sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PEDRINHAS E REFINARIA



Terra, América do Sul, Brasil, Maranhão, São Luís. Há, nesta capital, um complexo penitenciário chamado de Pedrinhas, fica na saída da Cidade, na BR 135. Começou nos anos 40 e foi crescendo e se tornando inútil, carregado, inconveniente e seguro.

Nos últimos anos tem sido divulgado, o complexo, por mortes, rebeliões etc...O assunto foi levado a órgãos internacionais e o Brasil responde a inquirições de organismos de proteção aos direitos humanos.

Sem ingressar no mérito da questão, faço apenas o registro.

Anotaram?

Agora anotem o outro tópico. O Brasil tem uma empresa de petróleo, uma das mais importantes do Mundo terrestre, chamada de Petrobrás, com a maioria das ações do Governo Federal, embora com participação acionária de particulares, de governos internacionais etc...

O Governo Brasileiro, atualmente dirigido pelo PT (Partido dos Trabalhadores), em coligação de outros partidos, dentro os 37 atualmente existentes em 2015, resolveu implantar uma refinaria aqui no Maranhão em virtude das facilidades do escoamento da produção, vindo do material para refino, transporte para o País e Exterior etc.. Resolveu localizar perto da capital, no Município chamado de Bacabeira, menos de 20 km da Capital. É um município pobre, sem produção, sem renda.

Dizem que o Estado do Maranhão teria doado o terreno.

A Petrobrás fez a publicidade, o governo federal elegeu seus correligionários sobre a bandeira de implantação de tal refinaria.
Porém, aconteceram alguns óbices, corrupção, ajuste no planejamento, o certo é que a Petrobrás cancelou o projeto, depois de gastar, pasmem, certo de 2 bilhões de reais em obra de infraestrutura, seria terraplanagem, indenizações, marcações, cercas, etc...

Anotaram?

Muito bem, este é o assunto de agora, para ficar registrado.

O Estado de São Paulo implodiu o complexo penitenciário de Carandiru, idêntico ao de Pedrinhas. No local está sendo contruído um parque, um museu, área de lazer.

Sugiro pois que o Governo do Maranhão faça o seguinte: planeje e peça a organismos internacionais de direitos humanos verba para construção de um presídio modelo, gigante, no terreno que era destinado a refinaria. Podem contribuir o governo brasileiro através do Ministério da Justiça, sem contar com a participação de particulares interessados em se divulgar.

No complexo de Pedrinhas, imploda-se e se construa um conjunto de apartamentos, com área de lazer, colégios, pontos de comércio e até franquia de faculdade, sem contar com o hi-fi ao bairro todo, destinando os mesmos aos policiais civis e militares.

Esta é a minha sugestão feita imediatamente quando da desistencia de se implantar a tal refinaria, e agora, registrada no blog e em palavras.
Se fizerem, mande as medalhas para a minha casa.

Nenhum comentário: