domingo, 22 de junho de 2014

DEJETOS ou O INCRÍVEL SISTEMA DO HOMEM






Estava falando hoje sobre sistemas, a gente chega em todos os lugares e a desculpa pelo mau funcionamento é sempre do sistema. Sistema fora do ar, sistema lento etc... é a incompetência humana.

Isso me remete ao maior dos sistemas, o orgânico, o ser humano, o corpo humano, esta máquina fantástica.

Uma das minhas idéias e opiniões ao longo do tempo do funcionamento da minha máquina humana é que não há doenças e sim doentes, mas isso são outros quinhentos.

A minha presença hoje, aqui, é falar que o funcionamento da máquina e, consequentemente, do conjunto de todas as máquinas, a sociedade, o mundo etc... tudo se resume no que se alimenta a máquina. Você alimenta bem, tudo bem; alimenta ruim, tudo ruim.

O pássaro quando faz os seus dejetos, faz de cor branca, sem cheiro. Se alimenta de plantas. O ser humano quando faz os seus dejetos tem cor, teu cheiro, consistência etc... O que se alimenta é o que devolve ao mundo.

Se há uma alimentação saudável, os seus dejetos não tem cheiro ruim ou fedor, a consistência é pastosa e a cor ambar, normalmente com variações para maior ou menor. Não sou médico, nem especialista no assunto, faço especulações.

É diante desta comprovação, do animal e do homem, do que se alimenta, organicamente que fico a pensar no chamado espírito e/ou alma.

Como se alimenta o espírito? Acho que de sentimentos, os alimentos do espírito deve ser aquilo que nos é dito na gravidez, na infância, na adolescência, na juventude, na maturidade, na velhice. Se nós recebemos boas orientações, o nosso comportamento, nosso caráter, será branco, como o do pássaro.

Se, por outro lado, somos criados com preconceitos, com determinadas noções de vergonha, vaidade, orgulho, etc.. se somos educados com alimentos sociais divergentes, por certo, o nosso comportamento, o dejeto será o do ser humano, fedorento.

Já a alma se confunde com o espírito. Mas creio ter diferença, o funcionamento do sistema organico e espiritual juntos é que formam a existencia da alma e seu funcionamento.

A alma deve se alimentar dos nossos procedimentos, do comportamento espiritual. Talvez o orgânico contribua para o seu bom funcionamento.

Enfim, o resumo de tudo: o homem é o produto daquilo que se alimenta, quer material, quer imaterial, com suas variações.


Nenhum comentário: