segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PERFIS: MARIA DO CARMO RAPOSO SALGADO

Maria do Carmo Raposo Salgado - Assistente Social

É um grande passo, dizer o que se pensa de alguém vivo.E se digo besteiras, coisas que não devo dizer, intimidades, impressões, casos presenciados, opiniões pessoais, mas corro o risco e inauguro a série PERFIS.

É minha opinião, nua e crua, sobre algumas pessoas que merecem ser retratadas. 

Começo.

Confesso que não me lembro da data correta que a conheci,  lembro que fazia Curso de Assistente Social e que compareceu ao Jantar que tivemos com as formandas/formadas em Serviço Social, em Salvador, no começo dos anos 70. Trabalhava no BNB e nos juntamos, Eu e a turma de Serviço Social em um restaurante da moda no Rio Vermelho, logo após o Farol da Barra em Salvador. 

A minha cunhada Ana Elisa era um dos integrantes, juntamente com a Janete de Timon, Michol e Alba Carvalho, Darcy, acho que Lucia também integrava.

Depois, acredito que a encontrei no curso da ADESG, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, curso coordenado pelo seu Irmão, Professor Josemar Raposo. Fizemos o curso juntos, Ela, pouco gente sabia,  que era Irmã  do Chefe no Maranhão da Escola Superior de Guerra no Maranhão.

Mais tarde, aqui posso afirmar, foi minha colega no Curso de Especialização, a nível de Pósgraduação/Mestrado, em Administração Hospitalar, aqui em São Luís pela Fundação São Camilo de São Paulo, com os Mezomos. Fazia parte do grupo de Assistentes, Ela, Graça de Juarez, Irmã de Jackson, Fátima Frota, não sei se Darcy também fazia.

Estive em sua residência umas duas vezes, somente, para resolver problemas com o Curso, fizemos parte de alguns Grupos de Estudo juntos.

Uma casa na COHAMA, esquina, acho que tinha um número 24 pelo meio. Filho pequeno. Marido Professor de Universidade, Professor Manoel Salgado.

Que me lembro dela?

Inteligente, corpo comum como toda mulher, nem muito elegante, nem desarrumada, pessoa normal, com rosto parecido de Chinesa, Japonesa, Asiática, em virtude do rosto redondo e olhos diferentes.

No relacionamento no Curso, nas rodinhas íntimas,  a chamavam de Duca.

Continuamos nos vendo, de vez em quando, considero-me Amigo, gosto de sua Família, do Irmão a quem passei a conviver mais de perto, do Marido Salgado, dos filhos, são três, dois homens e uma mulher, esta última coincidentemente foi colega de meu Filho Alex, no gabinete do Juiz Lucas Neto.

Esta, a mulher, a Glenda, eu chamava de minha "Sobrinha" entre aspas, ela, ainda bem, não reclamou ou se zangou, mas deve ter estranhado tanta intimidade.

É que vi quando a Ducarmo ficou grávida, foi no Curso ou logo após o Curso, daí a razão de a considerar mais de perto que os meninos, abre e fecha aspas, são todos adultos, responsáveis mas para a gente, filhos, sobrinhos, filhos dos amigos, nunca crescem.

Ah... me lembro que usava um fiat ou um caro pequeno parecido... também me lembro que na Casa de Shows que a Turma de Serviço Social foi em Salvador, inclusive com uma das meninas, digo, formandas/formadas, perdendo uma pulseira, tinha o cantor que insistia em duas músicas: uma que dizia: "toma banho de lua"... e outra: "era um biquini, de bolinha, amarelinha, tão pequeninho"...

Pois é, inauguro no meu blog, a série perfil, lembranças de alguns Amigos e Amigas.

Maria do Carmo Raposo Salgado não morreu, está viva, é Ministra Estraordinária da Sagrada Comunhão Eucaristica, vive bem com seu Marido e seus filhos, aposentada funcionalmente e vive em São Luis do Maranhão, acho que pelas bandas do Ólho Dágua.

Mulher de sucesso, sempre viveu para a Família, se dedicou sempre. Inteligente, agradável, boa Amiga, excelente companheira de cursos, boa participante, boa Assistente Social. Deve ser boa Mãe, boa Avó e boa esposa.
O perfil de hoje é que Ducarmo aniversaria hoje, portanto parabéns e muitos anos de vida, que viva enquanto desejar, com sáude...

Eu mando um abraço virtual, de um Amigo pessoal que tem muito carinho pela pessoa da Duca...

Nenhum comentário: