quinta-feira, 20 de março de 2014

SEJA OTÁRIO!







Por definição diz-se pessoa que é enganada com facilidade, sem noção. No linguajar popular é qualquer pessoa com pouco discernimento, o popular burro.

                   Lembrei-me do otário algumas semanas em virtude de atos e fatos praticados pelas autoridades constituídas em nosso País, quer no âmbito federal, quer no âmbito estadual ou municipal.

Hoje, resolvi escrever sobre o assunto, os processos não andam, salvo aqueles em que sou arrolado, sem ver nem para crer, por ser vizinho de sala de um despachante que presta, eventualmente, serviços para mim por parte da OAB/MA, o ar condicionado quebrou pelo salitre, a internet está mais lenta que o governo municipal ... enfim, resolvi teclar.

                   Um parlamentar pelo Maranhão, o Epitácio Pereira, vulgo Cafeteira, cujo mandato se vence agora no dia 31 de dezembro de 2014, depois de 8 (oito) anos sem fazer nada no Senado, diz (dizem os jornais) que teria dito que gostaria de ver o suplente de senador, hoje no exercício do mandato, o Lobinho (ou Lobão Filho) como candidato à sua vaga.

                   Aqui, em São Luis, o Manuel Galinha, meu Amigo e que pedi votos na última eleição de deputado estadual, presidente do PTB ou irmão do presidente do PTB, o deputado federal Pedro Fernandes, pai do vereador Pedro Lucas, resolve dizer que a vaga é do PTB.

                   Hora, como dizia alguém e creditado ao radialista e pastor Renato Souza, me compre um bode. Por que esta briga toda? Até um eletricista, hoje deputado estadual, diz que a Assembléia é quem deve indicar o candidato.

                   Caceta.

                   Existe uma vaga de Senador a ser preenchida nas eleições de outubro de 2014, nas chamadas eleições gerais. O cargo de senador é na eleição majoritária e não proporcional. Explico: Deputado Federal, Deputado Estadual, Vereador é proporcional, vai eleito quem tem mais votos, leva votos da coligação, soma coeficientes etc... Na de Presidente, Governador e Prefeito e Senador vai eleito quem tem mais votos, ou seja, se todos os partidos lançarem candidato a Senador, aquele que tiver mais é o eleito.

                   Entendeu?

                   37 partidos no Maranhão (ou quase isso para mais ou para menos) lançam candidatos, aquele que tiver mais votos é o Senador pelo Maranhão, por 8 (oito) anos.

                   Aqui é que se explica a briga e os fatos.

                   Quem não tem votos para ser eleito deputado federal, deputado estadual ou está com as finanças baixa, resolve emitir opiniões para ser chamado por parte do elo maior e receber vantagens. “Hélio, Dutra, Fulano, Beltrana, deixa disso, me apoia que dou material de campanha, pago extras etc.. e ainda peço para o prefeito de cidade tal e tal votar em ti”. No outro dia, o falador fala que é favor do dono do dinheiro.

                   O mesmo se dá com os chamados partidos da base aliada, um Manuel faz alarde e aí o dono do dinheiro (ou a dona) chega e diz: pode deixar, o Afonso (irmão do Manuel e atual suplente do Cafeteira) vai continuar sendo o 1º suplente e vamos fazer o titular tirar uma licença para ele assumir. Pronto, no outro dia, o PTB diz que o dono do dinheiro (ou dona) é o melhor candidato a senador (a).

                   Tudo arrumado. O povo que se foda. Se compra o eleitor e pronto, depois, votar em senador é jogar voto fora, na concepção popular, só conhece o candidato por fotografias e olhe lá. Não sabe de suas qualificações, onde mora, qual o endereço funcional, qual o fax (ainda se usa?), o e mail, o site, o telefone celular ou o gabinete, o anexo, que horas está disponível etc... Senador é figura que se vota pois o candidato já foi candidato, porque foi governador, porque é gente bonitinha, ou por protesto, voto em qualquer um menos no filho da puta do governador.

                   Entenderam?

                   Se houvesse seriedade cada partido lançava o seu candidato, mostrava para que serve o Senador, quais as suas atribuições, o que faz pelo povo, de maneira indireta ou direta.

                   Como os partidos são meros instrumentos para a grande maioria dos políticos enriquecerem, conseguiram cargos, propinas, vantagens etc... ou alugar a legenda, dá nesta porcaria que acabei de citar.

                   E o otário vota errado.

                   Não seja otário! Ou

                   Seja Otário!



Nenhum comentário: