quinta-feira, 24 de setembro de 2015

... MINHA CIDADE DE SÃO LUÍS


Planeta Terra, ou Terra 1, América do Sul, Brasil, Maranhão, São Luís do Maranhão. O Brasil ainda tem 27 Estados, começa no Acre e termina no Rio Grande do Sul. O Maranhão começa em Carutapera, Godofredo Viana e termina no Alto Parnaíba, Estreito. São Luís é um dos quatro municípios que forma a chamada Upaon-Açu. Estamos no ano de 2015, ano Cristão Católico Ocidental. Situados? Vamos lá!

Cheguei nesta Cidade, vindo de Timon, na década de 60. Chovia todo dia depois do Almoço, alcancei ainda o bondinho. Para ir para a Ponta da Areia só de barco ou pelo Olho Dágua com a maré baixa, pela areia. A cidade praticamente era o Centro e chegava no Anil passando pelo Monte Castelo e o João Paulo. Avenida Kennedy, Avenida dos Africanos, Anel Viário, Ponte do São Francisco, Ponte da Camboa, todos apareceram. 

Tanta coisa mudou.

Barragem do Bacanga, Anjo da Guarda, Vila Embratel, eixo Itaqui Bacanga tudo era mato. Aliás quase tudo era mato. Não vou declinar, mas vi nascer todas as invasões que viraram bairros em São Luis.

Vi sumir a elegância, a educação, o prazer de viver na cidade. Passei pelo caldo de ovos do Zé Maria na Praça João Lisboa, pelo salão de danças da Boate Cristal na Zona do Meretrício, vi o Moisés, vi o Bigorrilho, vi o baile de máscaras, vi tanta coisa. 

Mas, passado é passado.

Se fosse Prefeito hoje, o que faria?

A primeira providência é fazer o mapeamento da Cidade, onde começa e onde termina a Cidade de São Luís, a Cartografia Oficial dos Limites do Município em relação aos demais da Ilha.
Vai anotando.

Segundo, a nomenclatura dos logradouros públicos, avenidas, praças, ruas, rios designando com o nome de pessoas que contribuíram de alguma maneira com a Cidade, acabando com duplicações, suprimindo de pessoas vivas ou desagradáveis, nomes pejorativos ou depreciativos, numerando todos os imóveis.

Terceiro, atualização da Lei Orgânica do Município, do Código de Postura, Zoneamento, Leis Municipais, incluindo aqui o Código Tributário com tributos diferenciados para cada tipo de área e de população.

Quarto, identificar todos os bens públicos, como Escolas, Secretarias, Fundações, Imóveis, Veículos, todos com a cor da bandeira do Município de São Luís. E o número do telefone para Ouvir o povo, a Ouvidoria Municipal.

Quinto,
Estabelecer em 15 o número máximo de Secretarias para dirigirem os assuntos que dizem respeito ao Município, aglutinando atividades e diminuindo custos. No mesmo estabelecimento, acabar com veículos oficiais, telefones celulares para assessores. Cargos de assessoramento, no máximo em 2 mil, pessoas sem concurso público para ajudar na máquina administrativa. Horário de funcionamento de 8 às 18 horas, sem intervalo para almoço de toda a estrutura prefeitural.

Sexto. Rever todas as cessões de espaço público, incluindo igrejas, ongs, associações, autoridades etc.. para redirecionar ao povo, indenizando as benfeitorias por ventura feitas
.
Sétimo. Os alvarás de funcionamento e alvarás de construção passarão por um setor centralizado, talvez uma Secretaria de Planejamento e Coordenação Urbana para liberar depois de analisar o impacto meio ambiental, impacto de tráfego e trânsito, de impacto de vizinhança, de valorização da via, enfim, nenhuma atividade economica ou social funcionará sem que a Prefeitura se pronuncie, inclusive as não economicas ou isentas, como Igrejas, ongs. associações, partidos políticos....


Acho que chega, por aqui, tem mais, mas cansei.

Abraços a quem ler.


Nenhum comentário: