de rins ou de qualquer órgão, o senhor será o próximo. Nos hospitais de urgência, sem leito na UTI, vem o médico ou enfermeira e diz: estamos desocupando um leito, o senhor será o próximo. Ou ainda nos hospitais de urgência para cirurgia, a fila está andando, o senhor será o próximo. Ou no Tribunal, o funcionário ou o juiz avisa, doutor, o seu próximo será o próximo a ser julgado ou o  próximo a ser incluído em pauta.

                    É uma esculhambação, só não é quando se trata da morte. Alguém avisa a gente, sabe que todos os colegas da turma de 1927já morreram, só tem nós dois, um de nós é o próximo.

                    O  próximo a ser morto é você, você é o próximo da lava jato ... enfim, a expressão próximo foi deturpada ...

                    Seja o próximo pois a me compartilhar... kkkk


Um comentário:

João Luiz Pereira Tavares disse...

E enquanto isso… em âmbito nacional… o Lulopetralhismo. Inflitrado até em blocos, com adesivos…

O PRIMORDIAL:

A educação (e a ARTE), como desejava Cristovam Buarque ainda no ínicio desse século com um projeto fabuloso, abortado pelo populista Lula em seu 1º governo, tinha que ter sido PRIORIDADE. Não foi. Eis aí o PeTê.

Sim, é hora de se livrar dos trastes. Mas também dos TRASTES DE suposta ESQUERDA.

E quanto as questões políticas atuais no Brasil, discutidas, só sei que o primordial é o seguinte:

o LULOPETRALHISMO (muitas vezes “esquecido” de crítica dos blogs…):

Lula é um perigo para a volta à normalidade, Lula é o atraso e o prejuízo. Retrógrado, nivelando tudo por baixo. Um homem mentiroso VIGARISTA, PeTralha e Picareta.

Lula é incompetente, e foi incompetente quando apostou naquela mulher ignorante em ECONOMIA cujo nome é Dilma Rousseff.

O PT tem orgulho de se dizer de esquerda (sentindo com essa identificação pessoal uma vaidade de se “acharem”). Mas PT é pseudo-esquerda, certamente. Hipocrisia publicitária e pura propaganda.

O PT (sobretudo o Lulismo) já está fazendo Campanha (infiltrado nos blocos de Carnaval, disfarçado).