sábado, 30 de novembro de 2013

GRITOS PROCESSUAIS ....

Ditador Kadafi VIVO ....




A história chegou aos meus ouvidos como se tivesse partido do colega João Mello, mais conhecido como Doutor Bentivi. Falando em barulho de Igrejas alguém teria tido que as Igrejas protestantes fazem muito barulho, o que foi contestado por alguns crentes (ou evangélicos, como gostam de serem chamados) mas, o Bentivi ponderava: Imagine uma Assembléia de Deus, com mais de 200 fiéis, batendo palmas na hora do Jornal Nacional... é lógico que o vizinho não vai ouvir a TV... falou honestamente.

Dito isso, vamos ao assunto.

Sempre tenho fundamentado a minha revolta contra o Judiciário pela sua morosidade, corrupção e prepotência de seus integrantes. E, em alguns casos, a injustiça das suas leis ou na aplicação de algumas leis.
Digo sempre que, por trás de cada processo, há, pelo menos, um ser humano interessado. Aquilo que chamamos de parte. Outros, há mais, há uma família inteira ou várias famílias interessadas na aplicação da lei, na palavra do justiça - o povo confunde Justiça com juiz - para ver se estão corretos nos seus pensamentos.

É comum se ouvir na mídia: quero que se faça Justiça! E se espera, espera, espera... aí não é mais justiça, é destino. Justiça boa é justiça justa, rápida e eficiente.

Não se admite que um processo passe mais de 180 dias sem manifestação por parte do Juiz, está nos Códigos e já é um prazo longo para o gosto popular. Mas há processos que se iniciaram de 2004 e só agora estão tendo a sua Audiência de Conciliação. Tenho provas, tenho número, local, partes e Juiz.

O Judiciário é parte da sociedade, é um sistema, não é somente o Juiz. Há as Leis, os locais, as pessoas. A Constituição Federal, os Códigos, as Leis Extravagantes; os Tribunais, os Fóruns, os Juizados; O Ministro, o Desembargador, o Juiz, o Assessor, a Secretária, o Oficial de Justiça, o Servente, enfim todas as pessoas formam o Judiciário. Se o Oficial de Justiça não intima ou cita, nada valeram os esforços das partes, dos Advogados, do Juiz.

Ah... estava esquecendo os apêndices, neste caso, necessários ao funcionamento do Judiciário. São chamados órgãos essenciais à Justiça, temos os Defensores, os Promotores, os Advogados, os Delegados e outros que me fogem.

Somos todos interligados, muitas vezes, bem mais importantes que aparentam. O Magistrado, Ministro, Desembargador, Juiz quando processados procuram um Advogado para os defenderem. Ou quando necessitam de acusar, procurar um Advogado para tal.

Mas, no dia a dia, se julgam mais importantes que os Advogados, tem estacionamento, tem carteiras especiais, portes de arma, vitaliciedade, e outros privilégios que embasam esta pseudo importância. 

Na verdade, não valem nada sem as partes. Se não houver processo, não há juiz. Só há juiz porque o povo é mal educado, não consegue resolver seus conflitos e lides. No dia em que estivermos em um grau de educação satisfatório, o Judiciário praticamente desaparecerá.

É capaz de desaparecer, vou ser recriado com outras funções em um mundo futuro moderno.

Hoje.

O que importa é o dia de hoje, em 2013.

Há um descaso total em relação aos jurisdicionados, às partes, ao povo em geral. Os processos não andam, os atos processuais demoram, não são publicados, são publicados incorretamente, despachos interlocutórios confusos, sentenças mal feitas ou mal fundamentadas, recursos protelatórios aceitos, confundem suspensivo ou devolutivo, assessores, secretárias, atendentes atendem mal, tratam mal, não ajudam, tudo fechado, barrado, vedado, não há espaço para o cidadão comum e muito menos para os Advogados.

É uma esculhambação total.

Aqui é que entra o Bentivi; eu gostaria que todos os processos do Judiciário, um dia qualquer, uma hora qualquer ou qualquer dia e qualquer hora, todos, pudesses gritar: nós queremos ser julgados. Talvez, com o barulho nacional, os Magistrados ou ficavam surdos ou julgariam.

Todos então pelo GRITO PROCESSUAL .. ou ainda, todos os processos, com mais de 180 dias parados, DEVIAM GRITAR... um dispositivo qualquer, o acionaria automaticamente e eles gritariam.

Algum dia, o povo vai ter vez, vai ter voz.

Não haverá discriminação entre o ser humano, nem privilégios... sonho meu!

Ditador Kadafi MORTO ....


Nenhum comentário: