quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PERGUNTINHAS SEM RESPOSTA?



Agente de Policia Federal Aluisio Mendes




O noticiário dá conta que são encontrados, diariamente, celulares e chips nos presídios, mormente no chamado Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Toda revista, novos chips, novos celulares.

E aí?

Um chip pode ser colocado na boca, debaixo do braço, no cabelo, na alimentação, no livro, na vagina, no ânus, enfim em qualquer lugar. O que fazer?

Simples, na minha visão.

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) obriga, desde 2010 os compradores de chips a se cadastrarem, ou seja, as chamadas operadoras vendem chips para celulares utilizarem como pré pagos, mas para poderem começar a usar, há que se fazer um cadastro, fazer uma identificação, ainda que virtual/digital, dizendo o nome, cpf e outros elementos identificativos.

O chip, os chips, encontrados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas tem número, portanto, a operadora pode fornecer o nome do comprador bem como sua identificação.

O sistema, o aparato policial, deve proceder o levantamento, chamar o proprietário/comprador e enquadrá-lo na forma da Lei. Todo aquele que concorre para o crime, incide nas penas a ele cominadas. Portanto, fácil, no momento em que compradores dos chips forem processados, penalizados, não haverá mais fornecimento de chips para prisioneiros.

Ah... foi chips roubados... se de fato foram, aqueles que não apresentarem boletim de ocorrência policial ou comunicação de bloqueio junto as operadores, são coniventes, portanto, devem ser processados e penalizados. Os esquecidos e desavisados, também, pois a Lei não acolhe a quem dorme.

O certo é que falta Administração competente e séria nos presídios do Maranhão e no Sistema de Segurança Pública.

Uma medida fácil fácil de ser tomada e implantada, nunca foi. Nem será.... se depender do Uchôa ou do Aluizio ....

Estamos no ano de 2014, no mês de Janeiro.
 
Anotaram?

Delegado Sebastião Uchoa

Um comentário:

Solange Martins disse...

solução simples meu caro amigo, mas a realidade e que o próprio sistema e conivente...... conivente ao fechar os olhos para esse problema que não encontram solução, ou conivente ao fornecerem os chip,por ganhos,ou será que isso não acontece?