sábado, 28 de novembro de 2015

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

                  Administrar é, antes de tudo, decidir. Nada se cria e tudo se copia. Centraliza-se por princípio e descentraliza-se por necessidade. São alguns dogmas da Ciência da Administração.

                    Dito isso, vamos aos fatos. A Upaon-Açu é a chamada Ilha Grande formada pelos Municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Deveria ser só uma cidade, inadmissível um monte de cidades sem nenhuma condição de habitabilidade serem Municípios. E creiam, São José de Ribamar, estatisticamente é o terceiro maior Município do Estado do Maranhão, depois da Capital, só Imperatriz na sua frente.

                    Paço do Lumiar, não desmaiem, é o sétimo maior Município, tem 230 Municípios menores que ele, pode? Pode, tanto é que os buracos resolveram morar na Cidade de Paço.

                    Enrolando estou. Quero falar sobre São Luís. A Cidade necessita de Administração, necessita de tudo, necessita de descentralização. É necessário que o Estado do Maranhão, juntamente com o Brasil, ou seja, os governos estadual e federal se juntem com o municipal para gerir a Cidade.

                    O chamado Poder Judiciário, tanto o Federal como o Estadual, poderia descentralizar suas atividades, promovendo construções no Anjo da Guarda ou em qualquer lugar da área Itaqui Bacanga de um Fórum Criminal, enquanto não se implanta web crim, oitivas pela internet. Os criminosos, indiciados, não se misturariam com o Cidadão Comum e seria mais seguro e rápido, além de valorizar a área.

                    Poderia fazer um Fórum Cível, de Família, na área da Cidade Operária.  Outro na área do Cohatrac também Cível, sendo este da Justiça Federal. Os Juizados, como manda a Lei, devem ser nos Bairros, em Imóvel próprio, todos projetados com uma mesma área física e disposição, talvez até projeto igual.

                    Deixar somente, a Justiça Estadual,  o Pleno da Praça Pedro II. Descentralizar imediatamente. Não esquecer que o chamado Ministério Público Federal e Estadual devem ser descentralizados. Instalar Postos em bairros, assim como a Defensoria Federal e Estadual.

                    A Previdência Social tem que ser instalada nos bairros, hoje somente temos um posto na COHAB, os demais se situam no Centro. Não há postos na área Itaqui Bacanga, na área Rural, ou na área da Cidade Operária.

                    Alguns órgãos federais precisam de prédios próprios para evitar alugueis superfaturados ou com propina. Por que a Delegacia de Crimes contra a Previdência não é localizada no eixo Itaqui Bacanga ou no Centro da Cidade em um dos casarões históricos, que seria restaurado pelo governo federal, ao invés de escondida em bairro da cidade?

                    A Prefeitura tem que descentralizar suas atividades. A SMTT tem que ir para os bairros. A Secretaria de Fazenda tem que instalar postos nos bairros. A Secretaria de Educação tem que ter postos em bairros. Há que se instalar mais Socorrões, falta na Cidade Operária, falta no eixo Itaqui Bacanga os primeiros socorros.

                    Instituir pedágios em pontes e revestir o dinheiro em ciclovias e motovias, não é possível mais se conviver com ciclistas e motociclistas que não sabem qual é a sua faixa, o que é código de trânsito e costuram no meio de trânsito e se acham com razão, além de congestionar os Socorrões com ocupação de leitos por acidente.  Pelos menos fazer cursos para ciclistas e motociclistas, delimitar faixas, pintar, como as de ônibus ou proibir a circulação salvo nestas mesmas faixas.

                    Por último, há que se sinalizar a Cidade, fazer o levantamento geográfico do Município, nominar todas as vias e logradouros, acabar com o nome de pessoas vivas ou repetidas, acabar com ruas um, projetadas, e afins. As chamadas avenidas tem que ter numeração séria e técnica e se determinar o começo e fim como Guajajaras, Daniel de La Touche, Franceses, Africanos, Holandeses, Jerônimo de Alburquerque, São Luis Rei de França, só para exemplificar.

                    Relendo, acho que este artigo está mais para um programa de governo do novo Prefeito ou para o segundo mandado do Prefeito


Nenhum comentário: