quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O TEMPO



             

          Ah... o tempo!

                    O tempo é o senhor da razão. Dê tempo ao tempo e o tempo dirá. E assim vai. O tempo sempre está presente na vida da gente. É o tempo que regula o tempo. O tempo marca a vida. O tempo marca a morte.

                    O tempo, em física, se me lembro, é o espaço divido pela velocidade. Em química é o tempo da mistura, da maturação dos elementos Em direito é o período em que se exerce o direito, depois do tempo há a prescrição ou a decadência. Em todos os ramos da Ciência há o tempo. É só procurar.

                    Em política, o mais importante, é o tempo das eleições. Para outros é o tempo do mandato. Para o povo é o tempo em que foram feitas as realizações em seu benefício.

                    Há tempo para todo o tempo. Tem tempo de nascer. O tempo do parto, do nascimento, dos primeiros cuidados. Tempo de mamar, tempo de registrar, tempo de ensinar, tempo de assistir. Tempo da criança, do aprendizado, das quedas, das correrias, dos gritos e alegrias. Tempo da adolescência, da rebeldia, do não pelo não.

                    Tempo de adulto, do primeiro emprego, do vestibular, do curso superior, das especializações, dos pós, dos doutorados. Tempo do casamento ou da junção. Tempo da maturidade, da casa própria, das viagens, das realizações. Tempo da velhice, tempo da espera da morte, tempo da reflexão, tempo das memórias e recordações.

                   Tempo das doenças, dos consultórios, dos exames, dos médicos, dos hospitais, das internações, dos prazos e da conformação. Há tempo em que não se tem mais tempo.

                       Tem tempo para todo o tempo.

                       Tem tempo para tudo. Tempo para amar.
                    Tempo de conhecer, de ver, olhar, conversar e começar a gostar. Tempo de gostar e de fazer gostar. Tempo dos mimos, das primeiras experiências. Tempo do amar. Tem tempo para deixar de amar. Tempo de odiar. Tempo de rejeitar. Tempo de solidão. Tempo da conformação. Tempo de lembrar o tempo.

                    Tem tempo para plantar e para colher. Tem tempo para se lembrar do tempo antigo. Tem tempo para a gente pensar no tempo que vem, no futuro do tempo ou no tempo no futuro.

                    Tem tempo em que não há tempo.



                    Fim do tempo.


Nenhum comentário: