sábado, 15 de agosto de 2015

NOÇÕES DE POLÍTICA








Política é a arte do bem comum. Ou a ciência que busca o bem estar social. Ou somente uma coisa suja e cheia de ladrões.

Na verdade, a política é uma forma de governo, é uma maneira de se conseguir um objetivo determinado. 
O que é preciso é o povo entender o sistema de governo. 

No Brasil temos um chamado sistema representativo, o  povo, devidamente qualificado, maior de 18 anos, alfabetizado, menor de 70 anos, está obrigado a votar. Há as chamadas faculdades como por exemplo o maior de 70 que vota se quiser. Também o maior de 16 e menor de 18, o ato de votar é opcional.

O cidadão vota no Parlamentar de sua cidade que é o Vereador. Vota para Parlamentar Estadual, aquele que lhe representa junto ao Governo de seu Estado e que vai fazer leis em sua defesa. Vota no Parlamentar Federal, aquele que lhe representa junto ao Governo da União e vai fazer leis em sua defesa. Vota, ainda, no dirigente de seu Município, o chamado Prefeito. Vota no dirigente de seu Estado, o chamado Governador. Vota no dirigente da União, o chamado Presidente da República. E vota no representante do seu Estado junto ao Governo Federal que é o Senador.

Todos os parlamentares recebem procuração do eleitor, do cidadão, para os representar junto às esferas de poder para os defender, fiscalizar, ajudar. Todos dirigentes, prefeito, governador e presidente são eleitos, recebem procuração, para fazerem as coisas, como emprego, asfalto, menos impostos, mais segurança, mais educação, mais saúde etc..

E se não fazem? A gente não vota nas próximas eleições.

Só isso?




Só, nos dias de hoje. E erramos.

O correto é o cidadão, o eleitor, procurar um partido politico, se filiar e concorrer as eleições, ocupar espaço. Na medida que o cidadão só é eleitor, não participa, os ladrões, os corruptos ocupam e são eleitos. Na medida em que dizemos que estamos perdendo um dia para votar e que o voto devia ser facultativo, estamos fazendo o jogo dos corruptos, dos incompetentes, dos ladrões, pois eles são eleitos com mais facilidade, com menos votos.

O sistema é representativo, portanto, a gente tem que participar, se filiar, concorrer, se eleger e tentar mudar o quadro, de maneira competente e honesta, sem propinas, sem mensalões ou qualquer outras vantagens, sem emendas parlamentares, sem empregos ou cargos ou funções no serviço público, sem percentual em obras públicas.. há que se mudar

São pequenas noções de politica...

Pensem bem....


Nenhum comentário: