terça-feira, 31 de março de 2015

A HISTÓRIA VIOLADA ....


Não sei para que serve o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, uns dizem que era para acomodar os rejeitados pela Academia Maranhense de Letras e outros diziam que o Instituto servia para fazer frente à AML, enfim, existe e tem bons  integrantes, serve que conhece a História do Maranhão e muito tem contribuído com publicações, registrando e imortalizando atos e fatos, além de locais que integraram e integram o nome cenário histórico e geográfico do Maranhão.

Aprendi, ao longo da minha vida, que fatos históricos podem até ser escondidos, não divulgados, esquecidos, mas nunca apagados, pois servem como marco, como lembrança, como fato de uma época que embora se possa discordar. 

A história não se reescreve, se dá nova versão.

Pois bem, aqui no Maranhão, em 2014 foi eleito um cidadão que se diz comunista, é filiado ao PC do B, o chamado partidão que muito ajudou o Brasil nos anos 40, quando do Governo de Getúlio Vargas, tentando abrir espaço e cabeça de gente com novas idéias vindo da Europa, mas precisamente da Rússia, naquela época poderosa e que fazia escola.

Pois bem, retomo, o cidadão foi eleito governador pela maioria dos votantes, porém com menos de 30% do total dos habitantes, votantes e não votantes.

Hoje, dia 31 de março de 2015, veiculou nas chamadas redes sociais que estava mudando o nome de escolas, revolucionando, praticando democracia.

Os jornais dizem que "as escolas que homenageavam ditadores tem nomes substituídos por educadores e pessoas da comunidade". 

Fizeram até uma comissão, formada por funcionários públicos, pagos com o dinheiro do consumidor, para fazer um levantamento.

Identificaram nos 217 Municípios, 10 Escolas que possuíam nome de ex-presidentes do Brasil. 

Mudaram de nome. Fizeram um carnaval, até uma maluca que é deputada pelo Rio de Janeiro aprovou.
Hoje, a história nos mostra que os presidentes foram eleitos em condições nada democráticas, coisa que foi desconhecida à ápoca.

Mas foram eleitos, governaram, aplicaram recursos públicos.

Tal como hoje. Vamos imaginar, por exemplo, que no futuro se chegue à conclusão que houve manipulação e o povo foi enganado, não havia democracia, e que os partidos da esquerda não passavam de um grupo de assaltantes, criminosos, disfarçados? Vamos apagar a história? 

Se é um governo sério, deveria era, se fosse o caso de não ter o que fazer e produzir fato para ter divulgação na imprensa e o povo esquecer os 100 dias de governo e das promessas, tirasse o nome de pessoas vivas das Escolas... vão encontrar muito mais de 10 (dez) garanto.


Enfim, é o Governo Flavio Dino.

Ah... existe um Instituto Histórico e Geográfico no Maranhão e está funcionando.



Nenhum comentário: